Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Formação e Educação a Distância e VII Encontro de Capacitação Continuada - UAB

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

(RE) PENSANDO A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Olga Rodigues Vicente Fernandes

Última alteração: 2015-12-03

Resumo


O tema despertou interesse porque na prática observa-se que a maioria dos alunos não sabe realizar pesquisas nos ambientes virtuais e em sites de busca, gerando assim mera reprodução de texto (cópia) e falas. Repensar a prática da pesquisa mediante as TICs é necessário, para que possamos tomar consciência de uma nova forma de buscar conhecimento e de formar pesquisadores, de fato, desde as séries iniciais.

Os objetivos são detectar as principais problemáticas na questão da pesquisa escolar mediada pelas TICs, levando em conta as atitudes de alunos e professores em relação a esse processo e analisar por meio de estudo de caso uma prática docente de sucesso que incentiva a pesquisa em meios midiáticos.

A escolha de César Coll e colaboradores elucidaram a trajetória de estudo para elaboração deste trabalho , pois , aborda o modelo psicoeducacional estratégico  da busca por conhecimento , ou seja, leva em conta a motivação, superação,medo, auto-suficiência, entre outros. Já o  autor Pedro Demo é referência na área de pesquisa e pesquisa escolar, tendo vários escritos falando do tema.

O educador Paulo Freire é o pai da pedagogia da indagação. É a partir dos questionamentos, das perguntas é que surge o a centelha da pesquisa.

“As TICs vieram reforçar e melhorar as práticas já existentes, ela não é um elemento necessariamente inovador.” (COLL, MAURI E ONRUBIA,2010,P.87)

“Não se busca um profissional da pesquisa , mas um profissional de educação pela pesquisa” (DEMO, 2007, p.2)

“Já faz parte da natureza docente a prática de indagação, a busca”. (FREIRE,1996, p.29)

A metodologia deste trabalho constitui uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso por meio de questionários abertos e fechados, aplicados via Google docs.