Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Formação e Educação a Distância e VII Encontro de Capacitação Continuada - UAB

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

INTERNET EDUCATIVA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ONLINE EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

MARCELO FREDERICO GUETLER

Última alteração: 2015-12-03

Resumo


No atual momento que vivemos estamos rodeados de tecnologia, que surgem a todo o momento em diversos setores, com diferentes finalidades e recursos de utilização. Na escola a mesma está presente e inserida através dos laboratórios de informática que hoje fazem parte da estrutura educacional em todo o Brasil, mas, para que haja eficácia em sua utilização há necessidade de metodologias de emprego dos recursos ali presentes e principalmente do uso da internet. A internet é uma janela aberta para o mundo, então, como fazer para que quando o aluno estiver em frente ao computador, utilize os meios tecnológicos com sabedoria, uma vez que a mesma é uma área livre e não regulada que apresenta inúmeros problemas, como a publicação de qualquer conteúdo, assunto e material pelos mais diferentes tipos de pessoas com variadas intenções. Esta investigação acadêmica visa às percepções de professores e alunos quanto ao uso da internet educativa e as ferramentas on-line disponibilizadas pelo site Google, destacando as técnicas de pesquisas avançadas, visitas virtuais a museus e lugares, vídeos, fotos, mapas, fóruns, e outros, para complementação do ensino convencional. A metodologia empregada foi direcionada a investigação descritiva e exploratória do cotidiano dos professores e alunos, com o objetivo de identificar a utilização e o conhecimento dessas ferramentas para o desenvolvimento do ensino e aprendizado. Além do estudo bibliográfico, ainda foi realizado uma coleta de dados, sendo aplicado um questionário com dez perguntas para docentes e alunos, que demonstram a importância da utilização dos recursos tecnológicos, assim como o uso significativo da internet educativa.  A presente investigação aponta o grande potencial de uso do computador e da internet com suas ferramentas e aplicativos na educação, contribuindo para o ensino de forma positiva, transformando as aulas em verdadeiros campos de pesquisa, pois motiva, dinamiza e favorece a medicação entre professor, aluno e conteúdo. É notório que as escolas necessitam constantemente acompanhar o avanço da tecnologia, revitalizando o parque tecnológico presente em suas dependências, visando um melhor emprego da informática em um todo no aprendizado pedagógico do aluno e do professor.