Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

Relato de Experiência

Atuação dos alunos/bolsista do PIBID nas aulas de Química: fazendo uma revisão sobre concentrações.
Rachel da Vitória Batista, Gisele Xavier Malheiros, Thayná da Silva Costa, Nadia Ribeiro Amorim
ESTRADA DE FERRO VITÓRIA-MINAS: A PRODUÇÃO DO CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO E A EDUCAÇÃO BÁSICA
Raíza Carla Mattos Santana, Gisele Regiani Almeida, Luciane da Silva Lima Vieira, Sandra Regina do Amaral, Sidnei Quezada Meireles Leite
ESCOLA E COMUNIDADE NA PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES
Simone Ferreira Angelo, Andreia Weiss
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ENFOQUE CTSA
Lourival Demuner, Juliana Corrêa Taques Rocha, Christiane da Silva Assis, Cíntia Hencker, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino, Vilma Reis Terra
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE ALEGRE
Matheus Gonçalves Silva, Dálete Rodrigues Alves, João Paulo Casaro Erthal
UMA PROPOSTA DE ESTUDAR QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MOSTRA GASTRONÔMICA
Elaine Cristina Azevedo, Jessica de Azeredo Mello Soares, Danielli Lopes da silva
CLUBE DE CIÊNCIAS: LUGAR GARANTIDO PARA DISCUSSÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Elaine Cristina Azevedo, Danielli Lopes da Silva
O JOGO AWALÉ E SUAS POTENCIALIDADES NA PRÁTICA EDUCATIVA
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antonio Henrique Pinto
PROJETO "VERDE NA CIDADE"
Emanuel Vieira de Assis, Pedro Carlos de Oliveira Alves
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung
USO DE MAPAS CONCEITUAIS E MAQUETES COMESTÍVEIS PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos
TRABALHANDO DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos
AULAS DE CAMPO NO BIOMA MATA ATLÂNTICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DE MEDIADORES DA ESCOLA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA
Savana de Freitas Nunes, Manuella Villar Amado
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUIMICOS ESTRUTURANTES A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MODELAGEM ATOMICA: CONTRIBUIÇOES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Júlia Peterle Pereira, Verônica Santos Morais, Manuella Vilar Amado
JOGO: “QUAL É O ELEMENTO?”
Helem Maria Rezende Dias, Luanna Miranda Alves, Lucas da Silva, Regiane Carla Bolzan Carvalho, Fernanda Tonini Gobbi
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO BOLO DE CÉLULAS
Ana Flávia Santos de Souza, Laís da silva Magevski, Marina Loureiro Menelli, Mariana Araujo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Kariana Mancini
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO JOGO DIDÁTICO DE BINGO DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
Lais da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Talita Castro Santana, Mariana Araújo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES: JOGO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
Thalia Thomaz Viana Rainha, Laís da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Ana Flávia dos Santos, Karina Mancini, Mariana Araujo
VERDADEIRO OU FALSO: PESCARIA BIOLÓGICA
Fabiane Fonseca Ribeiro, Douglas Marcelino da Silva Rocha, Marina Loureiro Menelli, Thalia Thomaz Viana Rainha, Mariana Araújo Azevedo, Karina Mancini
IMPORTÂNCIA DO ENSINO NÃO FORMAL NA TOMADA DE DECISÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA
Jacy Bruno Sotele, Nádia Ribeiro Amorim, Marina Cominote
PROJEÇÃO HOLOGRÁFICA PIRAMIDAL DE MACROMOLÉCULAS ALVO UTILIZADAS PARA O PLANEJAMENTO RACIONAL DE FÁRMACOS
Diogo Castro de Andrade, Arlan da Silva Gonçalves
Construindo modelo atômico: Dinâmica das Caixas
Amanda Giacomin Camargo, Chrislaine Pereira Silva, Letícia Muniz dos Santos, Gisele Malheiros Xavier, Nádia Ribeiro Amorim
Ensino em espaço não-formal: oficina sobre o princípio de Arquimedes
Amanda Aschauer Vieira Alves, Marcelo Esteves de Andrade
BOTÂNICA NA PRÁTICA: CONHECENDO E RE-CONHECENDO ÓRGÃOS VEGETAIS
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
AVALIAÇÃO SOBRE O LIVRO PARADIDÁTICO “A BOTÂNICA NO SEU PRATO”
Fabiane Fonseca Ribeiro, Luena de Oliveira da Conceição, Letícia Elias, Elisa Mitsuko Aoyama
CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO INTERDISCIPLINAR COMO PROPOSTA DE RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DE BOTÂNICA
Elisa Mitsuko Aoyama, Leticia Elias
ATIVIDADE DE RETORNO: AÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DA ESCOLA.
Simone Ferreira Angelo
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE MODERNA: UMA ABORDAGEM CTS-ASTRO SOBRE A POLUIÇÃO LUMINOSA
Igor Bellucio Santos, Marcelo Esteves de Andrade
EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES: POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO POR MEIO DO LÚDICO
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto, Aldineia Buss, Rosana Dos reis Abrante Nunes
O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO COM A REALIDADE DO ESTUDANTE
Elissa Pereira de Abreu, Karina Schmidt Furieri
TABELA PERIÓDICA EM TECIDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E LÚDICA
Jacy Bruno Sotele, Ananda da Silva Passos, Nádia Ribeiro Amorim
A PROGRAMAÇÃO LINEAR COMO ELEMENTO ARTICULADOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Lauro Chagas e Sá, Briane Costa de Oliveira Guaitolini, Luciene Torezani Alves
SITUAÇÕES PROBLEMA: UMA INTERVENÇÃO EM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 7º ANO
Andia Ribeiro Alves, Alice Venturini Oliveira, Debora Souza Luz, Lucio Souza Fassarella, Renata Cristina Araújo Gomes, Rosiane Morais dos Santos Feitosa

Projeto de Pesquisa

USO DO GNUPLOT COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE PROBLEMAS EM FÍSICO-QUÍMICA
Gabriela Baptista Acco, Arlan da Silva Gonçalves
SERÁ QUE PARA FAZER PIZZA É PRECISO SABER CIÊNCIAS? ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Aleide Cristina Camargo, José de Amorim Theodorio, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meirelhes Leite
Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica: um espaço não-formal para o ensino de ciências.
FLAVIA PIROVANI ARIAL BERNARDO, Elias Terra Werner
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FÍSICA
Flávio Gimenes Alvarenga, Maria Inês Aparecida Ferreira
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA VISUALIZAR LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO
Ronaldo Furtado Oliveira, Daniela Fernandes Mattos, Flávio Gimenes Alvarenga, Marcia Regina Pereira
USO DO CELULAR EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos
Uma proposta para o ensino de química orgânica a partir de uma abordagem CTS
SIMONE alves de ASSIS, Fabio Riuiti Mitami
UM ESTUDO SOBRE O SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UNIFESP: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM TEMÁTICA.
SIMONE alves ASSIS, Estela Ferreira Santana
Contribuições do enfoque CTS na abordagem investigativa de conceitos físicos relativos à energia de repouso (E=mc²) no ensino médio
Marcos Azevedo Pedroso, Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Flávio Gimenes Alvarenga
ENSINANDO PRÉ-HISTÓRIA CAPIXABA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O SAMBAQUI COMO LOCAL PEDAGÓGICO
Pedro Carlos de Oliveira Alves, Rodrigo Simão Miranda, Carlos Roberto Pires Campos
RECURSO DIDÁTICO AO ENSINO DE MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL
Luena de Oliveira da Conceição, Elisa Mitsuko Aoyama
PRODUÇÃO DE MODELOS DE MOLÉCULAS/COMPOSTOS QUÍMICOS CONTEXTUALIZADOS COM O ACERVO DA ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CENTRO DE CIÊNCIAS
Silvana Rodrigues Vieira, Verônica Santos de Morais, Manuella Villar Amado
ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: ANÁLISE EXPOGRÁFICA SOBRE OS AQUÁRIOS MARINHO A PARTI DO OLHAR DAS DIFERENTES DIMENSÕES EDUCATIVAS
Silvana Rodrigues Vieira, Elissa Pereira de Abreu, Fabiana da Silva Kauark, Manuella Villar Amado
PERTENCIMENTO À MATA ATLÂNTICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Elissa Pereira de Abreu, Marina Cadete da Penha Dias
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ABORDANDO O TEMA ÁCIDOS E BASES NA PERSPECTIVA CTSA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
João Paulo Petri Assunção, Vilma Reis Terra, Mirian do Amaral Jonis Silva
LUGAR DOS SAMBAQUIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PRESIDENTE KENNEDY
Rodrigo Simão Miranda, Pedro Carlos Oliveira Alves, Carlos Roberto Pires Campos
A modelagem computacional: Uma ferramenta auxiliar nas aulas expositivas na resolução de questões de vestibular
Adão satério da silva junior silva, Guilherme Gomes Paiva Paiva, Marcelo Esteves de Andrade Andrade
ANÁLISE DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NUMA PENITENCIÁRIA FEMININA DO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES
Antônio Eugenio Sousa Alencar
INTER-RELAÇÃO ENTRE O ESPAÇO FORMAL E O ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: A AULA DE CAMPO COMO ALTERNATIVA PARA A (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS PAISAGÍSTICOS – PEDAGÓGICOS DA RESERVA KAUTSKY, EM DOMINGOS MARTINS-ES.
Hélio Queiroz Alves, Mariluza Sartori Deorce
A Plataforma Youtube e os Canais de Divulgação Cientifica na perspectiva da Aprendizagem Significativa
Wither Favalessa dos Santos, Rafael Felipe Sousa Antunes
ENSINANDO FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL
Jucimara Felix Sants, Flavio Gimenes Alvarenga, Rodrigo Dias Pereira
“GAMETOGÊNESE NOS PRATOS” PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Ludmila de Souza, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Jane Victal do Nascimento, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Karina Carvalho Mancini
A HERBORIZAÇÃO COMO PROPOSTA PARA APOIO EM AULAS DE CIÊNCIAS
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Elisa Mitsuko Aoyama
O AUXÍLIO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DA RELATIVIDADE RESTRITA
DANIEL SANTOS DE SOUZA, Flávio Gimenes Alvarenga, Gustavo Viali Loyola
Derterminação de adulteração em postos de combustíveis na Região Metropolitana da Grande Vitória
Ernesto Ferreira, Juliano Ribeiro, Brenda Rafaela Araujo, Layla Uliana, Melina Lemos, Emanuelle Ferrari, Myllena Amorim
POTENCIAL EDUCATIVO DA EXPOGRAFIA SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NA ESCOLA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Tuane Silva Cabral, Manuella Villar Amado, Silvana Silva Soares
USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DO EJA: TRANSFORMANDO SABERES POPULARES EM SABERES CIENTÍFICO
Silvana Silva Soares, Tuane da Silva Cabral, Isabel De Conte Carvalho Alencar
O PROJETO ACCS COMO CONTRIBUTO AO ENRAIZAMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM VITÓRIA/ES
Sirlene Dias Araújo, Antonio Donizetti Sgarbi, Maria das Graças Ferreira Lobino

Pesquisa Científica

APRENDIZAGEM ATIVA POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTINA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos
ANÁLISE PRELIMINAR DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES
RAFAEL FELIPE SOUSA ANTUNES, WITHER FAVALESSA DOS SANTOS, VANESSA SIMÃO DO AMARAL, FRANKLIN NOEL DOS SANTOS
CATALISANDO O SABER: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Nádia Ribeiro Amorim, Jaqueline Frigerio Donadia, Joelma Goldner Kruger, Iago Storch Bastos, Davi Caetano da Silva Júnior, Giseli Will
Perfil de raciocínio lógico dos alunos ingressantes nos cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas na FAESA Centro Universitário
Roberta Cristina de Oliveira Monteiro, Nádia Mara Moura Ambuzeiro, Maria Alice Veiga Ferreira Souza, Eloi Alves da Silva Filho, Kelly Fabiane Santos Ricardo, Ana Carolina Ramos Simões
Catalisando o saber: Construção de jogos didáticos no Ensino de Química
Nádia Ribeiro Amorim
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL A PARTIR DO CONTEÚDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: PERSPECTIVAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra
A EXPOSIÇÃO “O ADMIRÁVEL CORPO HUMANO”: UM ESTUDO DE CASO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ANATOMIA HUMANA
Ágda da Silva Géra, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt
VENDA NOVA DO IMIGRANTE COMO CIDADE EDUCATIVA: PROPOSTA DE CIRCUITOS AGROEDUCATIVOS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado
CIRCUITO AGROEDUCATIVO FERMENTAÇÃO: PROPOSTA EDUCATIVA DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado
DEBATES SOBRE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DA CIDADE DE ARACRUZ DO ESPÍRITO SANTO COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA
Elvina Maria de Sousa Arruda, Sidnei Quezada Meireles Leite
O TEATRO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFES CAMPUS SANTA TERESA
Charles Moreto, Hiulana Pereira Arrivabene, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Katia Silene Zorthêa, Maressa Malini
Jogos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia
Gabriela Scoto Silva Santos, Hadassa Miranda de Oliveira Silva, Kezianne Souza Vieira, Lorrana Madeira Avelino, Nicole Guedes Lobo, Cristiane Nazaré Araújo Barroso
A FOTOGRAFIA COMO RECURSO MEDIADOR PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Lindamara Silva Alves, Veronica Loureiro Bridi, Charles Moreto
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE BOTÂNICA: EVENTOS REALIZADOS NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES
Sandrine Correia Dutra, Elisa Mitsuko Aoyama
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL A PARTIR DO CONTEÚDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: PERSPECTIVAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt
AUTORIA, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO: O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS, COM ENFOQUE NA POLINIZAÇÃO
VERONICA LOUREIRO BRIDI, LINDAMARA DA SILVA ALVES, CHARLES MORETO


ISBN: 978-85-8263-200-0

Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter

Licença Creative Commons
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.