Relato de Experiência
OFICINA CIENTÍFICA UTILIZANDO O LÚDICO COMO FORMA DE COMPREENSÃO DO SISTEMA SOLAR | |
Guilherme Bellon Brito, Aldieris Braz Amorim Caprini |
OFICINA CIENTÍFICA UTILIZANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ACERCA DE UM PLANO INCLINADO | |
Guilherme Bellon Brito, Aldieris Braz Amorim Caprini |
Métodos Contraceptivos e Ensino de Ciências: Experimentações docentes com alunos de uma escola pública | |
Ms Brenda Oliveira |
FEIRA DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PEDAGÓGICO NA CONCEPÇÃO CTS/CTSA | |
Lucas Antonio Xavier, Chirlei de Fátima Rodrigues |
Atuação dos alunos/bolsista do PIBID nas aulas de Química: fazendo uma revisão sobre concentrações. | |
Rachel da Vitória Batista, Gisele Xavier Malheiros, Thayná da Silva Costa, Nadia Ribeiro Amorim |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPLEXA PRATICADA NA ESCOLA | |
Katia Gonçalves Castor, Mariana Petri da Silva |
ESTRADA DE FERRO VITÓRIA-MINAS: A PRODUÇÃO DO CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO E A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Raíza Carla Mattos Santana, Gisele Regiani Almeida, Luciane da Silva Lima Vieira, Sandra Regina do Amaral, Sidnei Quezada Meireles Leite |
Braquistócrona | |
Charles de Aguiar Pereira |
LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Ellisson Henrique de Paulo, Gustavo Pereira Polido, André Schwan Moreira, Marcos Vogel |
O uso do lúdico no ensino de ciência | |
lais cazadine bebber, Daniel silva lopes, Thays Schwambach Gaioti, marcos paulo casagrande da silva, marcos vogel, gilberto augusto oliveira brito |
O USO DE OFICINA TEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO | |
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
Oficina Temática Sobre Solos | |
lais cazadine bebber, Daniel lopes silva, Thays Schwambach Gaioti, junio césar ferreira, marcos vogel, gilberto augusto de oliveira brito |
A inexperiência: nossa única experiência | |
Gabriel Finotti Alves Vieira, Sávio Siqueira de Sá, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUSEU INHOTIM PARA DEBATER A PEDAGOGIA DA PRÁXIS | |
Elvina Maria de Sousa Arruda, Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos, Carlos Alberto Firmino dos Santos, Paola Angélica Dias dos Santos, Vagner Vagner Lourenção, Victor Hugo Silva e Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite |
UM BREVE ESTUDO ETNOGRÁFICO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Áthyla Caetano, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ESCOLA E COMUNIDADE NA PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES | |
Simone Ferreira Angelo, Andreia Weiss |
RELATO REFLEXIVO: A visão discente sobre o relato reflexivo como ferramenta no processo de formação | |
Luciene Maria Bremenkamp, Ryan Brambilla Costa, Camila Santos Bolsoni, Marcos vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
Revolucionando o pensamento | |
Talitta Rodrigues de Assis, Marcos Vogel, Augusto de Oliveira Brito |
Os desafios de relatar e apresentar | |
Alice Jadjischi Bernardino, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
O que o PIBID nos proporciona além do que ele é | |
Barbara Leticia Freitas Mendes, Júlia Belli Cassa Domingues, Gabriela Fonseca, Guilherme Vargas, Marcos Vogel, Gilberto Algusto de Oliveira Brito |
INFLUÊNCIA DO USO DE NUTRIENTES E DE ARILO NO CULTIVO DE RAÍZES DE BATATAS DOCES | |
Fernando Campos Alves, Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Athyla Caetano, Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Sidnei Quezada Meireles Leite |
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ENFOQUE CTSA | |
Lourival Demuner, Juliana Corrêa Taques Rocha, Christiane da Silva Assis, Cíntia Hencker, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino, Vilma Reis Terra |
UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA A PARTIR DE SABERES POPULARES | |
Vilma Reis Terra, Gisele Xavier Malheiros Celante, Raíza Carla Mattos Santana, Maria das Graças Ferreira Lobino, Sidnei Quezada Meireles Leite |
A Tabela Periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha e suas consequencias para o meio ambiente | |
Gisele Xavier Malheiros, Francielli Dalgobo, Jeane de Paula, Renan Martim Pereira, Vinicius Guilherme Celante, Vilma Reis Terra |
QUEBRANDO TABUS E PRECONCEITOS: ABORDANDO O TEMA SEXUALIDADE COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. | |
João Paulo Petri Assunção, Organdi Mongin Rovetta, Vilma Reis Terra |
História e Filosofia da Ciência na formação de professores | |
Audrei Juliana Zeferino Vogel, Marcia Cristina de Oliveira, Adília Alves Pereira, Willian Carey Alves Rocha, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE ALEGRE | |
Matheus Gonçalves Silva, Dálete Rodrigues Alves, João Paulo Casaro Erthal |
USO DE BANNERS NO ENSINO DE FÍSICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Lucas Gonçalves Dutra, Diego Santo de Jsus, João Paulo Casaro Erthal |
ATIVIDADES TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS SOBRE O CONTEÚDO DE DILATAÇÃO COM ESTUDANTES DO 2O ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Lucas Gonçalves Dutra, Magno Leal de Brito Junior, João Paulo Casaro Erthal |
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Desafios e Perspectivas | |
José de Amorim Theodorio, Aleide Cristina de Camargo, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Maria das Graças Ferreira Lobino |
POR UM CURRÍCULO INTEGRADOR: CHEIROS E SABORES COM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
Wellington Alves dos Santos, Maria das Graças Ferreira Lobino |
Entrevistas Narrativas: A importância do estágio supervisionado na formação de professores de Física. | |
Carlos Alberto Rosa, Jonathan Pires Janjacomo, Geide Rosa Coelho |
UMA PROPOSTA DE ESTUDAR QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MOSTRA GASTRONÔMICA | |
Elaine Cristina Azevedo, Jessica de Azeredo Mello Soares, Danielli Lopes da silva |
O CÉU TUPI-GUARANI E OS CONHECIMENTOS POPULARES ASTRONÔMICOS | |
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo César Ferreira Amancio |
O CÉU DE 1500: ASTRONOMIA E ENSINO DE HISTÓRIA | |
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo Cesar Ferreira Amancio |
CLUBE DE CIÊNCIAS: LUGAR GARANTIDO PARA DISCUSSÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Elaine Cristina Azevedo, Danielli Lopes da Silva |
Educação e Sexualidade: Inquietações Sociológicas | |
Thiago Fernandes Madeira |
A importância da contextualização e do conhecimento prévio para o ensino de Química. | |
Elio de Angeles Nicole da Silva, Ana Nery Furlan Mendes |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE-ESCOLA | |
Everton Barbosa Vaz, Vanessa Moreira Osório, Helen Moura Pessoa |
Análise da disciplinarização da educação ambiental no curso de licenciatura em Biologia da UFES – Campus São Mateus | |
Marcos Cunha Teixeira |
O JOGO AWALÉ E SUAS POTENCIALIDADES NA PRÁTICA EDUCATIVA | |
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antonio Henrique Pinto |
Representação social de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas acerca do Evolucionismo | |
Thiago Mendes da Silva Vasco, Alex Sandro Silva Rodrigues, Mari Inez Tavares |
Atividade investigativa sobre circuitos elétricos | |
Alexander Aparecido Silva |
O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Rayara Brambila, MARCOS VOGEL |
Vida no PIBID | |
Aline Brito Pimentel, MARCOS VOGEL |
Problematizando o Ensino de vetores: uma proposta baseada na dinâmica dos 3MP | |
Igor Dala Bernardina Rodrigues, Marcelo Miranda Velten, Bruno Conceição Lins, Leovander Vieira Da Silva, Robson Leone Evangelista, Mariluza Sartori Deorce |
A Febre Amarela | |
Luanna Alves Miranda |
PROJETO "VERDE NA CIDADE" | |
Emanuel Vieira de Assis, Pedro Carlos de Oliveira Alves |
A utilização do software Tracker no ensino de cinemática para o ensino médio: Um breve relato | |
Rodrigo Dias Pereira, Jucimara Félix dos Santos |
: Uma experiência didática para o ensino do efeito fotoelétrico com enfoque no ensino por investigação | |
Zoelson Pirola, Luiz Henrique Gobbi, Geide Rosa Coelho |
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO | |
Jenifer Rosalina da Silva Cardoso, Mayara Rosalem Ramos, Vitor Guisso Barone, Layla Paixão Santos, Bárbara Queiroz Guimarães, Rivana Souza Batista, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis |
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung |
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS COMO ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, SOB A ÓTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO | |
Elaine Pagung, Júlia Raquel Peterle Pereira, Amanda de Oliveira Souza Santos, Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo De Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis |
O USO DO TEATRO CIENTIFICO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA | |
Danielle dos Reis Lucas, Janaína Rodrigues Nunes, Paulo Rogerio Garcez de Moura, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: INVESTIGANDO A PROMOÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA TEMÁTICA “QUÍMICA MEDICINAL”. | |
Mayara Lobo de Oliveira, Laiany de Ãngelo Milanezi, Elaine Pagung, Maria de Fátima Fontes Lelis, Julia Raquel Peterle Pereire, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
QUÍMICA DO CIGARRO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA | |
Amanda de Oliveira Souza Santos, Sannya Maria Britto Côgo, Daniel de Guarçoni De Guarçoni Martins, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
UTILIZAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | |
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha, Gustavo Rossoni Ruy |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS E MAQUETES COMESTÍVEIS PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos |
TRABALHANDO DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS | |
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos |
FEIRA DE JOGOS QUÍMICOS: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE | |
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes |
FOTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | |
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Gerson de Souza Mol |
JOGO ACORDADOS: DESPERTANDO O INTERESSE PELA VIDA ANIMAL | |
Matheus do Nascimento Dalbem, Emanuela Simoura Carvalho |
AULAS DE CAMPO NO BIOMA MATA ATLÂNTICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DE MEDIADORES DA ESCOLA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA | |
Savana de Freitas Nunes, Manuella Villar Amado |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUIMICOS ESTRUTURANTES A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MODELAGEM ATOMICA: CONTRIBUIÇOES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Júlia Peterle Pereira, Verônica Santos Morais, Manuella Vilar Amado |
REALIZAÇÃO DE UMA GINCANA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA | |
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho |
EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE NOS DIZ O SUPERVISOR DE ESTÁGIO | |
Túlio Permino Rogério, Carlos Alberto Rosa Neto, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho |
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE ÓPTICA: DISCUTINDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE FÍSICA | |
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Ednei Frasson de Souza, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva |
ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS: A ATUAÇÃO DE ALUNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO ESCOLAR | |
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O DESAFIO DE PLANEJAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O OLHO HUMANO E OS PROBLEMAS DE VISÃO PARA UMA TURMA DE EJA | |
Carlos Alberto Rosa, Túlio Permino Rogério, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA APLICADA EM UMA TURMA DE 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PARA ABORDAGEM DO TEMA RELATIVIDADE | |
Ludmylla Barbosa de Andrade Kobata, Gerciane Espíndula Uliana, Vinícius Lopes Leite, Geide Rosa Coelho |
ATIVIDADE INVESTIGATIVA ESTRUTURADA NO V DE GOWIN A RESPEITO DO MOVIMENTO E SUAS CAUSAS | |
Flávia Reis de Souza, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho |
O MUNDO SEM ELETRICIDADE: UM RELATO DE EXPERIENCIA ABORDANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NUMA TURMA DE TERCEIRA ETAPA DO EJA EM ESCOLA ESTADUAL DE CARIACICA | |
Walackson Luander Bolsoni Capato, Tulio Permino Rogerio, Carlos Alberto Rosa Neto, Geide Rosa Coelho |
ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA INTERVENÇÃO PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE WILLIAMS | |
Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva, Thomas Duarte de Oliveira Vidal, Ednei Frasson Souza |
“BIOCEL & AÇÃO": APRENDER BRINCANDO | |
Maria Clara Barreto Góes Cardoso, Ana Beatriz Tourinho Braga, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Mancini |
“ATUANDO” EM FOTOSSÍNTESE | |
Ana Beatriz Tourinho Braga, Maria Clara Góes Barreto, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Carvalho Mancini |
JOGO: “QUAL É O ELEMENTO?” | |
Helem Maria Rezende Dias, Luanna Miranda Alves, Lucas da Silva, Regiane Carla Bolzan Carvalho, Fernanda Tonini Gobbi |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE TESTE DE CHAMA | |
Helém Maria de Oliveira Rezende, Fernanda Tonini Gobbi, Regiane Carla Bolzan Carvalho |
REDESCOBRINDO A TABUADA NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA | |
Brunelly Pereira, Kércya Cunha, Gilmene Bianco, Marconi Rocha, Roberta Gomide |
PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DO CMEI “MARIA DA SILVA SÓ” | |
Walter Salgado de Sousa, Mari Inez Tavares, Jair Ronchi Filho |
PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA CTSA | |
Juliana Salvador, Jane Maria de Silva, Queila Bragança Bravo, Diego Henrique Gomes Martins, Lyudimila dos Santos Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino |
PRODUÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO E DA AGUARDENTE A PARTIR DA FERMENTAÇÃO DO CALDO DE CANA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA PERSPECITIVA CTSA | |
Jane Maria da Silva, Juliana Salvador, Queila Bragança Bravo, Lyudimila dos Santos Martins, Diego Henrique Gomes Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino |
EXPERIMENTO DO DUPLO-CONE, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NUM CENTRO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA | |
Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Felipe Tófolo de Siqueira Penha |
ABORDAGEM SOBRE O MOVIMENTO DOS PLANETAS NA ESCOLA DA CIÊNCIA FÍSICA DA PREFEITURA DE VITÓRIA NO PARQUE MOSCOSO | |
Felipe Tófolo de Siqueira Penha, Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Luiz Otávio Buffon |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO BOLO DE CÉLULAS | |
Ana Flávia Santos de Souza, Laís da silva Magevski, Marina Loureiro Menelli, Mariana Araujo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Kariana Mancini |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO JOGO DIDÁTICO DE BINGO DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA | |
Lais da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Talita Castro Santana, Mariana Araújo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES: JOGO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA | |
Thalia Thomaz Viana Rainha, Laís da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Ana Flávia dos Santos, Karina Mancini, Mariana Araujo |
VERDADEIRO OU FALSO: PESCARIA BIOLÓGICA | |
Fabiane Fonseca Ribeiro, Douglas Marcelino da Silva Rocha, Marina Loureiro Menelli, Thalia Thomaz Viana Rainha, Mariana Araújo Azevedo, Karina Mancini |
UM NOVO MUNDO ATRAVÉS DAS LENTES DO MICROSCÓPIO | |
Laís Corrêa Lima, Priscila Macieira, Marina Damasceno, Karina carvalho Mancini |
IMPORTÂNCIA DO ENSINO NÃO FORMAL NA TOMADA DE DECISÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA | |
Jacy Bruno Sotele, Nádia Ribeiro Amorim, Marina Cominote |
O PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS | |
Gustavo Santos Silva, Mirian Jonis do Amaral Silva |
ALGUMAS FONTES DE NARRATIVAS HISTÓRICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO CALÇADO: JORNAL LOCAL E FOTOS ANTIGAS | |
Pedro Antônio Martins de Souza, Agda Felipe Silva Gonçalves, Miriam Capitini Couto |
PROJEÇÃO HOLOGRÁFICA PIRAMIDAL DE MACROMOLÉCULAS ALVO UTILIZADAS PARA O PLANEJAMENTO RACIONAL DE FÁRMACOS | |
Diogo Castro de Andrade, Arlan da Silva Gonçalves |
Construindo modelo atômico: Dinâmica das Caixas | |
Amanda Giacomin Camargo, Chrislaine Pereira Silva, Letícia Muniz dos Santos, Gisele Malheiros Xavier, Nádia Ribeiro Amorim |
ESTUDO DA ELETROQUÍMICA A PARTIR DE PILHAS NATURAIS COM ENFOQUE CTS | |
Vilma Reis Terra, Paola Angelica Santos, Dalivia Bulhões, Lourival Demuner, Raíza Carla Mattos Santana |
CIDADE TOTAL: EXPERIÊNCIA DE PROCESSO FORMATIVO DE MEDIADORES NA ECBH | |
Ariane Lucas Guimarães, Lívia Scheiner |
Desenvolvimento de uma sequência didática sobre resíduos sólidos no 6º e 7º ano do ensino fundamental em ciências | |
Ediane Sampaio Santos |
MICRORGANISMOS: MOCINHOS E VILÕES? | |
Flavia Nessrala Nascimento, Antonio Donizetti Sgarbi |
DIVERSIFICANDO NO ENSINO DE QUIMICA | |
Haloisio Mozzer Vargas, Elaine Cristina Apolinario de Azevedo |
PROJETO LEITURA DE MUNDO: A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NUMA PERSPECTIVA AMPLIADA DE LEITURA DE RÓTULOS, COM ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA E QUÍMICA | |
Chirlei Fátima Rodrigues, Lucas Antonio Xavier |
O EXPERIMENTO TESTE DE CHAMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA | |
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Lorena Alves Ventura, Marconi Rocha |
A UTILIZAÇÃO DA MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES COMO MUDANÇA DE CONCEPÇÕES PRÉVIAS EM TÓPICOS DO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL | |
Thiago Pereira da Silva, Wagner Fernandes Fogos |
PROJETO JOVEM CIENTISTA-PROTAGONIZANDO A APRENDIZAGEM E A CIÊNCIA NO LABORATÓRIO | |
Chirlei Fátima Rodrigues, Lucas Antonio Xavier |
O CÉU, NOSSA JANELA PARA O UNIVERSO. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE RECONHECIMENTO DO CÉU APLICADA AOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL | |
Thiago Pereira da Silva, Sérgio Mascarello Bisch |
UMA PROPOSTA PARA VIVENCIAR, NO ENSINO MÉDIO, OS CONCEITOS INICIAIS DE TERMODINÂMICA POR MEIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA | |
Rodrigo Rossi Barbosa, Raphael de Oliveira Gaudio, LUIZ OTÁVIO BUFFON |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO | |
Weslem Ferraz dos Santos, Marcio Corrêa da Silva |
Bingo anatômico: uma proposta auxiliar no ensino de anatomia comparada | |
Niumaique Gonçalves da Silva, Mateus Cruz Loss, Tathiana Guerra Sobrinho |
RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGIA DE SOMBA CONGELADA | |
João Vitor Storch, Cleiton Kenup Piumbini |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ANOS INICIAIS | |
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes |
BINGO ECOLÓGICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Marcia Pinto Carrafa, Andressa Antonio Oliveira, Karina Mancini |
FOTOSSÍNTESE TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Marcos Santos Bomfim, Brunela Santana, Bruna Rodrigues Pianca, Karina Mancini |
CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS | |
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Cátia P. Barcellos, Ana Nery Furlan Mendes |
USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA | |
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Ana Nery Furlan Mendes |
Visão de alunos em relação à aulas práticas | |
João Victor Padilha de Oliveira, Tayná Manhães de Queiroz, Karoline Littig Sacramento, Vinicius De Castro Freitas, Rhana Salazar |
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A ATUAÇÃO DOCENTE | |
Janielly de Souza Chaves, Ademilson Dias Ferreira, Dayana Silva de Andrade Nascimento, Rayane do Carmo Cardoso |
DOMINÓ QUÍMICO: O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS POR MEIO DE UM JOGO DIDÁTICO | |
Lorena Gomes Santos, Rodrigo Da Vitória Gomes, Priscila Fachetti, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
Afetividade e Inclusão: uma experiência teórico-prática nas aulas de Teorias do Processo de Ensino e Aprendizagem | |
Héryca da Silva Lisboa, Ademilson Dias Ferreira, Marli Quinquim, Molaynni Cerillo Santos, Rita de Cássia Cristofoleti |
INDÍCIOS DE ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA NA ATIVIDADE DISCURSIVA EM AULAS DE BIOLOGIA | |
Débora De'nadai Dalvi, Júnia Freguglia |
Pedalando e Transformando | |
Bruno Valeriano Soares, Robson Leone Evangelista |
Em Contos com Machado: releitura, prática midiática e a aproximação de diferentes linguagens | |
Claudia Fernandes Benevenute, Leticia Queiroz de Carvalho |
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR | |
Carolina Scocco Provete |
HORTA ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO | |
Jéssica Azeredo Mello Soares, Aline Paula Nunes, Fabiano Caprini Volponi |
A CONTRIBUIÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Sirlei Ferreira da Silva Goularte, Érica Castellari Costa |
APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES | |
MARCOS VOGEL, Alanna Bregicks de Souza, Junior Cesar Ferreira, Letícia Premoli Folli |
Relato de aplicação de uma proposta de UEPS para o conteúdo de indução eletromagnética | |
Alexsandro Fernandes Fuzari, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin |
FOTOSSÍNTESE TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Marcos Santos Bomfim |
Ensino da Matemática por meio de programação em arduíno | |
Gustavo Souza Melo |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ELETROQUÍMICA PARA UM DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS. | |
Yandiara Larissa Neves de Barros, Alan Reinke Pereira, Isabel Pinto Nascimento, Marcio Corrêa da Silva |
Física em Silêncio: Ensino de física para surdos em espaços não formais de ensino | |
Daniela Fernandes Mattos, Ronaldo Furtado de Oliveira, Rodrigo Dias Pereira |
APLICAÇÃO DE JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA | |
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
Ensino em espaço não-formal: oficina sobre o princípio de Arquimedes | |
Amanda Aschauer Vieira Alves, Marcelo Esteves de Andrade |
BOTÂNICA NA PRÁTICA: CONHECENDO E RE-CONHECENDO ÓRGÃOS VEGETAIS | |
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini |
REFLEXÃO TOTAL DA LUZ ABORDADA EM UMA OFICINA CIENTIFICA | |
Michael Nogueira da Silva de Oliveira, Aldieris Braz Amorim Caprini |
Ensino de Matemática Financeira com Uso do Jogo Super Banco Imobiliário | |
Lucio Souza Fassarella, Almir Rogério Luppi |
CONFECÇÃO DE KIT MOLECULAR ARTESANAL PARA ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Teresa Araújo Oliveira Medeiros, Poliany de Oliveira Barbosa, Mayara Silva Sousa, Jessika Santos De Oliveira, Térco Silva Souza |
AVALIAÇÃO SOBRE O LIVRO PARADIDÁTICO “A BOTÂNICA NO SEU PRATO” | |
Fabiane Fonseca Ribeiro, Luena de Oliveira da Conceição, Letícia Elias, Elisa Mitsuko Aoyama |
OFICINA DE DESENVOLVIMENTO E USO DE JOGOS DE TABULEIRO VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Leandro da Silva Barcellos, Thieberson Gomes |
UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA DISCUTIR VELOCIDADE | |
Timóteo Campos de Farias, Marcia Regina Santana Pereira |
CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO INTERDISCIPLINAR COMO PROPOSTA DE RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DE BOTÂNICA | |
Elisa Mitsuko Aoyama, Leticia Elias |
AULA PRATICA DE MICROSCOPIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Teresa de Araújo Oliveira Medeiros, teresa Araújo Oliveira Medeiros, Daphne Alves Dias, Jessika Santos de Oliveira, Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, monique Moreira Moulin |
ATIVIDADE DE RETORNO: AÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DA ESCOLA. | |
Simone Ferreira Angelo |
O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM PAUTADA EM DIVERSIFICADOS RECURSOS EDUCACIONAIS | |
Pedro Oliveira Fassarella, Julio Francisco da Silva, João Paulo Casaro Erthal |
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE MODERNA: UMA ABORDAGEM CTS-ASTRO SOBRE A POLUIÇÃO LUMINOSA | |
Igor Bellucio Santos, Marcelo Esteves de Andrade |
POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES POR MEIO DO LÚDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Aldineia Buss, Charles Moreto, Rosana dos Reis Abrante Nunes |
TRABALHO COLABORATIVO DESENVOLVIDO EM PARCERIA UNIVERSIDADE/ESCOLA: PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA | |
Mikaella Cordeiro de Carvalho, Aline de Paula Nunes |
Desenhos e reflexões através do espelho plano | |
Gabriel Panzenatto Fassarella |
EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES: POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO POR MEIO DO LÚDICO | |
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto, Aldineia Buss, Rosana Dos reis Abrante Nunes |
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FITORREMEDIADOR DAS MACRÓFITAS EICHHORNIA CRASSIPES E PISTIA STRATIOTES EM ÁGUAS CONTAMINADAS POR DERIVADOS DO PETRÓLEO | |
Yandiara Larissa Neves de Barros, Caroline dos Santos Silva, Marcio Corrêa da Silva |
O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO COM A REALIDADE DO ESTUDANTE | |
Elissa Pereira de Abreu, Karina Schmidt Furieri |
FEIRAS DE MATEMÁTICA E INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: EXPERIÊNCIAS NO ESPÍRITO SANTO | |
Leandro Furlam Turi, Lauro Chagas e Sá |
TABELA PERIÓDICA EM TECIDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E LÚDICA | |
Jacy Bruno Sotele, Ananda da Silva Passos, Nádia Ribeiro Amorim |
A PROGRAMAÇÃO LINEAR COMO ELEMENTO ARTICULADOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO | |
Lauro Chagas e Sá, Briane Costa de Oliveira Guaitolini, Luciene Torezani Alves |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO E A CONSTRUÇÃO DE UM ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL | |
Gabriel Monteiro |
O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM SIMBÓLICA DA QUÍMICA | |
Brunelly Pereira, Daiany Silva, Lucio Marcos Salomão de Souza, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA DE OFICINA CIENTÍFICA NA PRAÇA DA CIÊNCIA – PÊNDULO SIMPLES | |
Luana Simões Barbosa Batista |
Pedalando e Transformando | |
Bruno Valeriano Soares |
ESCOLA POLO BILÍNGUE: As multifacetas da educação de surdos no município de Linhares | |
Ademilson Dias Ferreira |
INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM A PARTIR DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE PLANOS DE TELEFONIA | |
Nathalia da Costa Dias, Thamires Belo de Jesus |
PRÁTICA DE MERGULHO LIVRE EM AULAS DE CAMPO COMO FERRAMENTA INOVADORA COMPLEMENTAR PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE ECOLOGIA. | |
Yves Makoto Neves Saito |
PRÁTICA DE MERGULHO LIVRE EM AULAS DE CAMPO COMO FERRAMENTA INOVADORA COMPLEMENTAR PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE ECOLOGIA | |
Yves Makoto Neves Saito, Richelli Alves de Freitas |
UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA SOBRE O ESTUDO DE COLISÕES | |
José Renato Vidigal Filho, Robson Leone Evangelista |
MODELO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DE FILOGENIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Marcela Miranda de Lima, Karina Carvalho Mancini |
APP INVENTOR: UMA POSSIBILIDADE NA CONVERSÃO DE TEMPERATURA | |
Adriana da Costa Barbosa, Wilson Carminatti Benaquio |
Determinação do volume molar de CO2: Uma proposta simples para construção de conceitos sobre volume molar de um gás | |
Cátia Pereira Barcellos, Gilmene Bianco |
PROJETO ESCOLAR: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIAS | |
Ana Carla Nascimento Barroso, Aline de Paula Nunes, Beatriz Ribeiro Cordeiro Lyrio |
Alimentação Saudável: Brincando também se Aprende | |
Damila Soares de Carvalho, Dayane Louzada de Oliveira, Mayna Azevedo Gomes |
TRADUÇÃO COMENTADA SEGUNDO O MODELO DE CHRISTIANE NORD: O USO DA TECNOLOGIA NO ENCARGO TRADUTÓRIO DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA | |
Ademilson Dias Ferreira |
A UTILIZAÇÃO DE UMA FEIRA DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE ELETROQUÍMICA | |
Marla Almeida Siqueira, Rodrigo Da Vitória Gomes, Marconi Rocha, Gilmene Bianco |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Priscila Fachetti, Monique Pirola Da Silva, Marconi Rocha |
SITUAÇÕES PROBLEMA: UMA INTERVENÇÃO EM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 7º ANO | |
Andia Ribeiro Alves, Alice Venturini Oliveira, Debora Souza Luz, Lucio Souza Fassarella, Renata Cristina Araújo Gomes, Rosiane Morais dos Santos Feitosa |
A prática da aula de campo na formação do professor de biologia | |
Karina Schmidt Furieri, Marcos da Cunha Teixeira, Erica Duarte-Silva |
'CMEIando' Educação Ambiental | |
Mycheli Felberk Cardoso, Valquiria Cruz Cereza |
ANÁLISE GRÁFICA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA GNUPLOT APLICADO À DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. | |
Valquiria Cruz Cereza, Mycheli Felberk Cardoso, Valderedo Sedano Fontana |
MANIFESTAÇÃO DO COMPORTAMENTO INFANTIL FRENTE AS DIFERENÇAS RACIAIS | |
Marcela Morais Dal Fior |
PRODUÇÃO DE CORTINAS VERDES EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA | |
Daniela Rodrigues Duarte, Aline de Paula Nunes, Sabrina Peterle |
HISTÓRIA DA FÍSICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA | |
Sabrinna Jéssica Pereira de Souza |
COMPREENSÃO DO CONCEITO DE CAMPO NA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ABORDAGEM DE CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS | |
Sabrinna Jéssica Pereira de Souza |
POTENCIALIDADES DAS AULAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA A CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Beatriz Ribeiro Cordeiro Lyrio, Aline de Paula Nunes |
REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM BREVE HISTÓRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA | |
Monica Ferreira Silva Lopes, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
Projeto de Pesquisa
USO DO GNUPLOT COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE PROBLEMAS EM FÍSICO-QUÍMICA | |
Gabriela Baptista Acco, Arlan da Silva Gonçalves |
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM NARRATIVAS DE MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS | |
Caique França, Jonathan Pires Janjacomo |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS OPORTUNIZADAS POR PROJETOS ESCOLARES COLABORATIVOS | |
Aline Paula Nunes |
TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE | |
Evandro Bernardino Mendes de Melo, Robson Pimentel Garcia Júnior, Diones Mendonça Lüttig |
FEIRA DE CIÊNCIAS: PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA CIENTÍFICA MEDIADA POR OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM | |
Lucas Antonio Xavier, Breno Rodrigues Segatto |
SERÁ QUE PARA FAZER PIZZA É PRECISO SABER CIÊNCIAS? ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Aleide Cristina Camargo, José de Amorim Theodorio, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meirelhes Leite |
Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica: um espaço não-formal para o ensino de ciências. | |
FLAVIA PIROVANI ARIAL BERNARDO, Elias Terra Werner |
Interação em Sala de Aula: Ensino de Química Analítica em Foco | |
Ellisson Henrique de Paulo, Carla Sardinha de Oliveira, Euziane Toni Vieira, Marcos Vogel, Luciene Paula Roberto Profeti |
A QUÍMICA DOS ALIMENTOS NO CONTEXTO DE OFICINA TEMÁTICA | |
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito |
A importância da experimentação para o Ensino de Química na concepção dos alunos do curso de Licenciatura em Química do CCENS-UFES | |
Dalila Sartori Scaramussa, Marcos Vogel, Hedylady Santiago Machado |
ANÁLISE E ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DIFERENTES CONTEXTOS DO SUL CAPIXABA | |
Pedro Antônio Martins de Souza, João Paulo Erthal |
PROJETO ESCOLAR SEGUNDO O ENFOQUE TEMÁTICO: DROGAS E TECNOLOGIA | |
Aline de Paula Nunes, Aleide Cristina de Camargo, José Amorim Theodorio, Dalívia Bento Bulhões, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes |
O ESTUDO DA CIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR USANDO LANÇAMENTO DE FOGUETES DE GARRAFA PET | |
RAPHAEL DE OLIVEIRA GAUDIO, RODRIGO ROSSI BARBOSA, LUIZ OTÁVIO BUFFON |
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FÍSICA | |
Flávio Gimenes Alvarenga, Maria Inês Aparecida Ferreira |
O ENTORNO DA VALE S.A. NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE: DA MIOPIA VERDE À CATARSE DO PÓ PRETO | |
Israel David Oliveira Frois |
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA VISUALIZAR LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO | |
Ronaldo Furtado Oliveira, Daniela Fernandes Mattos, Flávio Gimenes Alvarenga, Marcia Regina Pereira |
APRENDENDO CIÊNCIAS NO SAMBAQUI: POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO TIPO SAMBAQUI NO MUNICÍPIO DE ANCHIETA – ES. | |
Deovair Monteiro Cézar, Caroline Calvi, José Ramos de Sousa, Carlos Roberto Pires Campos |
USO DO CELULAR EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos |
Química Ambiental e empreendedorismo: produção de bioplásticos no ensino fundamental | |
Danielli Lopes Da Silva, Elaine Cristina Apolinário de Azevedo |
Uso do sistema SignWriting, com foco na disciplina de Biologia como sugestão de adaptabilidade ao aluno surdo do Ensino Técnico Integrado do Ifes – Campus de Alegre | |
bianca Magnelli Mangiavacchi, Vadenise Simone Melo Moulin Breda |
A Interação Professor/Aluno nas Aulas de Graduação em Licenciatura em Química | |
Julia Alves Bodart, Alexandra Jaques, MARCOS VOGEL |
Inferência da Pedagogia da Alternância no Ensino de Educação Ambiental | |
Eliane Soares Santos Barbosa, Sandra Mara Santana Rocha |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS | |
Cinthia Ronconi Forrechi, Sandra Mara Santana Rocha |
AGENDA 21 COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E DISCUSSÃO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Paula Salvador, Sandra Mara Santana Rocha |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL NA ESCOLA | |
Paula Salvador, Sandra Mara Santana Rocha |
ENSINO DE CIÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA-ES | |
Thayanne Rangel, Camila Muniz, Weslen Cardozo, Charles Moreto |
O CAFÉ COMO TEMA GERADOR PARA OFICINA DE ENSINO DE QUÍMICA | |
Kelly Grace Rizzi Siqueira, Paulo Sérgio da Silva Porto, Ana Nery Furlan Mendes |
Uma proposta para o ensino de química orgânica a partir de uma abordagem CTS | |
SIMONE alves de ASSIS, Fabio Riuiti Mitami |
UM ESTUDO SOBRE O SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UNIFESP: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM TEMÁTICA. | |
SIMONE alves ASSIS, Estela Ferreira Santana |
Contribuições do enfoque CTS na abordagem investigativa de conceitos físicos relativos à energia de repouso (E=mc²) no ensino médio | |
Marcos Azevedo Pedroso, Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Flávio Gimenes Alvarenga |
ENSINANDO PRÉ-HISTÓRIA CAPIXABA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O SAMBAQUI COMO LOCAL PEDAGÓGICO | |
Pedro Carlos de Oliveira Alves, Rodrigo Simão Miranda, Carlos Roberto Pires Campos |
RECURSO DIDÁTICO AO ENSINO DE MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL | |
Luena de Oliveira da Conceição, Elisa Mitsuko Aoyama |
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Sandra Maria Guisso, Geide Rosa Coelho |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DO COTIDIANO | |
Jamili Almeida Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira |
A UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA APLICAÇÃO DE CONCEITOS CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Christiany Pratissoli Fernandes de Jesus, Paulo Sergio da Silva Porto, Sandra Mara Santana Rocha |
USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO NO CAMPO | |
Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Ana Paula Carvalho Barbosa, Sandra Mara Santana Rocha |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: CONTEXTUALIZAÇÃO A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Ana Paula Carvalho Barbosa, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Sandra Mara Santana Rocha |
ERRO CONSTRUTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Ana Regina Dalmaschio Carrijo, Ana Nery Furlan Mendes |
PRODUÇÃO DE MODELOS DE MOLÉCULAS/COMPOSTOS QUÍMICOS CONTEXTUALIZADOS COM O ACERVO DA ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CENTRO DE CIÊNCIAS | |
Silvana Rodrigues Vieira, Verônica Santos de Morais, Manuella Villar Amado |
ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: ANÁLISE EXPOGRÁFICA SOBRE OS AQUÁRIOS MARINHO A PARTI DO OLHAR DAS DIFERENTES DIMENSÕES EDUCATIVAS | |
Silvana Rodrigues Vieira, Elissa Pereira de Abreu, Fabiana da Silva Kauark, Manuella Villar Amado |
O ENSINO DA CROMATOGRAFIA ATRAVÉS DO MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Polianna da Silva Ferreira, Welinton Silva, Michele Comaru, Ernesto Ferreira |
INTRODUÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Geide Rosa Coelho |
OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA COMO ABORDAGEM PARA ENSINO DE ÓTICA DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA | |
Rodolfo Sant' Ana Silva, Geide Rosa Coelho |
ESTUDO DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO | |
Raphael Furtado Coelho, Geide Rosa Coelho |
ESCRITAS DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DE DOCENTES EM EXERCÍCIO | |
Renann Siqueira Custódio, Fernanda Zanetti Becalli |
ESCRITAS DE SI NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS BOLSISTAS (OU EX-BOLSITAS) DO PIBID | |
Rafaella Spilare, Fernanda Zanetti Becalli |
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA ESCOLAR | |
Michele de Oliveira Sampaio, Ireni Alexandra Oliveira |
PRÁTICAS CULTURAIS LOCAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR | |
Marli Quinquim, Maria Alayde Alcântara Salim |
POTENCIALIDADES DA MEDIAÇÃO CULTURAL E DO MEDIADOR CULTURAL NA CIDADE DE VITÓRIA DO ESPÍRITO SANTO | |
Caroline Calvi, Deovair Monteiro César, José Ramos de Sousa, Carlos Roberto Pires Campos |
COMO A PADRONIZAÇÃO DE LIBRAS INTERFERE NO ENSINO DOS CONCEITOS DE CIÊNCIAS | |
Vinicius de Castro Freitas, Maristela Cichelero, Inês de Oliveira Ramos |
ENSINO SEMIPRESENCIAL DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UM ATO CIVILIZADOR | |
Deane Monteiro Vieira Costa, Mariana Trindade dos Santos |
ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DE SUA ABORDAGEM A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS (1890-1928). | |
Rosiane Morais Santos Feitosa |
LUDICIDADE PARA O ENSINO DE CÉLULAS E TECIDOS | |
Marina Sousa Manoel Damasceno, Laís Corrêa de Lima, Priscila Macieira, Karina Mancini |
PERTENCIMENTO À MATA ATLÂNTICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | |
Elissa Pereira de Abreu, Marina Cadete da Penha Dias |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ABORDANDO O TEMA ÁCIDOS E BASES NA PERSPECTIVA CTSA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
João Paulo Petri Assunção, Vilma Reis Terra, Mirian do Amaral Jonis Silva |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS OPORTUNIZADAS POR PROJETOS ESCOLARES COLABORATIVOS | |
Aline Paula Nunes, Mirian do Amaral Jonis Silva |
INFORMÁTICA EDUCATIVA E O DESAFIO DO FAZER DOCENTE | |
Miriam Capitini Couto, Pedro Antônio Martins de Souza |
MEMORIZANDO OS REINOS DOS SERES VIVOS E VÍRUS | |
Luanna Alves Miranda, Lucas Silva, Helém Maria de Rezende Dias, Fernanda Tonini Gobi |
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: BANNERS INFORMATIVOS SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS PRESENTES NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ. | |
Bianca Magnelli Mangiavacchi, Livia Mattos Martins |
COMPANHIA UNIÃO MANUFATURA DE TECIDOS: JUTA, HISTÓRIA E MEMÓRIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA | |
Dalivia Bento Bulhões, Antonio Donizetti Sgarbi, Priscila de Souza Chisté |
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR | |
Giovanna Rosa Fonseca, Karla Rodrigues Quindeler, Carolina Scocco Provete, Juliano Souza Ribeiro, José Augusto Brunoro Costa, Ernesto Correa Ferreira |
TEMA GERADOR NO ENSINO MÉDIO: ALIMENTAÇÃO NO MUNDO | |
Mikaella Cordeiro de Carvalho, Isabela Valim Sarmento, Ana Carolina Graciano Pedro |
MAL ESTAR NA ADOLESCÊNCIA: EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE | |
Thiago Fernandes Madeira, Regina Célia Mendes Senatore |
ROMPENDO MUROS, TRILHANDO CONHECIMENTOS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA AULA DE CAMPO NO PARQUE MUNICIPAL NATURAL MOCHUARA EM CARIACICA/ES, COMO ESTRATÉGIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA. | |
José Ramos de Sousa, Caroline Calvi, Deovair Monteiro Cesar, Carlos Roberto Pires Campos |
LUGAR DOS SAMBAQUIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PRESIDENTE KENNEDY | |
Rodrigo Simão Miranda, Pedro Carlos Oliveira Alves, Carlos Roberto Pires Campos |
Escola sem partido? ou, escola do pensamento único? | |
Aldo Rezende |
A modelagem computacional: Uma ferramenta auxiliar nas aulas expositivas na resolução de questões de vestibular | |
Adão satério da silva junior silva, Guilherme Gomes Paiva Paiva, Marcelo Esteves de Andrade Andrade |
A COMPOSTAGEM COMO RECURSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO SOBRE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS | |
Aldineia Buss, Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto |
Educação Ambiental na escola: desenvolvendo as dimensões das consequências do lixo | |
João Victor Padilha de Oliveira, Thabata Tailer, Inês de Oliveira Ramos |
ANÁLISE DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NUMA PENITENCIÁRIA FEMININA DO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES | |
Antônio Eugenio Sousa Alencar |
UM ESTUDO DOS NAPNE NO CAMPUS VILA VELHA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO | |
João Gonçalves Figueiredo, Poliana Borges de Oliveira, Fabiana da Silva Kauark, Thamires Belo de Jesus, Raimundo Nonato Gomes da Silva Junior, Patricia Casagrande |
CULTURA, MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: INTERAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE | |
Elizabeth Detone Faustini Brasil, Gerda Margit Schütz Foerste |
IDENTIDADE E PERTENCIMENTO RACIAL EM ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: HISTÓRIA, CULTURA E AÇÕES AFIRMATIVAS PARA UMA PRÁTICA LIBERTADORA NO ESPAÇO ESCOLAR | |
Juliana Melo Rodrigues Lucas, Sidnei Quezada Meireles Leite, Sidnei Quezada Meireles Leite |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ESTRATÉGIA MULTIDISCIPLINAR COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Diana Paula Diogo Correia, Luceli de Souza |
DESENVOLVIMENTO DE UM FLUORÍMETRO DE BAIXO CUSTO PARA DETECÇÃO DE QUININA EM ÁGUA TÔNICA EM AULA DE QUÍMICA ANALÍTICA | |
Adriel Valadares Marculano |
EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA | |
Ronaldo FUrtado Oliveira, Marcia Regina Santana Pereira |
LIBERDADE, LIBERDADE! A LUTA DA POPULAÇÃO NEGRA EM QUEIMADOS | |
Emanuel Vieira de Assis, Diemerson Saquetto |
LOCALIZANDO OBJETOS NO CÉU: UMA PROPOSTA MOTIVADORA TRANSDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO | |
Igor Bellucio Santos, Humberto Belich Junior |
A ETNOCIÊNCIAS TRADICIONAIS DOS INDÍGENAS:O ENSINO DE ERVAS MEDICINAIS NUMA ESCOLA DA COMUNIDADE INDÍGENA DA BAHIA | |
Carlos Luis Pereira |
ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL E O TRABALHO NO HORIZONTE DOS JOVENS DO CAMPUS VENDA NOVA DO IMIGRANTE DO IFES: UM ESTUDO DE CASO | |
Deane Monteiro Vieira Costa |
ELABORAÇÃO E USO DE UM SOFTWARE DESTINADO AO ESTUDO DE MOVIMENTO BROWNIANO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Philipe Serpa Schiavo |
CONSTRUÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE O SOM: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Igor Donizete Nunes Bravo, Marcia Regina Santana Pereira, Ronaldo Furtado Oliveira |
O CURRÍCULO OCULTO DE QUÍMICA DA POPULAÇÃO NEGRA ESCOLARIZADA: ROMPENDO OS SILÊNCIOS | |
Deane Monteiro Vieira Costa, Marciano Da Silva Nolita |
ETNOMUSICOLOGIA GUARANI NO CONTEXTO PEDAGÓGICO E CULTURAL | |
Haloisio Mozzer Vargas, Lusival Antonio Barcellos, Patricia Silveira da Silva Trazzi |
A Plataforma Youtube e os Canais de Divulgação Cientifica na perspectiva da Aprendizagem Significativa | |
Wither Favalessa dos Santos, Rafael Felipe Sousa Antunes |
A MATEMÁTICA PRESENTE NO COTIDIANO: UM OLHAR FOTOGRÁFICO COMO FORMA DE MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM | |
Célio Moacir dos Santos, Sebastião Ferreira, Lúcia Elena Marques dos Santos |
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR | |
Karla Rodrigues Quindeler |
A ciência no dia-a-dia: uma autoavaliação de alunos do ensino médio sobre alimentação | |
Ana Carolina Silva Dal col, Isabela Valim Sarmento, Yves Makoto Neves Saito, Richelli Alves Freitas |
ENSINANDO FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL | |
Jucimara Felix Sants, Flavio Gimenes Alvarenga, Rodrigo Dias Pereira |
O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO: UMA ANÁLISE DA DESCENTRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS, UM RECORTE HISTÓRICO ENTRE 2007 A 2015 | |
DEBORA ZAGO BISSARO |
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS BASEADAS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO | |
Isys Fernandes Mello, Luiz Otávio Buffon |
PAEBES no ensino de ciências: análise da utilização dos resultados do PAEBES como melhoria das práticas pedagógicas nas escolas municipais de Marataízes – ES | |
Dayane Louzada de Oliveira, Carolina Demetrio Ferreira |
PROPOSTA DE UM GUIA DE ATIVIDADES PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM O USO DO SOFTWARE MODELLUS | |
PAULO CELSO MORAIS MARTINS, Thiéberson da Silva Gomes, SIMONE A FERNANDES |
Atividades de parceria entre a universidade e a escola entre professores de Ciências e futuros pedagogos | |
Leandro Trindade Pinto |
SAGUI-DA-SERRA-CLARO (Callithrix flaviceps) COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
VERONICA LOUREIRO BRIDI, KÁTIA SILENE ZORTHÊA |
A SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA VIDA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E RELEVÂNCIA TRANSDISCIPLINAR | |
Amanda Giacomin Camargo, José Ricardo Araujo Santos, Frederico da Silva Fortunato |
A reforma escolanovista de Attilio Vivacqua no Estado do Espírito Santo (1928 a 1930): primeiras impressões | |
Deane Monteiro Vieira Costa, Vasconcelos Viana Vannyla Viktória |
“GAMETOGÊNESE NOS PRATOS” PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA | |
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Ludmila de Souza, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Jane Victal do Nascimento, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Karina Carvalho Mancini |
A HERBORIZAÇÃO COMO PROPOSTA PARA APOIO EM AULAS DE CIÊNCIAS | |
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Elisa Mitsuko Aoyama |
O ENSINO DA ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Marcia Regina Santana Pereira, Carlos Luis Pereira, Gustavo Viali Loyola |
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Érica Castellari Costa, Sirlei Ferreira da Silva Goularte |
JARDIM DIDÁTICO: ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA | |
Thayanne Rangel, Charles Moreto |
BANDA DE CONGO PIABAS/IRUNDI DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES COMO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | |
Juliana Casotto Pirchiner, Eduardo Augusto Moscon Oliveira |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA ELEMENTO DE CULTURA LOCAL –A PANELA DE BARRO | |
Therezinha de Jesus Chanca Lovat |
LOCALIZANDO OBJETOS NO CÉU: UMA PROPOSTA MOTIVADORA TRANSDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO | |
Igor Bellucio Santos, Humberto Belich Junior |
A APLICAÇÃO E A POTENCIALIDADE DO USO DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS PARA O CONTEÚDO CORPO HUMANO NAS AULAS DE CIÊNCIAS | |
Nathalia kerckhoff kloss, Kleber Roldi |
A EXOTOPIA E O DIALOGISMO BAKTINIANOS NA NARRATIVA MACHADIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇAO DO LEITOR ÉTICO E RESPONSIVO | |
Claudia Fernandes Benevenute, Letícia Queiroz de Carvalho |
O AUXÍLIO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DA RELATIVIDADE RESTRITA | |
DANIEL SANTOS DE SOUZA, Flávio Gimenes Alvarenga, Gustavo Viali Loyola |
Desenvolvimento, utilzação e investigação de Sequência Didática sobre Magnetismo com turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino do ES | |
Nikolai Bassani Santos Neves, Giuseppi Gava Camiletti |
Aprendizagem significativa: aplicação da aprendizagem significativa no meio escola | |
Luan Figueiredo Gomes |
Derterminação de adulteração em postos de combustíveis na Região Metropolitana da Grande Vitória | |
Ernesto Ferreira, Juliano Ribeiro, Brenda Rafaela Araujo, Layla Uliana, Melina Lemos, Emanuelle Ferrari, Myllena Amorim |
Tecnologias e Metodologias de apoio ao Ensino, à Aprendizagem e à Avaliação em Cursos de Programação a Distância | |
Márcia Oliveira, Mônica Ferreira Silva Lopes, Helen França Medeiros |
A educação ambiental na formação inicial dos professores | |
Mycheli Felberk Cardoso, Juliana Rosa do Pará Marques de Oliveira |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: O USO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ll | |
Carlos Luis Pereira |
POTENCIAL EDUCATIVO DA EXPOGRAFIA SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NA ESCOLA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Tuane Silva Cabral, Manuella Villar Amado, Silvana Silva Soares |
A JUVENTUDE QUASE CALADA POR UMA LEI: UMA AÇÃO DOS MILITARES NO REGIME DE EXCEÇÃO NO BRASIL | |
Deane Monteiro Vieira Costa, Aguiar Damasceno Letícia |
RECREIO INTELIGENTE | |
Jamili Almeida Oliveira |
Montagem e Estruturação de um Show de Física | |
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon, Brendo Pereira Donatti, Dionattan Raimundo dos Santos Santos |
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO CONCEITUAL DE ENERGIA | |
William Mantovani, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin |
Confecção de um modelo molecular inclusivo | |
Edilson Galdino Santos Silva Júnior, Welinton Silva, Mauro César Dias |
USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DO EJA: TRANSFORMANDO SABERES POPULARES EM SABERES CIENTÍFICO | |
Silvana Silva Soares, Tuane da Silva Cabral, Isabel De Conte Carvalho Alencar |
Pedagogia empreendedora como ferramenta de desenvolvimento de competências e aprendizagem na educação inclusiva | |
Renann Siqueira Custódio, Ricardo Furtado Rodrigues, Thamires Belo de Jesus |
Montagem e Estruturação de um Show da Física | |
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon |
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA POR INVESTIGAÇÃO | |
Pereira Luis Carlos |
As potencialidades da Escola de Ciência, Biologia e História (ECBH) com enfoque na alfabetização científica. | |
Silvana Silva Soares, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Tuane da Silva Cabral |
AUXÍLIO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DA RELATIVIDADE RESTRITA | |
Daniel Santos de Souza |
BANDA DE CONGO PIABAS/IRUNDI DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES COMO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | |
Juliana Casotto Pirchiner, Eduardo Augusto Moscon Oliveira |
CLADOTRILHA: PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE VESPAS COM FERRÃO (ARTHROPODA, INSECTA, HYMENOPTERA) | |
Thayna da Silva Raymundo, Antonio Marcos Coelho, Sâmela da Silva Recla, Luiza Monique Corrêa, André Poça Suave, Wesley Dondoni Colombo, Cecilia Waichert, Isabel De Conte carvalho de Alencar |
O PROJETO ACCS COMO CONTRIBUTO AO ENRAIZAMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM VITÓRIA/ES | |
Sirlene Dias Araújo, Antonio Donizetti Sgarbi, Maria das Graças Ferreira Lobino |
Pesquisa Científica
Processos formativos de mediadores para atuação em centros e museus de ciências | |
Jonathan Pires Janjacomo, Geide Rosa Coelho |
ESTUDOS CULTURAIS DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA DEBATER A PRODUÇÃO ARTESANAL DE AÇÚCAR NA EDUCAÇÃO QUÍMICA INTERDISCIPLINAR | |
Raíza Carla Mattos Santana, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite |
UM BREVE ESTUDO ETNOGRÁFICO DA PRODUÇÃO DE MEL NA REGIÃO DE GUAÇUÍ DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO QUÍMICA COM ENFOQUE CTS/CTSA | |
Amanda Souza Santos, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS OLIMPÍADAS DE FÍSICA: OBF E OBFEP | |
Yasmin Paiva de Souza Silveira, João Paulo Casaro Erthal |
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS E DA EVOLUÇÃO DO EXAME | |
João Paulo Casaro Erthal, Andriele da Silva da Silva Vieira, Joyce Oliveira Souza |
INVESTIGAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DE LICENCIANDOS SOBRE LUZ | |
João Paulo Casaro Erthal, Hebert de Amorim Folli |
O CONSELHO DE ESCOLA COMO ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR-LOCAL | |
Evandro Ribeiro Chagas, Maria das Graças Ferreira Lobino |
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CARIACICA NA ESCOLA DO CAMPO MARGARETE CRUZ PEREREIRA: DIÁLOGOS ESCOLA/COMUNIDADE | |
Paulo Cesar Passamai, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Maria Graça Ferreira Lobino |
REDES SOCIAIS E IST: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL | |
Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Áthyla Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
APRENDIZAGEM ATIVA POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTINA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos |
USO DE TIC EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM: CICLO DA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO | |
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes |
ANÁLISE PRELIMINAR DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES | |
RAFAEL FELIPE SOUSA ANTUNES, WITHER FAVALESSA DOS SANTOS, VANESSA SIMÃO DO AMARAL, FRANKLIN NOEL DOS SANTOS |
CATALISANDO O SABER: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Nádia Ribeiro Amorim, Jaqueline Frigerio Donadia, Joelma Goldner Kruger, Iago Storch Bastos, Davi Caetano da Silva Júnior, Giseli Will |
Perfil de raciocínio lógico dos alunos ingressantes nos cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas na FAESA Centro Universitário | |
Roberta Cristina de Oliveira Monteiro, Nádia Mara Moura Ambuzeiro, Maria Alice Veiga Ferreira Souza, Eloi Alves da Silva Filho, Kelly Fabiane Santos Ricardo, Ana Carolina Ramos Simões |
Estratégia metodológica hibrida de ensino/aprendizagem para formação de agentes comunitários de saúde | |
Celcino Neves Moura, Michele Waltz Comarú, Renato Matos Lopes |
Catalisando o saber: Construção de jogos didáticos no Ensino de Química | |
Nádia Ribeiro Amorim |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A LEGISLAÇÃO NACIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR | |
Ana Paula Carvalho Barbosa, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Sandra Mara Santana Rocha |
USO DO ESPAÇO NÃO FORMAL COMO FERRAMENTA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SOORETAMA DO ESPÍRITO SANTO | |
Marcus Vinícius da Silva Vilaça, Franklin Noel Santos |
PIBID DE QUÍMICA DA UFES PROMOVENDO INTERFACES COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA | |
Débora Lázara Rosa, Ana Néry Furlan Mendes, Andrea Brandão Locatelli |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL A PARTIR DO CONTEÚDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: PERSPECTIVAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. | |
Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA | |
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra |
A EXPOSIÇÃO “O ADMIRÁVEL CORPO HUMANO”: UM ESTUDO DE CASO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ANATOMIA HUMANA | |
Ágda da Silva Géra, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
VENDA NOVA DO IMIGRANTE COMO CIDADE EDUCATIVA: PROPOSTA DE CIRCUITOS AGROEDUCATIVOS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado |
CIRCUITO AGROEDUCATIVO FERMENTAÇÃO: PROPOSTA EDUCATIVA DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA | |
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado |
DEBATES SOBRE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DA CIDADE DE ARACRUZ DO ESPÍRITO SANTO COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA | |
Elvina Maria de Sousa Arruda, Sidnei Quezada Meireles Leite |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO ENTENDIMENTO RELATIVO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS | |
Patricia Vidigal Bendinelli, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Antonio Donizetti Sgarbi |
POTENCIALIDADES DA AULA DE CAMPO PARA O ESTUDANTE AUTISTA | |
Mariana Aguiar Correia Lima Gonçalves, Carlos Roberto Pires Campos |
DIÁLOGOS SOBRE AUTISMO: LINGUAGEM E FORMAÇÃO HUMANA | |
Mariana Aguiar Correia Lima Gonçalves, Antonio Carlos Gomes |
PROBLEMATIZANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS À HIDROSTÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS | |
Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Marcos Azevedo Pedroso |
Abordando o conceito de sais e o caráter provisório da ciência a partir da história da potassa | |
Laís Jubini Callegario, Raquel Xavier, Fernando Luna |
O TEATRO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFES CAMPUS SANTA TERESA | |
Charles Moreto, Hiulana Pereira Arrivabene, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Katia Silene Zorthêa, Maressa Malini |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM OLHAR PARA O FENÔMENO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA | |
Géssica Gonçalves Martins, Lúcio Souza Fassarella |
O ENSINO DE CARBOIDRATOS NO TEMPO-COMUNIDADE NUMA ESCOLA DO CAMPO | |
Carlos Luis Pereira, Márcia Helena Siervi Manso |
PROJETO CINEMONTANHA: DEBATES SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS INTERDISCIPLINARES E TRANSCIPLINARES EM UM CINECLUBE ESCOLAR | |
Ludmila PEREIRA Rocha, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite |
Laboratório Investigativo e Laboratório Virtual no ensino de eletricidade e eletromagnetismo. | |
Adriano Nunes Oliveira Pinto |
ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: PRODUZINDO MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS | |
Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, Thamires Belo de Jesus, Patrícia Félix Casagrande, João Carlos Gonçalves Figueiredo, Fabiana da Silva Kauark |
ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS: PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Patrícia Félix Casagrande, Thamires Belo de Jesus, Fabiana da Silva Kauark, Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, João Carlos Gonçalves Figueiredo |
EDUCAÇÃO CTS/CTSA NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DE ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO | |
Hudson Ribeiro, Sidnei Quezada Meireles Leite, Mariluza Sartori Deorce |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E FISIOLOGIA HUMANA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO | |
Queila Bragança Bravo, Michele Waltz Comaru, Mirian do Amaral Jonis Silva |
MODELAGEM COMPUTACIONAL 3D COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ESTUDO DE VETORES | |
Eduardo Saib, Thieberson Gomes |
Gestão do Ensino e poder local na região do contestado: o caso do município de Pinheiros-ES (2001-2016) | |
Héryca da Silva Lisboa, Ueber José de Oliveira |
Jogos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia | |
Gabriela Scoto Silva Santos, Hadassa Miranda de Oliveira Silva, Kezianne Souza Vieira, Lorrana Madeira Avelino, Nicole Guedes Lobo, Cristiane Nazaré Araújo Barroso |
Desenvolvimento De Aplicativo Para Android De Reconhecimento Ótico De Fórmulas | |
Jorge Welton de Souza Pina, Ernesto Correa Ferreira |
PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE "VERMES E "VERMINOSES" DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SÃO MATEUS-ES | |
Thamyris Milli, Tathiana Guerra Sobrinho, Marcos da Cunha Teixeira |
ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DE CIÊNCIA-FÍSICA | |
Julio Cesar Carriço Cândido |
A FOTOGRAFIA COMO RECURSO MEDIADOR PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Lindamara Silva Alves, Veronica Loureiro Bridi, Charles Moreto |
INTERESSE E DESINTERESSE DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM APRENDER TEMAS CIENTÍFICOS | |
Yara Cândido Cândido dos Santos, Tayná de Queiroz de Queiroz Izaias, Patrícia da Silva da Silva Trazzi |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE BOTÂNICA: EVENTOS REALIZADOS NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES | |
Sandrine Correia Dutra, Elisa Mitsuko Aoyama |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL A PARTIR DO CONTEÚDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: PERSPECTIVAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
Jogos para divulgação científica: uma proposta para o meio agrícola | |
Priscila Kunzendorff Corralero, Tânia Mara Guerra |
Potencialidades para o Ensino por Investigação em aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
JUNIA FREGUGLIA, Damila Soares de Carvalho, Suhelen Rasch Loureiro |
ATRATIVIDADE DA CARREIRA CIENTÍFICA EM ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | |
Gustavo Santos Silva, Mirian Jonis do Amaral Silva |
ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DE CIÊNCIA-FÍSICA | |
Julio Cesar Carriço, Edna dos, Luiz Otavio Cândido, Reis, Buffon |
AUTORIA, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO: O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS, COM ENFOQUE NA POLINIZAÇÃO | |
VERONICA LOUREIRO BRIDI, LINDAMARA DA SILVA ALVES, CHARLES MORETO |
CULTURA JOVEM NO ENSINO DE FÍSICA: USOS E APROPRIAÇÕES DE MÍDIAS DIGITAIS COMPARTILHADAS NO FACEBOOK | |
Evelyn de Oliveira Vieira |
UM AMBIENTE VIRTUAL 3D PARA APOIO AO ENSINO | |
Artur Monteiro da Costa |
DIRETRIZES CURRICULARES CONTEXTUALIZADAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Carlos Luis Pereira |
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDICIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | |
Carlos Luis Pereira |
O PARQUE MOSCOSO COMO ESPAÇO-MEMÓRIA DA CIDADE DE VITÓRIA: NOVOS OLHARES SOBRE A CIDADE | |
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro |
MAPEAMENTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS FÍSICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Carlos Luiz Pereira |
PEDAGOGIA DA PRÁXIS PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO ALIMENTAR NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: ANÁLISE METODOLÓGICA | |
Guilherme Fadini, Sidnei Quezada Meireles Leite |
APRENDENDO COM O MAR: AULA DE CAMPO E SUAS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO | |
Victor Hugo da Silva Valério, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA PARA DEBATER A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO | |
André Felipe Gomes Correia, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ALGUMAS IDEIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DAS NEUROCIÊNCIAS | |
Emmanuel Marcel Favre-Nicolin |
ISBN: 978-85-8263-200-0
Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.