Relato de Experiência
Atuação dos alunos/bolsista do PIBID nas aulas de Química: fazendo uma revisão sobre concentrações. | |
Rachel da Vitória Batista, Gisele Xavier Malheiros, Thayná da Silva Costa, Nadia Ribeiro Amorim |
ESTRADA DE FERRO VITÓRIA-MINAS: A PRODUÇÃO DO CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO E A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Raíza Carla Mattos Santana, Gisele Regiani Almeida, Luciane da Silva Lima Vieira, Sandra Regina do Amaral, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ESCOLA E COMUNIDADE NA PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES | |
Simone Ferreira Angelo, Andreia Weiss |
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ENFOQUE CTSA | |
Lourival Demuner, Juliana Corrêa Taques Rocha, Christiane da Silva Assis, Cíntia Hencker, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino, Vilma Reis Terra |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE ALEGRE | |
Matheus Gonçalves Silva, Dálete Rodrigues Alves, João Paulo Casaro Erthal |
UMA PROPOSTA DE ESTUDAR QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MOSTRA GASTRONÔMICA | |
Elaine Cristina Azevedo, Jessica de Azeredo Mello Soares, Danielli Lopes da silva |
CLUBE DE CIÊNCIAS: LUGAR GARANTIDO PARA DISCUSSÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Elaine Cristina Azevedo, Danielli Lopes da Silva |
O JOGO AWALÉ E SUAS POTENCIALIDADES NA PRÁTICA EDUCATIVA | |
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antonio Henrique Pinto |
PROJETO "VERDE NA CIDADE" | |
Emanuel Vieira de Assis, Pedro Carlos de Oliveira Alves |
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS E MAQUETES COMESTÍVEIS PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos |
TRABALHANDO DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS | |
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos |
AULAS DE CAMPO NO BIOMA MATA ATLÂNTICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DE MEDIADORES DA ESCOLA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA | |
Savana de Freitas Nunes, Manuella Villar Amado |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUIMICOS ESTRUTURANTES A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MODELAGEM ATOMICA: CONTRIBUIÇOES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Júlia Peterle Pereira, Verônica Santos Morais, Manuella Vilar Amado |
JOGO: “QUAL É O ELEMENTO?” | |
Helem Maria Rezende Dias, Luanna Miranda Alves, Lucas da Silva, Regiane Carla Bolzan Carvalho, Fernanda Tonini Gobbi |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO BOLO DE CÉLULAS | |
Ana Flávia Santos de Souza, Laís da silva Magevski, Marina Loureiro Menelli, Mariana Araujo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Kariana Mancini |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO JOGO DIDÁTICO DE BINGO DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA | |
Lais da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Talita Castro Santana, Mariana Araújo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES: JOGO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA | |
Thalia Thomaz Viana Rainha, Laís da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Ana Flávia dos Santos, Karina Mancini, Mariana Araujo |
VERDADEIRO OU FALSO: PESCARIA BIOLÓGICA | |
Fabiane Fonseca Ribeiro, Douglas Marcelino da Silva Rocha, Marina Loureiro Menelli, Thalia Thomaz Viana Rainha, Mariana Araújo Azevedo, Karina Mancini |
IMPORTÂNCIA DO ENSINO NÃO FORMAL NA TOMADA DE DECISÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA | |
Jacy Bruno Sotele, Nádia Ribeiro Amorim, Marina Cominote |
PROJEÇÃO HOLOGRÁFICA PIRAMIDAL DE MACROMOLÉCULAS ALVO UTILIZADAS PARA O PLANEJAMENTO RACIONAL DE FÁRMACOS | |
Diogo Castro de Andrade, Arlan da Silva Gonçalves |
Construindo modelo atômico: Dinâmica das Caixas | |
Amanda Giacomin Camargo, Chrislaine Pereira Silva, Letícia Muniz dos Santos, Gisele Malheiros Xavier, Nádia Ribeiro Amorim |
Ensino em espaço não-formal: oficina sobre o princípio de Arquimedes | |
Amanda Aschauer Vieira Alves, Marcelo Esteves de Andrade |
BOTÂNICA NA PRÁTICA: CONHECENDO E RE-CONHECENDO ÓRGÃOS VEGETAIS | |
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
AVALIAÇÃO SOBRE O LIVRO PARADIDÁTICO “A BOTÂNICA NO SEU PRATO” | |
Fabiane Fonseca Ribeiro, Luena de Oliveira da Conceição, Letícia Elias, Elisa Mitsuko Aoyama |
CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO INTERDISCIPLINAR COMO PROPOSTA DE RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DE BOTÂNICA | |
Elisa Mitsuko Aoyama, Leticia Elias |
ATIVIDADE DE RETORNO: AÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DA ESCOLA. | |
Simone Ferreira Angelo |
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE MODERNA: UMA ABORDAGEM CTS-ASTRO SOBRE A POLUIÇÃO LUMINOSA | |
Igor Bellucio Santos, Marcelo Esteves de Andrade |
EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES: POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO POR MEIO DO LÚDICO | |
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto, Aldineia Buss, Rosana Dos reis Abrante Nunes |
O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO COM A REALIDADE DO ESTUDANTE | |
Elissa Pereira de Abreu, Karina Schmidt Furieri |
TABELA PERIÓDICA EM TECIDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E LÚDICA | |
Jacy Bruno Sotele, Ananda da Silva Passos, Nádia Ribeiro Amorim |
A PROGRAMAÇÃO LINEAR COMO ELEMENTO ARTICULADOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO | |
Lauro Chagas e Sá, Briane Costa de Oliveira Guaitolini, Luciene Torezani Alves |
SITUAÇÕES PROBLEMA: UMA INTERVENÇÃO EM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 7º ANO | |
Andia Ribeiro Alves, Alice Venturini Oliveira, Debora Souza Luz, Lucio Souza Fassarella, Renata Cristina Araújo Gomes, Rosiane Morais dos Santos Feitosa |
Projeto de Pesquisa
USO DO GNUPLOT COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE PROBLEMAS EM FÍSICO-QUÍMICA | |
Gabriela Baptista Acco, Arlan da Silva Gonçalves |
SERÁ QUE PARA FAZER PIZZA É PRECISO SABER CIÊNCIAS? ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Aleide Cristina Camargo, José de Amorim Theodorio, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meirelhes Leite |
Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica: um espaço não-formal para o ensino de ciências. | |
FLAVIA PIROVANI ARIAL BERNARDO, Elias Terra Werner |
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FÍSICA | |
Flávio Gimenes Alvarenga, Maria Inês Aparecida Ferreira |
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA VISUALIZAR LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO | |
Ronaldo Furtado Oliveira, Daniela Fernandes Mattos, Flávio Gimenes Alvarenga, Marcia Regina Pereira |
USO DO CELULAR EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos |
Uma proposta para o ensino de química orgânica a partir de uma abordagem CTS | |
SIMONE alves de ASSIS, Fabio Riuiti Mitami |
UM ESTUDO SOBRE O SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UNIFESP: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM TEMÁTICA. | |
SIMONE alves ASSIS, Estela Ferreira Santana |
Contribuições do enfoque CTS na abordagem investigativa de conceitos físicos relativos à energia de repouso (E=mc²) no ensino médio | |
Marcos Azevedo Pedroso, Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Flávio Gimenes Alvarenga |
ENSINANDO PRÉ-HISTÓRIA CAPIXABA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O SAMBAQUI COMO LOCAL PEDAGÓGICO | |
Pedro Carlos de Oliveira Alves, Rodrigo Simão Miranda, Carlos Roberto Pires Campos |
RECURSO DIDÁTICO AO ENSINO DE MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL | |
Luena de Oliveira da Conceição, Elisa Mitsuko Aoyama |
PRODUÇÃO DE MODELOS DE MOLÉCULAS/COMPOSTOS QUÍMICOS CONTEXTUALIZADOS COM O ACERVO DA ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CENTRO DE CIÊNCIAS | |
Silvana Rodrigues Vieira, Verônica Santos de Morais, Manuella Villar Amado |
ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: ANÁLISE EXPOGRÁFICA SOBRE OS AQUÁRIOS MARINHO A PARTI DO OLHAR DAS DIFERENTES DIMENSÕES EDUCATIVAS | |
Silvana Rodrigues Vieira, Elissa Pereira de Abreu, Fabiana da Silva Kauark, Manuella Villar Amado |
PERTENCIMENTO À MATA ATLÂNTICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | |
Elissa Pereira de Abreu, Marina Cadete da Penha Dias |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ABORDANDO O TEMA ÁCIDOS E BASES NA PERSPECTIVA CTSA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
João Paulo Petri Assunção, Vilma Reis Terra, Mirian do Amaral Jonis Silva |
LUGAR DOS SAMBAQUIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PRESIDENTE KENNEDY | |
Rodrigo Simão Miranda, Pedro Carlos Oliveira Alves, Carlos Roberto Pires Campos |
A modelagem computacional: Uma ferramenta auxiliar nas aulas expositivas na resolução de questões de vestibular | |
Adão satério da silva junior silva, Guilherme Gomes Paiva Paiva, Marcelo Esteves de Andrade Andrade |
ANÁLISE DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NUMA PENITENCIÁRIA FEMININA DO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES | |
Antônio Eugenio Sousa Alencar |
A Plataforma Youtube e os Canais de Divulgação Cientifica na perspectiva da Aprendizagem Significativa | |
Wither Favalessa dos Santos, Rafael Felipe Sousa Antunes |
ENSINANDO FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL | |
Jucimara Felix Sants, Flavio Gimenes Alvarenga, Rodrigo Dias Pereira |
“GAMETOGÊNESE NOS PRATOS” PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA | |
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Ludmila de Souza, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Jane Victal do Nascimento, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Karina Carvalho Mancini |
A HERBORIZAÇÃO COMO PROPOSTA PARA APOIO EM AULAS DE CIÊNCIAS | |
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Elisa Mitsuko Aoyama |
O AUXÍLIO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DA RELATIVIDADE RESTRITA | |
DANIEL SANTOS DE SOUZA, Flávio Gimenes Alvarenga, Gustavo Viali Loyola |
Derterminação de adulteração em postos de combustíveis na Região Metropolitana da Grande Vitória | |
Ernesto Ferreira, Juliano Ribeiro, Brenda Rafaela Araujo, Layla Uliana, Melina Lemos, Emanuelle Ferrari, Myllena Amorim |
POTENCIAL EDUCATIVO DA EXPOGRAFIA SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NA ESCOLA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Tuane Silva Cabral, Manuella Villar Amado, Silvana Silva Soares |
USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DO EJA: TRANSFORMANDO SABERES POPULARES EM SABERES CIENTÍFICO | |
Silvana Silva Soares, Tuane da Silva Cabral, Isabel De Conte Carvalho Alencar |
O PROJETO ACCS COMO CONTRIBUTO AO ENRAIZAMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM VITÓRIA/ES | |
Sirlene Dias Araújo, Antonio Donizetti Sgarbi, Maria das Graças Ferreira Lobino |
Pesquisa Científica
APRENDIZAGEM ATIVA POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTINA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos |
ANÁLISE PRELIMINAR DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES | |
RAFAEL FELIPE SOUSA ANTUNES, WITHER FAVALESSA DOS SANTOS, VANESSA SIMÃO DO AMARAL, FRANKLIN NOEL DOS SANTOS |
CATALISANDO O SABER: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Nádia Ribeiro Amorim, Jaqueline Frigerio Donadia, Joelma Goldner Kruger, Iago Storch Bastos, Davi Caetano da Silva Júnior, Giseli Will |
Perfil de raciocínio lógico dos alunos ingressantes nos cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas na FAESA Centro Universitário | |
Roberta Cristina de Oliveira Monteiro, Nádia Mara Moura Ambuzeiro, Maria Alice Veiga Ferreira Souza, Eloi Alves da Silva Filho, Kelly Fabiane Santos Ricardo, Ana Carolina Ramos Simões |
Catalisando o saber: Construção de jogos didáticos no Ensino de Química | |
Nádia Ribeiro Amorim |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL A PARTIR DO CONTEÚDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: PERSPECTIVAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. | |
Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA | |
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra |
A EXPOSIÇÃO “O ADMIRÁVEL CORPO HUMANO”: UM ESTUDO DE CASO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ANATOMIA HUMANA | |
Ágda da Silva Géra, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
VENDA NOVA DO IMIGRANTE COMO CIDADE EDUCATIVA: PROPOSTA DE CIRCUITOS AGROEDUCATIVOS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado |
CIRCUITO AGROEDUCATIVO FERMENTAÇÃO: PROPOSTA EDUCATIVA DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA | |
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado |
DEBATES SOBRE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DA CIDADE DE ARACRUZ DO ESPÍRITO SANTO COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA | |
Elvina Maria de Sousa Arruda, Sidnei Quezada Meireles Leite |
O TEATRO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFES CAMPUS SANTA TERESA | |
Charles Moreto, Hiulana Pereira Arrivabene, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Katia Silene Zorthêa, Maressa Malini |
Jogos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia | |
Gabriela Scoto Silva Santos, Hadassa Miranda de Oliveira Silva, Kezianne Souza Vieira, Lorrana Madeira Avelino, Nicole Guedes Lobo, Cristiane Nazaré Araújo Barroso |
A FOTOGRAFIA COMO RECURSO MEDIADOR PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Lindamara Silva Alves, Veronica Loureiro Bridi, Charles Moreto |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE BOTÂNICA: EVENTOS REALIZADOS NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES | |
Sandrine Correia Dutra, Elisa Mitsuko Aoyama |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL A PARTIR DO CONTEÚDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: PERSPECTIVAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
AUTORIA, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO: O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS, COM ENFOQUE NA POLINIZAÇÃO | |
VERONICA LOUREIRO BRIDI, LINDAMARA DA SILVA ALVES, CHARLES MORETO |
ISBN: 978-85-8263-200-0
Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.