Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Formação e Educação a Distância e VII Encontro de Capacitação Continuada - UAB

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ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS DA APROPRIAÇÃO E USO PEDAGÓGICO DAS TIC’S

Simone Lopes Smiderle Alves, Mônica Lopes Smiderle de Oliveira

Última alteração: 2015-12-03

Resumo


Este artigo visa a proporcionar uma visão diferenciada do ensino de Ciências para os alunos da educação infantil, pois ensinar essa disciplina é um desafio para os profissionais da educação, visto que devemos possibilitar ao educando ser criativo, crítico, curioso, persistente e não um mero receptor de conteúdos, um repetidor de ações em que nada é desafiante. É fato que o conhecimento novo, ao ser colocado em prática, supera o conhecimento que antes já fora novo e se fez velho, e é esse contexto que pauta o objetivo deste artigo: compreender a relação existente entre a educação em ciências na educação infantil em uma perspectiva de agregar o uso pedagógico das TIC para ampliar os conhecimentos. Para efetivação dos objetivos propostos, empregamos a metodologia pesquisa-ação em um CMEI no município da Serra, a partir da disciplina  literatura infantil como ponto de partida, com vistas a articular as temáticas pertinentes à educação em ciências e as TIC, em que investigamos o cotidiano escolar da/na educação infantil com vistas às perspectivas e tendências do uso pedagógico das TIC. A fim de compreendermos como o processo de articulação do conhecimento sobre as ciências e a apreensão desse pelas crianças se constitui, construímos o embasamento teórico com base nos seguintes autores: Brasil (2010), Cachapuz et al (2004), Chassot (2003), Freire (2011), Kramer (1994), Serra (2009), Valente (2008) e Vygostky (1989). Por meio do resultado dessa pesquisa, foi possível demonstrar a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. Nas considerações finais, pode-se visualizar claramente a importância da tecnologia na área da  educação infantil, s o que despertou neles um pensamento independente e a sensação de ter capacidade de dominar e controlar tudo à sua volta, além do atributo de desejar e de se atrever a perguntar ao mundo e a investigá-lo. Diante do exposto, constatamos que a ciência e a tecnologia são linguagens que se inter-relacionam, facilitando lidar com conflitos, entendendo direitos e obrigações, ou seja, um conjunto de práticas com as quais se busca articular experiências e saberes com as crianças. Reconhecemos, então, que esses aprendizados qualificam o fazer profissional à medida que a concepção de educação pauta-se em um currículo vivo, contextualizado, no qual é legítimo que o ensino de ciências e as TIC, ao serem utilizadas a partir de uma intencionalidade, são possíveis para a construção de conhecimentos.