Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

Relato de Experiência

OFICINA CIENTÍFICA UTILIZANDO O LÚDICO COMO FORMA DE COMPREENSÃO DO SISTEMA SOLAR
Guilherme Bellon Brito, Aldieris Braz Amorim Caprini
OFICINA CIENTÍFICA UTILIZANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ACERCA DE UM PLANO INCLINADO
Guilherme Bellon Brito, Aldieris Braz Amorim Caprini
Métodos Contraceptivos e Ensino de Ciências: Experimentações docentes com alunos de uma escola pública
Ms Brenda Oliveira
FEIRA DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PEDAGÓGICO NA CONCEPÇÃO CTS/CTSA
Lucas Antonio Xavier, Chirlei de Fátima Rodrigues
Atuação dos alunos/bolsista do PIBID nas aulas de Química: fazendo uma revisão sobre concentrações.
Rachel da Vitória Batista, Gisele Xavier Malheiros, Thayná da Silva Costa, Nadia Ribeiro Amorim
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPLEXA PRATICADA NA ESCOLA
Katia Gonçalves Castor, Mariana Petri da Silva
ESTRADA DE FERRO VITÓRIA-MINAS: A PRODUÇÃO DO CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO E A EDUCAÇÃO BÁSICA
Raíza Carla Mattos Santana, Gisele Regiani Almeida, Luciane da Silva Lima Vieira, Sandra Regina do Amaral, Sidnei Quezada Meireles Leite
Braquistócrona
Charles de Aguiar Pereira
LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Ellisson Henrique de Paulo, Gustavo Pereira Polido, André Schwan Moreira, Marcos Vogel
O uso do lúdico no ensino de ciência
lais cazadine bebber, Daniel silva lopes, Thays Schwambach Gaioti, marcos paulo casagrande da silva, marcos vogel, gilberto augusto oliveira brito
O USO DE OFICINA TEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
Oficina Temática Sobre Solos
lais cazadine bebber, Daniel lopes silva, Thays Schwambach Gaioti, junio césar ferreira, marcos vogel, gilberto augusto de oliveira brito
A inexperiência: nossa única experiência
Gabriel Finotti Alves Vieira, Sávio Siqueira de Sá, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUSEU INHOTIM PARA DEBATER A PEDAGOGIA DA PRÁXIS
Elvina Maria de Sousa Arruda, Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos, Carlos Alberto Firmino dos Santos, Paola Angélica Dias dos Santos, Vagner Vagner Lourenção, Victor Hugo Silva e Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite
UM BREVE ESTUDO ETNOGRÁFICO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Áthyla Caetano, Sidnei Quezada Meireles Leite
ESCOLA E COMUNIDADE NA PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES
Simone Ferreira Angelo, Andreia Weiss
RELATO REFLEXIVO: A visão discente sobre o relato reflexivo como ferramenta no processo de formação
Luciene Maria Bremenkamp, Ryan Brambilla Costa, Camila Santos Bolsoni, Marcos vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
UM BREVE ESTUDO METODOLÓGICO USANDO ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Áthyla Caetano, Sidnei Quezada Meireles Leite
Revolucionando o pensamento
Talitta Rodrigues de Assis, Marcos Vogel, Augusto de Oliveira Brito
Os desafios de relatar e apresentar
Alice Jadjischi Bernardino, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
O que o PIBID nos proporciona além do que ele é
Barbara Leticia Freitas Mendes, Júlia Belli Cassa Domingues, Gabriela Fonseca, Guilherme Vargas, Marcos Vogel, Gilberto Algusto de Oliveira Brito
INFLUÊNCIA DO USO DE NUTRIENTES E DE ARILO NO CULTIVO DE RAÍZES DE BATATAS DOCES
Fernando Campos Alves, Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Athyla Caetano, Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Sidnei Quezada Meireles Leite
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO COM ENFOQUE CTSA
Lourival Demuner, Juliana Corrêa Taques Rocha, Christiane da Silva Assis, Cíntia Hencker, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino, Vilma Reis Terra
UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA A PARTIR DE SABERES POPULARES
Vilma Reis Terra, Gisele Xavier Malheiros Celante, Raíza Carla Mattos Santana, Maria das Graças Ferreira Lobino, Sidnei Quezada Meireles Leite
A Tabela Periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha e suas consequencias para o meio ambiente
Gisele Xavier Malheiros, Francielli Dalgobo, Jeane de Paula, Renan Martim Pereira, Vinicius Guilherme Celante, Vilma Reis Terra
QUEBRANDO TABUS E PRECONCEITOS: ABORDANDO O TEMA SEXUALIDADE COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
João Paulo Petri Assunção, Organdi Mongin Rovetta, Vilma Reis Terra
História e Filosofia da Ciência na formação de professores
Audrei Juliana Zeferino Vogel, Marcia Cristina de Oliveira, Adília Alves Pereira, Willian Carey Alves Rocha, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE ALEGRE
Matheus Gonçalves Silva, Dálete Rodrigues Alves, João Paulo Casaro Erthal
USO DE BANNERS NO ENSINO DE FÍSICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Lucas Gonçalves Dutra, Diego Santo de Jsus, João Paulo Casaro Erthal
ATIVIDADES TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS SOBRE O CONTEÚDO DE DILATAÇÃO COM ESTUDANTES DO 2O ANO DO ENSINO MÉDIO
Lucas Gonçalves Dutra, Magno Leal de Brito Junior, João Paulo Casaro Erthal
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Desafios e Perspectivas
José de Amorim Theodorio, Aleide Cristina de Camargo, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Maria das Graças Ferreira Lobino
POR UM CURRÍCULO INTEGRADOR: CHEIROS E SABORES COM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Wellington Alves dos Santos, Maria das Graças Ferreira Lobino
Entrevistas Narrativas: A importância do estágio supervisionado na formação de professores de Física.
Carlos Alberto Rosa, Jonathan Pires Janjacomo, Geide Rosa Coelho
UMA PROPOSTA DE ESTUDAR QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MOSTRA GASTRONÔMICA
Elaine Cristina Azevedo, Jessica de Azeredo Mello Soares, Danielli Lopes da silva
O CÉU TUPI-GUARANI E OS CONHECIMENTOS POPULARES ASTRONÔMICOS
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo César Ferreira Amancio
O CÉU DE 1500: ASTRONOMIA E ENSINO DE HISTÓRIA
Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Paulo Cesar Ferreira Amancio
CLUBE DE CIÊNCIAS: LUGAR GARANTIDO PARA DISCUSSÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Elaine Cristina Azevedo, Danielli Lopes da Silva
Educação e Sexualidade: Inquietações Sociológicas
Thiago Fernandes Madeira
A importância da contextualização e do conhecimento prévio para o ensino de Química.
Elio de Angeles Nicole da Silva, Ana Nery Furlan Mendes
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE-ESCOLA
Everton Barbosa Vaz, Vanessa Moreira Osório, Helen Moura Pessoa
Análise da disciplinarização da educação ambiental no curso de licenciatura em Biologia da UFES – Campus São Mateus
Marcos Cunha Teixeira
O JOGO AWALÉ E SUAS POTENCIALIDADES NA PRÁTICA EDUCATIVA
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antonio Henrique Pinto
Representação social de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas acerca do Evolucionismo
Thiago Mendes da Silva Vasco, Alex Sandro Silva Rodrigues, Mari Inez Tavares
Atividade investigativa sobre circuitos elétricos
Alexander Aparecido Silva
O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Rayara Brambila, MARCOS VOGEL
Vida no PIBID
Aline Brito Pimentel, MARCOS VOGEL
Problematizando o Ensino de vetores: uma proposta baseada na dinâmica dos 3MP
Igor Dala Bernardina Rodrigues, Marcelo Miranda Velten, Bruno Conceição Lins, Leovander Vieira Da Silva, Robson Leone Evangelista, Mariluza Sartori Deorce
A Febre Amarela
Luanna Alves Miranda
PROJETO "VERDE NA CIDADE"
Emanuel Vieira de Assis, Pedro Carlos de Oliveira Alves
A utilização do software Tracker no ensino de cinemática para o ensino médio: Um breve relato
Rodrigo Dias Pereira, Jucimara Félix dos Santos
CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM ESTUDANTES DO QUINTO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Leandro da Silva Barcellos, Geide Coelho
: Uma experiência didática para o ensino do efeito fotoelétrico com enfoque no ensino por investigação
Zoelson Pirola, Luiz Henrique Gobbi, Geide Rosa Coelho
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Jenifer Rosalina da Silva Cardoso, Mayara Rosalem Ramos, Vitor Guisso Barone, Layla Paixão Santos, Bárbara Queiroz Guimarães, Rivana Souza Batista, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis
IDENTIFICAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS: UMA PROPOSTA DE PRATICA INVESTIGATIVA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo de Oliveira, Júlia Raquel Peterle Pereira, Maria de Fátima Fontes Lelis, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Elaine Pagung
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS COMO ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, SOB A ÓTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO
Elaine Pagung, Júlia Raquel Peterle Pereira, Amanda de Oliveira Souza Santos, Laiany de Angelo Milanezi, Mayara Lobo De Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Maria de Fátima Fontes Lelis
O USO DO TEATRO CIENTIFICO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA
Danielle dos Reis Lucas, Janaína Rodrigues Nunes, Paulo Rogerio Garcez de Moura, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: INVESTIGANDO A PROMOÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA TEMÁTICA “QUÍMICA MEDICINAL”.
Mayara Lobo de Oliveira, Laiany de Ãngelo Milanezi, Elaine Pagung, Maria de Fátima Fontes Lelis, Julia Raquel Peterle Pereire, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
QUÍMICA DO CIGARRO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
Amanda de Oliveira Souza Santos, Sannya Maria Britto Côgo, Daniel de Guarçoni De Guarçoni Martins, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
UTILIZAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha, Gustavo Rossoni Ruy
USO DE MAPAS CONCEITUAIS E MAQUETES COMESTÍVEIS PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos
TRABALHANDO DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
Pâmela Silva Moreira Araújo, Gleidson Roberto Margotto, Franklin Noel dos Santos
FEIRA DE JOGOS QUÍMICOS: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes
FOTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Laís Perpetuo Perovano, Ana Nery Furlan Mendes, Gerson de Souza Mol
JOGO ACORDADOS: DESPERTANDO O INTERESSE PELA VIDA ANIMAL
Matheus do Nascimento Dalbem, Emanuela Simoura Carvalho
AULAS DE CAMPO NO BIOMA MATA ATLÂNTICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DE MEDIADORES DA ESCOLA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA
Savana de Freitas Nunes, Manuella Villar Amado
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUIMICOS ESTRUTURANTES A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MODELAGEM ATOMICA: CONTRIBUIÇOES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Júlia Peterle Pereira, Verônica Santos Morais, Manuella Vilar Amado
REALIZAÇÃO DE UMA GINCANA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho
EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE NOS DIZ O SUPERVISOR DE ESTÁGIO
Túlio Permino Rogério, Carlos Alberto Rosa Neto, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE ÓPTICA: DISCUTINDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE FÍSICA
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Ednei Frasson de Souza, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva
ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS: A ATUAÇÃO DE ALUNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO ESCOLAR
Ednei Frasson de Souza, Thomas Duarte Oliveira Vidal, Jessica Adriane de Souza Bodevan, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O DESAFIO DE PLANEJAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O OLHO HUMANO E OS PROBLEMAS DE VISÃO PARA UMA TURMA DE EJA
Carlos Alberto Rosa, Túlio Permino Rogério, Walackson Luander Bolsoni Capato, Allan Patrick Garcia de Assis Correa, Geide Rosa Coelho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA APLICADA EM UMA TURMA DE 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PARA ABORDAGEM DO TEMA RELATIVIDADE
Ludmylla Barbosa de Andrade Kobata, Gerciane Espíndula Uliana, Vinícius Lopes Leite, Geide Rosa Coelho
ATIVIDADE INVESTIGATIVA ESTRUTURADA NO V DE GOWIN A RESPEITO DO MOVIMENTO E SUAS CAUSAS
Flávia Reis de Souza, Alexander Aparecido Silva, Geide Rosa Coelho
O MUNDO SEM ELETRICIDADE: UM RELATO DE EXPERIENCIA ABORDANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NUMA TURMA DE TERCEIRA ETAPA DO EJA EM ESCOLA ESTADUAL DE CARIACICA
Walackson Luander Bolsoni Capato, Tulio Permino Rogerio, Carlos Alberto Rosa Neto, Geide Rosa Coelho
ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA INTERVENÇÃO PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE WILLIAMS
Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Geide Rosa Coelho, Alexander Aparecido Silva, Thomas Duarte de Oliveira Vidal, Ednei Frasson Souza
“BIOCEL & AÇÃO": APRENDER BRINCANDO
Maria Clara Barreto Góes Cardoso, Ana Beatriz Tourinho Braga, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Mancini
“ATUANDO” EM FOTOSSÍNTESE
Ana Beatriz Tourinho Braga, Maria Clara Góes Barreto, Brunela Santana, Fernanda Cravo, Karina Carvalho Mancini
JOGO: “QUAL É O ELEMENTO?”
Helem Maria Rezende Dias, Luanna Miranda Alves, Lucas da Silva, Regiane Carla Bolzan Carvalho, Fernanda Tonini Gobbi
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE TESTE DE CHAMA
Helém Maria de Oliveira Rezende, Fernanda Tonini Gobbi, Regiane Carla Bolzan Carvalho
REDESCOBRINDO A TABUADA NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA
Brunelly Pereira, Kércya Cunha, Gilmene Bianco, Marconi Rocha, Roberta Gomide
PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DO CMEI “MARIA DA SILVA SÓ”
Walter Salgado de Sousa, Mari Inez Tavares, Jair Ronchi Filho
PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA CTSA
Juliana Salvador, Jane Maria de Silva, Queila Bragança Bravo, Diego Henrique Gomes Martins, Lyudimila dos Santos Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino
PRODUÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO E DA AGUARDENTE A PARTIR DA FERMENTAÇÃO DO CALDO DE CANA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA PERSPECITIVA CTSA
Jane Maria da Silva, Juliana Salvador, Queila Bragança Bravo, Lyudimila dos Santos Martins, Diego Henrique Gomes Martins, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria das Graças Ferreira Lobino
EXPERIMENTO DO DUPLO-CONE, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NUM CENTRO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Felipe Tófolo de Siqueira Penha
ABORDAGEM SOBRE O MOVIMENTO DOS PLANETAS NA ESCOLA DA CIÊNCIA FÍSICA DA PREFEITURA DE VITÓRIA NO PARQUE MOSCOSO
Felipe Tófolo de Siqueira Penha, Murilo Viana Maia, Mariluza Sartori Deorce, Luiz Otávio Buffon
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO BOLO DE CÉLULAS
Ana Flávia Santos de Souza, Laís da silva Magevski, Marina Loureiro Menelli, Mariana Araujo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Kariana Mancini
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO JOGO DIDÁTICO DE BINGO DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
Lais da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Talita Castro Santana, Mariana Araújo Azevedo, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES: JOGO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
Thalia Thomaz Viana Rainha, Laís da Silva Magevski, Fabiane Fonseca Ribeiro, Ana Flávia dos Santos, Karina Mancini, Mariana Araujo
VERDADEIRO OU FALSO: PESCARIA BIOLÓGICA
Fabiane Fonseca Ribeiro, Douglas Marcelino da Silva Rocha, Marina Loureiro Menelli, Thalia Thomaz Viana Rainha, Mariana Araújo Azevedo, Karina Mancini
UM NOVO MUNDO ATRAVÉS DAS LENTES DO MICROSCÓPIO
Laís Corrêa Lima, Priscila Macieira, Marina Damasceno, Karina carvalho Mancini
IMPORTÂNCIA DO ENSINO NÃO FORMAL NA TOMADA DE DECISÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA
Jacy Bruno Sotele, Nádia Ribeiro Amorim, Marina Cominote
O PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Gustavo Santos Silva, Mirian Jonis do Amaral Silva
ALGUMAS FONTES DE NARRATIVAS HISTÓRICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO CALÇADO: JORNAL LOCAL E FOTOS ANTIGAS
Pedro Antônio Martins de Souza, Agda Felipe Silva Gonçalves, Miriam Capitini Couto
PROJEÇÃO HOLOGRÁFICA PIRAMIDAL DE MACROMOLÉCULAS ALVO UTILIZADAS PARA O PLANEJAMENTO RACIONAL DE FÁRMACOS
Diogo Castro de Andrade, Arlan da Silva Gonçalves
Construindo modelo atômico: Dinâmica das Caixas
Amanda Giacomin Camargo, Chrislaine Pereira Silva, Letícia Muniz dos Santos, Gisele Malheiros Xavier, Nádia Ribeiro Amorim
ESTUDO DA ELETROQUÍMICA A PARTIR DE PILHAS NATURAIS COM ENFOQUE CTS
Vilma Reis Terra, Paola Angelica Santos, Dalivia Bulhões, Lourival Demuner, Raíza Carla Mattos Santana
CIDADE TOTAL: EXPERIÊNCIA DE PROCESSO FORMATIVO DE MEDIADORES NA ECBH
Ariane Lucas Guimarães, Lívia Scheiner
Desenvolvimento de uma sequência didática sobre resíduos sólidos no 6º e 7º ano do ensino fundamental em ciências
Ediane Sampaio Santos
MICRORGANISMOS: MOCINHOS E VILÕES?
Flavia Nessrala Nascimento, Antonio Donizetti Sgarbi
DIVERSIFICANDO NO ENSINO DE QUIMICA
Haloisio Mozzer Vargas, Elaine Cristina Apolinario de Azevedo
PROJETO LEITURA DE MUNDO: A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NUMA PERSPECTIVA AMPLIADA DE LEITURA DE RÓTULOS, COM ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA E QUÍMICA
Chirlei Fátima Rodrigues, Lucas Antonio Xavier
O EXPERIMENTO TESTE DE CHAMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Lorena Alves Ventura, Marconi Rocha
A UTILIZAÇÃO DA MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES COMO MUDANÇA DE CONCEPÇÕES PRÉVIAS EM TÓPICOS DO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL
Thiago Pereira da Silva, Wagner Fernandes Fogos
PROJETO JOVEM CIENTISTA-PROTAGONIZANDO A APRENDIZAGEM E A CIÊNCIA NO LABORATÓRIO
Chirlei Fátima Rodrigues, Lucas Antonio Xavier
O CÉU, NOSSA JANELA PARA O UNIVERSO. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE RECONHECIMENTO DO CÉU APLICADA AOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL
Thiago Pereira da Silva, Sérgio Mascarello Bisch
UMA PROPOSTA PARA VIVENCIAR, NO ENSINO MÉDIO, OS CONCEITOS INICIAIS DE TERMODINÂMICA POR MEIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA
Rodrigo Rossi Barbosa, Raphael de Oliveira Gaudio, LUIZ OTÁVIO BUFFON
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Weslem Ferraz dos Santos, Marcio Corrêa da Silva
Bingo anatômico: uma proposta auxiliar no ensino de anatomia comparada
Niumaique Gonçalves da Silva, Mateus Cruz Loss, Tathiana Guerra Sobrinho
RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGIA DE SOMBA CONGELADA
João Vitor Storch, Cleiton Kenup Piumbini
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ANOS INICIAIS
Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes
BINGO ECOLÓGICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Marcia Pinto Carrafa, Andressa Antonio Oliveira, Karina Mancini
FOTOSSÍNTESE TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Marcos Santos Bomfim, Brunela Santana, Bruna Rodrigues Pianca, Karina Mancini
CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Cátia P. Barcellos, Ana Nery Furlan Mendes
USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA
Mara Elizabeth Pereira Gomes de Oliveira Schettino, Kelly Rizzi, Ana Nery Furlan Mendes
Visão de alunos em relação à aulas práticas
João Victor Padilha de Oliveira, Tayná Manhães de Queiroz, Karoline Littig Sacramento, Vinicius De Castro Freitas, Rhana Salazar
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A ATUAÇÃO DOCENTE
Janielly de Souza Chaves, Ademilson Dias Ferreira, Dayana Silva de Andrade Nascimento, Rayane do Carmo Cardoso
DOMINÓ QUÍMICO: O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS POR MEIO DE UM JOGO DIDÁTICO
Lorena Gomes Santos, Rodrigo Da Vitória Gomes, Priscila Fachetti, Marconi Rocha, Gilmene Bianco
Afetividade e Inclusão: uma experiência teórico-prática nas aulas de Teorias do Processo de Ensino e Aprendizagem
Héryca da Silva Lisboa, Ademilson Dias Ferreira, Marli Quinquim, Molaynni Cerillo Santos, Rita de Cássia Cristofoleti
INDÍCIOS DE ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA NA ATIVIDADE DISCURSIVA EM AULAS DE BIOLOGIA
Débora De'nadai Dalvi, Júnia Freguglia
Pedalando e Transformando
Bruno Valeriano Soares, Robson Leone Evangelista
Em Contos com Machado: releitura, prática midiática e a aproximação de diferentes linguagens
Claudia Fernandes Benevenute, Leticia Queiroz de Carvalho
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR
Carolina Scocco Provete
HORTA ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Jéssica Azeredo Mello Soares, Aline Paula Nunes, Fabiano Caprini Volponi
A CONTRIBUIÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sirlei Ferreira da Silva Goularte, Érica Castellari Costa
APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
MARCOS VOGEL, Alanna Bregicks de Souza, Junior Cesar Ferreira, Letícia Premoli Folli
Relato de aplicação de uma proposta de UEPS para o conteúdo de indução eletromagnética
Alexsandro Fernandes Fuzari, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin
FOTOSSÍNTESE TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Marcos Santos Bomfim
Ensino da Matemática por meio de programação em arduíno
Gustavo Souza Melo
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ELETROQUÍMICA PARA UM DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS.
Yandiara Larissa Neves de Barros, Alan Reinke Pereira, Isabel Pinto Nascimento, Marcio Corrêa da Silva
Física em Silêncio: Ensino de física para surdos em espaços não formais de ensino
Daniela Fernandes Mattos, Ronaldo Furtado de Oliveira, Rodrigo Dias Pereira
APLICAÇÃO DE JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
Ensino em espaço não-formal: oficina sobre o princípio de Arquimedes
Amanda Aschauer Vieira Alves, Marcelo Esteves de Andrade
BOTÂNICA NA PRÁTICA: CONHECENDO E RE-CONHECENDO ÓRGÃOS VEGETAIS
Aline Barbosa Santos, Jane Victal do Nascimento, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Janyne Soares Braga, Juliana Castro Monteiro, Karina Carvalho Mancini
REFLEXÃO TOTAL DA LUZ ABORDADA EM UMA OFICINA CIENTIFICA
Michael Nogueira da Silva de Oliveira, Aldieris Braz Amorim Caprini
Ensino de Matemática Financeira com Uso do Jogo Super Banco Imobiliário
Lucio Souza Fassarella, Almir Rogério Luppi
CONFECÇÃO DE KIT MOLECULAR ARTESANAL PARA ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR
Teresa Araújo Oliveira Medeiros, Poliany de Oliveira Barbosa, Mayara Silva Sousa, Jessika Santos De Oliveira, Térco Silva Souza
AVALIAÇÃO SOBRE O LIVRO PARADIDÁTICO “A BOTÂNICA NO SEU PRATO”
Fabiane Fonseca Ribeiro, Luena de Oliveira da Conceição, Letícia Elias, Elisa Mitsuko Aoyama
OFICINA DE DESENVOLVIMENTO E USO DE JOGOS DE TABULEIRO VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Leandro da Silva Barcellos, Thieberson Gomes
UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA DISCUTIR VELOCIDADE
Timóteo Campos de Farias, Marcia Regina Santana Pereira
CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO INTERDISCIPLINAR COMO PROPOSTA DE RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DE BOTÂNICA
Elisa Mitsuko Aoyama, Leticia Elias
AULA PRATICA DE MICROSCOPIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Teresa de Araújo Oliveira Medeiros, teresa Araújo Oliveira Medeiros, Daphne Alves Dias, Jessika Santos de Oliveira, Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, monique Moreira Moulin
ATIVIDADE DE RETORNO: AÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DA ESCOLA.
Simone Ferreira Angelo
O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM PAUTADA EM DIVERSIFICADOS RECURSOS EDUCACIONAIS
Pedro Oliveira Fassarella, Julio Francisco da Silva, João Paulo Casaro Erthal
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE MODERNA: UMA ABORDAGEM CTS-ASTRO SOBRE A POLUIÇÃO LUMINOSA
Igor Bellucio Santos, Marcelo Esteves de Andrade
POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES POR MEIO DO LÚDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Aldineia Buss, Charles Moreto, Rosana dos Reis Abrante Nunes
TRABALHO COLABORATIVO DESENVOLVIDO EM PARCERIA UNIVERSIDADE/ESCOLA: PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Mikaella Cordeiro de Carvalho, Aline de Paula Nunes
Desenhos e reflexões através do espelho plano
Gabriel Panzenatto Fassarella
EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E FORMAÇÃO DE ESPÉCIES: POSSIBILIDADES DE ENSINO DA EVOLUÇÃO POR MEIO DO LÚDICO
Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto, Aldineia Buss, Rosana Dos reis Abrante Nunes
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FITORREMEDIADOR DAS MACRÓFITAS EICHHORNIA CRASSIPES E PISTIA STRATIOTES EM ÁGUAS CONTAMINADAS POR DERIVADOS DO PETRÓLEO
Yandiara Larissa Neves de Barros, Caroline dos Santos Silva, Marcio Corrêa da Silva
O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO COM A REALIDADE DO ESTUDANTE
Elissa Pereira de Abreu, Karina Schmidt Furieri
FEIRAS DE MATEMÁTICA E INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: EXPERIÊNCIAS NO ESPÍRITO SANTO
Leandro Furlam Turi, Lauro Chagas e Sá
TABELA PERIÓDICA EM TECIDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E LÚDICA
Jacy Bruno Sotele, Ananda da Silva Passos, Nádia Ribeiro Amorim
A PROGRAMAÇÃO LINEAR COMO ELEMENTO ARTICULADOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Lauro Chagas e Sá, Briane Costa de Oliveira Guaitolini, Luciene Torezani Alves
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO E A CONSTRUÇÃO DE UM ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL
Gabriel Monteiro
O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM SIMBÓLICA DA QUÍMICA
Brunelly Pereira, Daiany Silva, Lucio Marcos Salomão de Souza, Marconi Rocha, Gilmene Bianco
ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA DE OFICINA CIENTÍFICA NA PRAÇA DA CIÊNCIA – PÊNDULO SIMPLES
Luana Simões Barbosa Batista
Pedalando e Transformando
Bruno Valeriano Soares
ESCOLA POLO BILÍNGUE: As multifacetas da educação de surdos no município de Linhares
Ademilson Dias Ferreira
INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM A PARTIR DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE PLANOS DE TELEFONIA
Nathalia da Costa Dias, Thamires Belo de Jesus
PRÁTICA DE MERGULHO LIVRE EM AULAS DE CAMPO COMO FERRAMENTA INOVADORA COMPLEMENTAR PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE ECOLOGIA.
Yves Makoto Neves Saito
PRÁTICA DE MERGULHO LIVRE EM AULAS DE CAMPO COMO FERRAMENTA INOVADORA COMPLEMENTAR PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE ECOLOGIA
Yves Makoto Neves Saito, Richelli Alves de Freitas
UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA SOBRE O ESTUDO DE COLISÕES
José Renato Vidigal Filho, Robson Leone Evangelista
MODELO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DE FILOGENIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marcela Miranda de Lima, Karina Carvalho Mancini
APP INVENTOR: UMA POSSIBILIDADE NA CONVERSÃO DE TEMPERATURA
Adriana da Costa Barbosa, Wilson Carminatti Benaquio
Determinação do volume molar de CO2: Uma proposta simples para construção de conceitos sobre volume molar de um gás
Cátia Pereira Barcellos, Gilmene Bianco
PROJETO ESCOLAR: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIAS
Ana Carla Nascimento Barroso, Aline de Paula Nunes, Beatriz Ribeiro Cordeiro Lyrio
Alimentação Saudável: Brincando também se Aprende
Damila Soares de Carvalho, Dayane Louzada de Oliveira, Mayna Azevedo Gomes
TRADUÇÃO COMENTADA SEGUNDO O MODELO DE CHRISTIANE NORD: O USO DA TECNOLOGIA NO ENCARGO TRADUTÓRIO DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA
Ademilson Dias Ferreira
A UTILIZAÇÃO DE UMA FEIRA DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE ELETROQUÍMICA
Marla Almeida Siqueira, Rodrigo Da Vitória Gomes, Marconi Rocha, Gilmene Bianco
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Rodrigo Da Vitória Gomes, Roberta Maura Calefi, Priscila Fachetti, Monique Pirola Da Silva, Marconi Rocha
SITUAÇÕES PROBLEMA: UMA INTERVENÇÃO EM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 7º ANO
Andia Ribeiro Alves, Alice Venturini Oliveira, Debora Souza Luz, Lucio Souza Fassarella, Renata Cristina Araújo Gomes, Rosiane Morais dos Santos Feitosa
A prática da aula de campo na formação do professor de biologia
Karina Schmidt Furieri, Marcos da Cunha Teixeira, Erica Duarte-Silva
'CMEIando' Educação Ambiental
Mycheli Felberk Cardoso, Valquiria Cruz Cereza
ANÁLISE GRÁFICA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA GNUPLOT APLICADO À DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO⁠.
Valquiria Cruz Cereza, Mycheli Felberk Cardoso, Valderedo Sedano Fontana
MANIFESTAÇÃO DO COMPORTAMENTO INFANTIL FRENTE AS DIFERENÇAS RACIAIS
Marcela Morais Dal Fior
PRODUÇÃO DE CORTINAS VERDES EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA
Daniela Rodrigues Duarte, Aline de Paula Nunes, Sabrina Peterle
HISTÓRIA DA FÍSICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Sabrinna Jéssica Pereira de Souza
COMPREENSÃO DO CONCEITO DE CAMPO NA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ABORDAGEM DE CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS
Sabrinna Jéssica Pereira de Souza
POTENCIALIDADES DAS AULAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA A CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Beatriz Ribeiro Cordeiro Lyrio, Aline de Paula Nunes
REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM BREVE HISTÓRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Monica Ferreira Silva Lopes, Sidnei Quezada Meireles Leite, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Projeto de Pesquisa

USO DO GNUPLOT COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE PROBLEMAS EM FÍSICO-QUÍMICA
Gabriela Baptista Acco, Arlan da Silva Gonçalves
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM NARRATIVAS DE MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS
Caique França, Jonathan Pires Janjacomo
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS OPORTUNIZADAS POR PROJETOS ESCOLARES COLABORATIVOS
Aline Paula Nunes
TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Evandro Bernardino Mendes de Melo, Robson Pimentel Garcia Júnior, Diones Mendonça Lüttig
FEIRA DE CIÊNCIAS: PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA CIENTÍFICA MEDIADA POR OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Lucas Antonio Xavier, Breno Rodrigues Segatto
SERÁ QUE PARA FAZER PIZZA É PRECISO SABER CIÊNCIAS? ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Aleide Cristina Camargo, José de Amorim Theodorio, Aline de Paula Nunes, Dalivia Bento Bulhões, Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meirelhes Leite
Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica: um espaço não-formal para o ensino de ciências.
FLAVIA PIROVANI ARIAL BERNARDO, Elias Terra Werner
Interação em Sala de Aula: Ensino de Química Analítica em Foco
Ellisson Henrique de Paulo, Carla Sardinha de Oliveira, Euziane Toni Vieira, Marcos Vogel, Luciene Paula Roberto Profeti
A QUÍMICA DOS ALIMENTOS NO CONTEXTO DE OFICINA TEMÁTICA
Ellisson Henrique de Paulo, Luciene Maria Bremenkamp, Julia Alves Bodart, Marcos Vogel, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
A importância da experimentação para o Ensino de Química na concepção dos alunos do curso de Licenciatura em Química do CCENS-UFES
Dalila Sartori Scaramussa, Marcos Vogel, Hedylady Santiago Machado
ANÁLISE E ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DIFERENTES CONTEXTOS DO SUL CAPIXABA
Pedro Antônio Martins de Souza, João Paulo Erthal
PROJETO ESCOLAR SEGUNDO O ENFOQUE TEMÁTICO: DROGAS E TECNOLOGIA
Aline de Paula Nunes, Aleide Cristina de Camargo, José Amorim Theodorio, Dalívia Bento Bulhões, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes
O ESTUDO DA CIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR USANDO LANÇAMENTO DE FOGUETES DE GARRAFA PET
RAPHAEL DE OLIVEIRA GAUDIO, RODRIGO ROSSI BARBOSA, LUIZ OTÁVIO BUFFON
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FÍSICA
Flávio Gimenes Alvarenga, Maria Inês Aparecida Ferreira
O ENTORNO DA VALE S.A. NA PERSPECTIVA DO DIREITO À CIDADE: DA MIOPIA VERDE À CATARSE DO PÓ PRETO
Israel David Oliveira Frois
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA VISUALIZAR LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO
Ronaldo Furtado Oliveira, Daniela Fernandes Mattos, Flávio Gimenes Alvarenga, Marcia Regina Pereira
APRENDENDO CIÊNCIAS NO SAMBAQUI: POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO TIPO SAMBAQUI NO MUNICÍPIO DE ANCHIETA – ES.
Deovair Monteiro Cézar, Caroline Calvi, José Ramos de Sousa, Carlos Roberto Pires Campos
USO DO CELULAR EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos
Química Ambiental e empreendedorismo: produção de bioplásticos no ensino fundamental
Danielli Lopes Da Silva, Elaine Cristina Apolinário de Azevedo
Uso do sistema SignWriting, com foco na disciplina de Biologia como sugestão de adaptabilidade ao aluno surdo do Ensino Técnico Integrado do Ifes – Campus de Alegre
bianca Magnelli Mangiavacchi, Vadenise Simone Melo Moulin Breda
A Interação Professor/Aluno nas Aulas de Graduação em Licenciatura em Química
Julia Alves Bodart, Alexandra Jaques, MARCOS VOGEL
Inferência da Pedagogia da Alternância no Ensino de Educação Ambiental
Eliane Soares Santos Barbosa, Sandra Mara Santana Rocha
O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
Cinthia Ronconi Forrechi, Sandra Mara Santana Rocha
AGENDA 21 COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E DISCUSSÃO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Paula Salvador, Sandra Mara Santana Rocha
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL NA ESCOLA
Paula Salvador, Sandra Mara Santana Rocha
ENSINO DE CIÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA-ES
Thayanne Rangel, Camila Muniz, Weslen Cardozo, Charles Moreto
O CAFÉ COMO TEMA GERADOR PARA OFICINA DE ENSINO DE QUÍMICA
Kelly Grace Rizzi Siqueira, Paulo Sérgio da Silva Porto, Ana Nery Furlan Mendes
Uma proposta para o ensino de química orgânica a partir de uma abordagem CTS
SIMONE alves de ASSIS, Fabio Riuiti Mitami
UM ESTUDO SOBRE O SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UNIFESP: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM TEMÁTICA.
SIMONE alves ASSIS, Estela Ferreira Santana
Contribuições do enfoque CTS na abordagem investigativa de conceitos físicos relativos à energia de repouso (E=mc²) no ensino médio
Marcos Azevedo Pedroso, Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Flávio Gimenes Alvarenga
ENSINANDO PRÉ-HISTÓRIA CAPIXABA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O SAMBAQUI COMO LOCAL PEDAGÓGICO
Pedro Carlos de Oliveira Alves, Rodrigo Simão Miranda, Carlos Roberto Pires Campos
RECURSO DIDÁTICO AO ENSINO DE MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL
Luena de Oliveira da Conceição, Elisa Mitsuko Aoyama
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Sandra Maria Guisso, Geide Rosa Coelho
ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DO COTIDIANO
Jamili Almeida Oliveira, Sandra Aparecida Duarte Ferreira
A UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA APLICAÇÃO DE CONCEITOS CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Christiany Pratissoli Fernandes de Jesus, Paulo Sergio da Silva Porto, Sandra Mara Santana Rocha
USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO NO CAMPO
Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Ana Paula Carvalho Barbosa, Sandra Mara Santana Rocha
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: CONTEXTUALIZAÇÃO A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Ana Paula Carvalho Barbosa, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Sandra Mara Santana Rocha
ERRO CONSTRUTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA
Ana Regina Dalmaschio Carrijo, Ana Nery Furlan Mendes
PRODUÇÃO DE MODELOS DE MOLÉCULAS/COMPOSTOS QUÍMICOS CONTEXTUALIZADOS COM O ACERVO DA ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CENTRO DE CIÊNCIAS
Silvana Rodrigues Vieira, Verônica Santos de Morais, Manuella Villar Amado
ESCOLA DA CIÊNCIA BIOLOGIA E HISTÓRIA: ANÁLISE EXPOGRÁFICA SOBRE OS AQUÁRIOS MARINHO A PARTI DO OLHAR DAS DIFERENTES DIMENSÕES EDUCATIVAS
Silvana Rodrigues Vieira, Elissa Pereira de Abreu, Fabiana da Silva Kauark, Manuella Villar Amado
O ENSINO DA CROMATOGRAFIA ATRAVÉS DO MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Polianna da Silva Ferreira, Welinton Silva, Michele Comaru, Ernesto Ferreira
INTRODUÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Thomas Duarte Oliveira Vidal, Geide Rosa Coelho
OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA COMO ABORDAGEM PARA ENSINO DE ÓTICA DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
Rodolfo Sant' Ana Silva, Geide Rosa Coelho
ESTUDO DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO
Raphael Furtado Coelho, Geide Rosa Coelho
ESCRITAS DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DE DOCENTES EM EXERCÍCIO
Renann Siqueira Custódio, Fernanda Zanetti Becalli
ESCRITAS DE SI NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS BOLSISTAS (OU EX-BOLSITAS) DO PIBID
Rafaella Spilare, Fernanda Zanetti Becalli
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA ESCOLAR
Michele de Oliveira Sampaio, Ireni Alexandra Oliveira
PRÁTICAS CULTURAIS LOCAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Marli Quinquim, Maria Alayde Alcântara Salim
POTENCIALIDADES DA MEDIAÇÃO CULTURAL E DO MEDIADOR CULTURAL NA CIDADE DE VITÓRIA DO ESPÍRITO SANTO
Caroline Calvi, Deovair Monteiro César, José Ramos de Sousa, Carlos Roberto Pires Campos
COMO A PADRONIZAÇÃO DE LIBRAS INTERFERE NO ENSINO DOS CONCEITOS DE CIÊNCIAS
Vinicius de Castro Freitas, Maristela Cichelero, Inês de Oliveira Ramos
ENSINO SEMIPRESENCIAL DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UM ATO CIVILIZADOR
Deane Monteiro Vieira Costa, Mariana Trindade dos Santos
ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DE SUA ABORDAGEM A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS (1890-1928).
Rosiane Morais Santos Feitosa
LUDICIDADE PARA O ENSINO DE CÉLULAS E TECIDOS
Marina Sousa Manoel Damasceno, Laís Corrêa de Lima, Priscila Macieira, Karina Mancini
PERTENCIMENTO À MATA ATLÂNTICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Elissa Pereira de Abreu, Marina Cadete da Penha Dias
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ABORDANDO O TEMA ÁCIDOS E BASES NA PERSPECTIVA CTSA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
João Paulo Petri Assunção, Vilma Reis Terra, Mirian do Amaral Jonis Silva
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS OPORTUNIZADAS POR PROJETOS ESCOLARES COLABORATIVOS
Aline Paula Nunes, Mirian do Amaral Jonis Silva
INFORMÁTICA EDUCATIVA E O DESAFIO DO FAZER DOCENTE
Miriam Capitini Couto, Pedro Antônio Martins de Souza
MEMORIZANDO OS REINOS DOS SERES VIVOS E VÍRUS
Luanna Alves Miranda, Lucas Silva, Helém Maria de Rezende Dias, Fernanda Tonini Gobi
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: BANNERS INFORMATIVOS SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS PRESENTES NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ.
Bianca Magnelli Mangiavacchi, Livia Mattos Martins
COMPANHIA UNIÃO MANUFATURA DE TECIDOS: JUTA, HISTÓRIA E MEMÓRIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA
Dalivia Bento Bulhões, Antonio Donizetti Sgarbi, Priscila de Souza Chisté
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR
Giovanna Rosa Fonseca, Karla Rodrigues Quindeler, Carolina Scocco Provete, Juliano Souza Ribeiro, José Augusto Brunoro Costa, Ernesto Correa Ferreira
TEMA GERADOR NO ENSINO MÉDIO: ALIMENTAÇÃO NO MUNDO
Mikaella Cordeiro de Carvalho, Isabela Valim Sarmento, Ana Carolina Graciano Pedro
MAL ESTAR NA ADOLESCÊNCIA: EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
Thiago Fernandes Madeira, Regina Célia Mendes Senatore
ROMPENDO MUROS, TRILHANDO CONHECIMENTOS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA AULA DE CAMPO NO PARQUE MUNICIPAL NATURAL MOCHUARA EM CARIACICA/ES, COMO ESTRATÉGIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA.
José Ramos de Sousa, Caroline Calvi, Deovair Monteiro Cesar, Carlos Roberto Pires Campos
LUGAR DOS SAMBAQUIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PRESIDENTE KENNEDY
Rodrigo Simão Miranda, Pedro Carlos Oliveira Alves, Carlos Roberto Pires Campos
Escola sem partido? ou, escola do pensamento único?
Aldo Rezende
A modelagem computacional: Uma ferramenta auxiliar nas aulas expositivas na resolução de questões de vestibular
Adão satério da silva junior silva, Guilherme Gomes Paiva Paiva, Marcelo Esteves de Andrade Andrade
A COMPOSTAGEM COMO RECURSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO SOBRE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Aldineia Buss, Lucas Henrique Gonzaga de Oliveira, Charles Moreto
Educação Ambiental na escola: desenvolvendo as dimensões das consequências do lixo
João Victor Padilha de Oliveira, Thabata Tailer, Inês de Oliveira Ramos
ANÁLISE DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NUMA PENITENCIÁRIA FEMININA DO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES
Antônio Eugenio Sousa Alencar
UM ESTUDO DOS NAPNE NO CAMPUS VILA VELHA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
João Gonçalves Figueiredo, Poliana Borges de Oliveira, Fabiana da Silva Kauark, Thamires Belo de Jesus, Raimundo Nonato Gomes da Silva Junior, Patricia Casagrande
CULTURA, MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: INTERAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Elizabeth Detone Faustini Brasil, Gerda Margit Schütz Foerste
IDENTIDADE E PERTENCIMENTO RACIAL EM ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: HISTÓRIA, CULTURA E AÇÕES AFIRMATIVAS PARA UMA PRÁTICA LIBERTADORA NO ESPAÇO ESCOLAR
Juliana Melo Rodrigues Lucas, Sidnei Quezada Meireles Leite, Sidnei Quezada Meireles Leite
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ESTRATÉGIA MULTIDISCIPLINAR COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Diana Paula Diogo Correia, Luceli de Souza
DESENVOLVIMENTO DE UM FLUORÍMETRO DE BAIXO CUSTO PARA DETECÇÃO DE QUININA EM ÁGUA TÔNICA EM AULA DE QUÍMICA ANALÍTICA
Adriel Valadares Marculano
EXPERIMENTOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA
Ronaldo FUrtado Oliveira, Marcia Regina Santana Pereira
INTER-RELAÇÃO ENTRE O ESPAÇO FORMAL E O ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: A AULA DE CAMPO COMO ALTERNATIVA PARA A (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS PAISAGÍSTICOS – PEDAGÓGICOS DA RESERVA KAUTSKY, EM DOMINGOS MARTINS-ES.
Hélio Queiroz Alves, Mariluza Sartori Deorce
LIBERDADE, LIBERDADE! A LUTA DA POPULAÇÃO NEGRA EM QUEIMADOS
Emanuel Vieira de Assis, Diemerson Saquetto
LOCALIZANDO OBJETOS NO CÉU: UMA PROPOSTA MOTIVADORA TRANSDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
Igor Bellucio Santos, Humberto Belich Junior
A ETNOCIÊNCIAS TRADICIONAIS DOS INDÍGENAS:O ENSINO DE ERVAS MEDICINAIS NUMA ESCOLA DA COMUNIDADE INDÍGENA DA BAHIA
Carlos Luis Pereira
ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL E O TRABALHO NO HORIZONTE DOS JOVENS DO CAMPUS VENDA NOVA DO IMIGRANTE DO IFES: UM ESTUDO DE CASO
Deane Monteiro Vieira Costa
ELABORAÇÃO E USO DE UM SOFTWARE DESTINADO AO ESTUDO DE MOVIMENTO BROWNIANO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Philipe Serpa Schiavo
CONSTRUÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE O SOM: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Igor Donizete Nunes Bravo, Marcia Regina Santana Pereira, Ronaldo Furtado Oliveira
O CURRÍCULO OCULTO DE QUÍMICA DA POPULAÇÃO NEGRA ESCOLARIZADA: ROMPENDO OS SILÊNCIOS
Deane Monteiro Vieira Costa, Marciano Da Silva Nolita
ETNOMUSICOLOGIA GUARANI NO CONTEXTO PEDAGÓGICO E CULTURAL
Haloisio Mozzer Vargas, Lusival Antonio Barcellos, Patricia Silveira da Silva Trazzi
A Plataforma Youtube e os Canais de Divulgação Cientifica na perspectiva da Aprendizagem Significativa
Wither Favalessa dos Santos, Rafael Felipe Sousa Antunes
A MATEMÁTICA PRESENTE NO COTIDIANO: UM OLHAR FOTOGRÁFICO COMO FORMA DE MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM
Célio Moacir dos Santos, Sebastião Ferreira, Lúcia Elena Marques dos Santos
ANÁLISE DE CLORETOS EM ÁGUA DO MAR: UM PROJETO MULTI E INTERDISCIPLINAR
Karla Rodrigues Quindeler
A ciência no dia-a-dia: uma autoavaliação de alunos do ensino médio sobre alimentação
Ana Carolina Silva Dal col, Isabela Valim Sarmento, Yves Makoto Neves Saito, Richelli Alves Freitas
ENSINANDO FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL
Jucimara Felix Sants, Flavio Gimenes Alvarenga, Rodrigo Dias Pereira
O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO: UMA ANÁLISE DA DESCENTRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS, UM RECORTE HISTÓRICO ENTRE 2007 A 2015
DEBORA ZAGO BISSARO
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS BASEADAS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO
Isys Fernandes Mello, Luiz Otávio Buffon
PAEBES no ensino de ciências: análise da utilização dos resultados do PAEBES como melhoria das práticas pedagógicas nas escolas municipais de Marataízes – ES
Dayane Louzada de Oliveira, Carolina Demetrio Ferreira
PROPOSTA DE UM GUIA DE ATIVIDADES PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM O USO DO SOFTWARE MODELLUS
PAULO CELSO MORAIS MARTINS, Thiéberson da Silva Gomes, SIMONE A FERNANDES
Atividades de parceria entre a universidade e a escola entre professores de Ciências e futuros pedagogos
Leandro Trindade Pinto
SAGUI-DA-SERRA-CLARO (Callithrix flaviceps) COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
VERONICA LOUREIRO BRIDI, KÁTIA SILENE ZORTHÊA
A SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA VIDA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E RELEVÂNCIA TRANSDISCIPLINAR
Amanda Giacomin Camargo, José Ricardo Araujo Santos, Frederico da Silva Fortunato
A reforma escolanovista de Attilio Vivacqua no Estado do Espírito Santo (1928 a 1930): primeiras impressões
Deane Monteiro Vieira Costa, Vasconcelos Viana Vannyla Viktória
“GAMETOGÊNESE NOS PRATOS” PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Ludmila de Souza, Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, Jane Victal do Nascimento, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Karina Carvalho Mancini
A HERBORIZAÇÃO COMO PROPOSTA PARA APOIO EM AULAS DE CIÊNCIAS
Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Elisa Mitsuko Aoyama
O ENSINO DA ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Marcia Regina Santana Pereira, Carlos Luis Pereira, Gustavo Viali Loyola
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Érica Castellari Costa, Sirlei Ferreira da Silva Goularte
JARDIM DIDÁTICO: ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA
Thayanne Rangel, Charles Moreto
BANDA DE CONGO PIABAS/IRUNDI DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES COMO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Juliana Casotto Pirchiner, Eduardo Augusto Moscon Oliveira
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA ELEMENTO DE CULTURA LOCAL –A PANELA DE BARRO
Therezinha de Jesus Chanca Lovat
LOCALIZANDO OBJETOS NO CÉU: UMA PROPOSTA MOTIVADORA TRANSDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
Igor Bellucio Santos, Humberto Belich Junior
A APLICAÇÃO E A POTENCIALIDADE DO USO DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS PARA O CONTEÚDO CORPO HUMANO NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Nathalia kerckhoff kloss, Kleber Roldi
A EXOTOPIA E O DIALOGISMO BAKTINIANOS NA NARRATIVA MACHADIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇAO DO LEITOR ÉTICO E RESPONSIVO
Claudia Fernandes Benevenute, Letícia Queiroz de Carvalho
O AUXÍLIO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DA RELATIVIDADE RESTRITA
DANIEL SANTOS DE SOUZA, Flávio Gimenes Alvarenga, Gustavo Viali Loyola
Desenvolvimento, utilzação e investigação de Sequência Didática sobre Magnetismo com turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino do ES
Nikolai Bassani Santos Neves, Giuseppi Gava Camiletti
Aprendizagem significativa: aplicação da aprendizagem significativa no meio escola
Luan Figueiredo Gomes
Derterminação de adulteração em postos de combustíveis na Região Metropolitana da Grande Vitória
Ernesto Ferreira, Juliano Ribeiro, Brenda Rafaela Araujo, Layla Uliana, Melina Lemos, Emanuelle Ferrari, Myllena Amorim
Tecnologias e Metodologias de apoio ao Ensino, à Aprendizagem e à Avaliação em Cursos de Programação a Distância
Márcia Oliveira, Mônica Ferreira Silva Lopes, Helen França Medeiros
A educação ambiental na formação inicial dos professores
Mycheli Felberk Cardoso, Juliana Rosa do Pará Marques de Oliveira
EDUCAÇÃO DO CAMPO: O USO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ll
Carlos Luis Pereira
POTENCIAL EDUCATIVO DA EXPOGRAFIA SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NA ESCOLA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Tuane Silva Cabral, Manuella Villar Amado, Silvana Silva Soares
A JUVENTUDE QUASE CALADA POR UMA LEI: UMA AÇÃO DOS MILITARES NO REGIME DE EXCEÇÃO NO BRASIL
Deane Monteiro Vieira Costa, Aguiar Damasceno Letícia
RECREIO INTELIGENTE
Jamili Almeida Oliveira
Montagem e Estruturação de um Show de Física
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon, Brendo Pereira Donatti, Dionattan Raimundo dos Santos Santos
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO CONCEITUAL DE ENERGIA
William Mantovani, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin
Confecção de um modelo molecular inclusivo
Edilson Galdino Santos Silva Júnior, Welinton Silva, Mauro César Dias
USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DO EJA: TRANSFORMANDO SABERES POPULARES EM SABERES CIENTÍFICO
Silvana Silva Soares, Tuane da Silva Cabral, Isabel De Conte Carvalho Alencar
Pedagogia empreendedora como ferramenta de desenvolvimento de competências e aprendizagem na educação inclusiva
Renann Siqueira Custódio, Ricardo Furtado Rodrigues, Thamires Belo de Jesus
Montagem e Estruturação de um Show da Física
Pedro Henrique Santos Oliveira, Alan Belmock Pedruzzi, Luiz Otávio Buffon
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA POR INVESTIGAÇÃO
Pereira Luis Carlos
As potencialidades da Escola de Ciência, Biologia e História (ECBH) com enfoque na alfabetização científica.
Silvana Silva Soares, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Tuane da Silva Cabral
AUXÍLIO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DA RELATIVIDADE RESTRITA
Daniel Santos de Souza
BANDA DE CONGO PIABAS/IRUNDI DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES COMO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Juliana Casotto Pirchiner, Eduardo Augusto Moscon Oliveira
CLADOTRILHA: PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE VESPAS COM FERRÃO (ARTHROPODA, INSECTA, HYMENOPTERA)
Thayna da Silva Raymundo, Antonio Marcos Coelho, Sâmela da Silva Recla, Luiza Monique Corrêa, André Poça Suave, Wesley Dondoni Colombo, Cecilia Waichert, Isabel De Conte carvalho de Alencar
O PROJETO ACCS COMO CONTRIBUTO AO ENRAIZAMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM VITÓRIA/ES
Sirlene Dias Araújo, Antonio Donizetti Sgarbi, Maria das Graças Ferreira Lobino

Pesquisa Científica

Processos formativos de mediadores para atuação em centros e museus de ciências
Jonathan Pires Janjacomo, Geide Rosa Coelho
ESTUDOS CULTURAIS DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA DEBATER A PRODUÇÃO ARTESANAL DE AÇÚCAR NA EDUCAÇÃO QUÍMICA INTERDISCIPLINAR
Raíza Carla Mattos Santana, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite
UM BREVE ESTUDO ETNOGRÁFICO DA PRODUÇÃO DE MEL NA REGIÃO DE GUAÇUÍ DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO QUÍMICA COM ENFOQUE CTS/CTSA
Amanda Souza Santos, Sidnei Quezada Meireles Leite
ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS OLIMPÍADAS DE FÍSICA: OBF E OBFEP
Yasmin Paiva de Souza Silveira, João Paulo Casaro Erthal
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS E DA EVOLUÇÃO DO EXAME
João Paulo Casaro Erthal, Andriele da Silva da Silva Vieira, Joyce Oliveira Souza
INVESTIGAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DE LICENCIANDOS SOBRE LUZ
João Paulo Casaro Erthal, Hebert de Amorim Folli
O CONSELHO DE ESCOLA COMO ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR-LOCAL
Evandro Ribeiro Chagas, Maria das Graças Ferreira Lobino
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CARIACICA NA ESCOLA DO CAMPO MARGARETE CRUZ PEREREIRA: DIÁLOGOS ESCOLA/COMUNIDADE
Paulo Cesar Passamai, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Maria Graça Ferreira Lobino
REDES SOCIAIS E IST: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Glaziela Vieira Frederich, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Áthyla Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann
APRENDIZAGEM ATIVA POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTINA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos
USO DE TIC EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM: CICLO DA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Deovair Monteiro César, Regisson da Silva, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes
ANÁLISE PRELIMINAR DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES
RAFAEL FELIPE SOUSA ANTUNES, WITHER FAVALESSA DOS SANTOS, VANESSA SIMÃO DO AMARAL, FRANKLIN NOEL DOS SANTOS
CATALISANDO O SABER: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Nádia Ribeiro Amorim, Jaqueline Frigerio Donadia, Joelma Goldner Kruger, Iago Storch Bastos, Davi Caetano da Silva Júnior, Giseli Will
Perfil de raciocínio lógico dos alunos ingressantes nos cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas na FAESA Centro Universitário
Roberta Cristina de Oliveira Monteiro, Nádia Mara Moura Ambuzeiro, Maria Alice Veiga Ferreira Souza, Eloi Alves da Silva Filho, Kelly Fabiane Santos Ricardo, Ana Carolina Ramos Simões
Estratégia metodológica hibrida de ensino/aprendizagem para formação de agentes comunitários de saúde
Celcino Neves Moura, Michele Waltz Comarú, Renato Matos Lopes
Catalisando o saber: Construção de jogos didáticos no Ensino de Química
Nádia Ribeiro Amorim
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A LEGISLAÇÃO NACIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR
Ana Paula Carvalho Barbosa, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Sandra Mara Santana Rocha
USO DO ESPAÇO NÃO FORMAL COMO FERRAMENTA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SOORETAMA DO ESPÍRITO SANTO
Marcus Vinícius da Silva Vilaça, Franklin Noel Santos
PIBID DE QUÍMICA DA UFES PROMOVENDO INTERFACES COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Débora Lázara Rosa, Ana Néry Furlan Mendes, Andrea Brandão Locatelli
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL A PARTIR DO CONTEÚDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: PERSPECTIVAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt
PRODUÇÃO DE SABÃO NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTSA
Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Ana Carolina Sampaio Frizzera, Cíntia Hencker, Queila Bragança Bravo, Sérgio Martins dos Santos, Manuella Villar Amado, Vilma Reis Terra
A EXPOSIÇÃO “O ADMIRÁVEL CORPO HUMANO”: UM ESTUDO DE CASO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ANATOMIA HUMANA
Ágda da Silva Géra, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt
VENDA NOVA DO IMIGRANTE COMO CIDADE EDUCATIVA: PROPOSTA DE CIRCUITOS AGROEDUCATIVOS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado
CIRCUITO AGROEDUCATIVO FERMENTAÇÃO: PROPOSTA EDUCATIVA DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA
Luciane da Silva Lima Vieira, Manuella Villar Amado
DEBATES SOBRE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DA CIDADE DE ARACRUZ DO ESPÍRITO SANTO COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA
Elvina Maria de Sousa Arruda, Sidnei Quezada Meireles Leite
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO ENTENDIMENTO RELATIVO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS
Patricia Vidigal Bendinelli, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Antonio Donizetti Sgarbi
POTENCIALIDADES DA AULA DE CAMPO PARA O ESTUDANTE AUTISTA
Mariana Aguiar Correia Lima Gonçalves, Carlos Roberto Pires Campos
DIÁLOGOS SOBRE AUTISMO: LINGUAGEM E FORMAÇÃO HUMANA
Mariana Aguiar Correia Lima Gonçalves, Antonio Carlos Gomes
PROBLEMATIZANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS À HIDROSTÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva, Marcos Azevedo Pedroso
Abordando o conceito de sais e o caráter provisório da ciência a partir da história da potassa
Laís Jubini Callegario, Raquel Xavier, Fernando Luna
O TEATRO CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFES CAMPUS SANTA TERESA
Charles Moreto, Hiulana Pereira Arrivabene, Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Katia Silene Zorthêa, Maressa Malini
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM OLHAR PARA O FENÔMENO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Géssica Gonçalves Martins, Lúcio Souza Fassarella
O ENSINO DE CARBOIDRATOS NO TEMPO-COMUNIDADE NUMA ESCOLA DO CAMPO
Carlos Luis Pereira, Márcia Helena Siervi Manso
PROJETO CINEMONTANHA: DEBATES SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS INTERDISCIPLINARES E TRANSCIPLINARES EM UM CINECLUBE ESCOLAR
Ludmila PEREIRA Rocha, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite
Laboratório Investigativo e Laboratório Virtual no ensino de eletricidade e eletromagnetismo.
Adriano Nunes Oliveira Pinto
ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: PRODUZINDO MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS
Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, Thamires Belo de Jesus, Patrícia Félix Casagrande, João Carlos Gonçalves Figueiredo, Fabiana da Silva Kauark
ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS: PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Patrícia Félix Casagrande, Thamires Belo de Jesus, Fabiana da Silva Kauark, Raimundo Nonato Gomes da Silva Júnior, Poliana Borges de Oliveira, João Carlos Gonçalves Figueiredo
EDUCAÇÃO CTS/CTSA NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DE ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
Hudson Ribeiro, Sidnei Quezada Meireles Leite, Mariluza Sartori Deorce
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E FISIOLOGIA HUMANA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO
Queila Bragança Bravo, Michele Waltz Comaru, Mirian do Amaral Jonis Silva
MODELAGEM COMPUTACIONAL 3D COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ESTUDO DE VETORES
Eduardo Saib, Thieberson Gomes
Gestão do Ensino e poder local na região do contestado: o caso do município de Pinheiros-ES (2001-2016)
Héryca da Silva Lisboa, Ueber José de Oliveira
Jogos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia
Gabriela Scoto Silva Santos, Hadassa Miranda de Oliveira Silva, Kezianne Souza Vieira, Lorrana Madeira Avelino, Nicole Guedes Lobo, Cristiane Nazaré Araújo Barroso
Desenvolvimento De Aplicativo Para Android De Reconhecimento Ótico De Fórmulas
Jorge Welton de Souza Pina, Ernesto Correa Ferreira
PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE "VERMES E "VERMINOSES" DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SÃO MATEUS-ES
Thamyris Milli, Tathiana Guerra Sobrinho, Marcos da Cunha Teixeira
ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DE CIÊNCIA-FÍSICA
Julio Cesar Carriço Cândido
A FOTOGRAFIA COMO RECURSO MEDIADOR PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Lindamara Silva Alves, Veronica Loureiro Bridi, Charles Moreto
INTERESSE E DESINTERESSE DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM APRENDER TEMAS CIENTÍFICOS
Yara Cândido Cândido dos Santos, Tayná de Queiroz de Queiroz Izaias, Patrícia da Silva da Silva Trazzi
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE BOTÂNICA: EVENTOS REALIZADOS NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES
Sandrine Correia Dutra, Elisa Mitsuko Aoyama
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL A PARTIR DO CONTEÚDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: PERSPECTIVAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Gisele Regiani Almeida, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt
Jogos para divulgação científica: uma proposta para o meio agrícola
Priscila Kunzendorff Corralero, Tânia Mara Guerra
Potencialidades para o Ensino por Investigação em aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
JUNIA FREGUGLIA, Damila Soares de Carvalho, Suhelen Rasch Loureiro
ATRATIVIDADE DA CARREIRA CIENTÍFICA EM ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Gustavo Santos Silva, Mirian Jonis do Amaral Silva
ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DE CIÊNCIA-FÍSICA
Julio Cesar Carriço, Edna dos, Luiz Otavio Cândido, Reis, Buffon
AUTORIA, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO: O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS, COM ENFOQUE NA POLINIZAÇÃO
VERONICA LOUREIRO BRIDI, LINDAMARA DA SILVA ALVES, CHARLES MORETO
CULTURA JOVEM NO ENSINO DE FÍSICA: USOS E APROPRIAÇÕES DE MÍDIAS DIGITAIS COMPARTILHADAS NO FACEBOOK
Evelyn de Oliveira Vieira
UM AMBIENTE VIRTUAL 3D PARA APOIO AO ENSINO
Artur Monteiro da Costa
DIRETRIZES CURRICULARES CONTEXTUALIZADAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Carlos Luis Pereira
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDICIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Carlos Luis Pereira
O PARQUE MOSCOSO COMO ESPAÇO-MEMÓRIA DA CIDADE DE VITÓRIA: NOVOS OLHARES SOBRE A CIDADE
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro
MAPEAMENTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS FÍSICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Carlos Luiz Pereira
PEDAGOGIA DA PRÁXIS PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO ALIMENTAR NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: ANÁLISE METODOLÓGICA
Guilherme Fadini, Sidnei Quezada Meireles Leite
APRENDENDO COM O MAR: AULA DE CAMPO E SUAS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO
Victor Hugo da Silva Valério, Sidnei Quezada Meireles Leite
ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA PARA DEBATER A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
André Felipe Gomes Correia, Sidnei Quezada Meireles Leite
ALGUMAS IDEIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DAS NEUROCIÊNCIAS
Emmanuel Marcel Favre-Nicolin


ISBN: 978-85-8263-200-0

Submissão de trabalho: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/presenter

Licença Creative Commons
O trabalho I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/about.