Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Formação e Educação a Distância e VII Encontro de Capacitação Continuada - UAB

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O uso do celular como auxílio pedagógico nas aulas de História

Humberto Rocha Cunha

Última alteração: 2015-12-04

Resumo


O celular tem se tornado, nos últimos tempos, um recurso  necessário na vida das pessoas, buscando ser um aliado na comunicação, como também na forma de relacionamento entre os sujeitos no espaço social. Não distante disso, na escola e no cotidiano dos alunos o uso desta ferramenta se faz presente, gerando aceitações e resistência quanto à sua permanência e utilidade no processo educacional.

É refletindo sobre este contexto, que o presente trabalho busca apresentar uma proposta inovadora na sala de aula por meio do uso do celular nas aulas de História, por meio de um aplicativo elaborado com o objetivo de promover uma interação rápida e dinâmica entre professor e aluno dentro e fora do espaço escolar.

Por meio do celular e através do aplicativo criado pelo professor, os discentes recebem as informações, atividades e conteúdos extras, cujo objetivo é agilizar o tempo de estudo dos temas que serão explorados em sala de aula, além de proporcionar ao aluno o conhecimento prévio dos mesmos. Esta proposta metodológica vai ao encontro das ideias de Lévy (1999), que ressalta que:

“(...) a principal função do professor não poder ser mais uma difusão dos conhecimentos, que agora é feita de forma mais eficaz por outros meios. Sua competência deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento. O professor torna-se um animador da inteligência coletiva dos grupos que estão a seu encargo” (Lévy, 1999, p.170).

A metodologia foi desenvolvida na Escola Cooperativa Educacional de Linhares, que se localiza no município de Linhares, a qual atende da Educação Infantil ao Ensino Médio, sendo este trabalho realizado nas séries do Ensino Fundamental e Médio, como meio de agregar a tecnologia presente no cotidiano dos alunos ao estudo da disciplina. A proposta consiste em que, por meio dos seus smartphones, os alunos instalem o aplicativo da disciplina de História e passem a interagir sobre os conteúdos estudados por meio do material que o professor disponibiliza, o que favorece para que o aluno tenha uma participação mais ativa na sala de aula e possa estar revisando os temas, sempre que possível e em qualquer espaço.