Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Formação e Educação a Distância e VII Encontro de Capacitação Continuada - UAB

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O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ALEGRE/ES

Sonia dos Santos Pirovani

Última alteração: 2015-12-03

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de destacar a formação continuada dos educadores da rede municipal de ensino do município de Alegre-ES, bem como sua importância para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos educandos da educação inclusiva e mostrar que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo educacional pode auxiliar a aprendizagem dos mesmos. Buscou-se, metodologicamente através de pesquisa documental e de campo, obter informações sobre as formações oferecidas pela secretaria de educação, a fim de se ter dados que comprovem a importância da formação para a utilização das TICs e das Tecnologias Assistivas (TAs) para atender a clientela da educação inclusiva atendidas nas Salas de Recursos Multifuncional da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental “Ruth Alice”. Sendo assim, para reforçar a pesquisa, foram utilizados estudos realizados por teóricos-pesquisadores renomados, tais como: Correia, Gândara, González, Mantoan, Pires, Teixeira, entre outros que são de suma importância no processo de inserção e utilização das TICs e TAs no cotidiano escolar. O estudo conclui que outras possibilidades podem ser encontradas quando se focaliza um processo de formação continuada para o uso das TICs/tecnologia assistiva voltada ao acesso do currículo escolar por alunos com deficiência e que essa ação deve partir de todos os que estão envolvidos no processo de escolarização, ou seja, de gestores e dos próprios professores que podem buscar formas de atuar com seus alunos, não permitindo que estes fiquem “fora” do processo educacional, como meros espectadores, numa chamada inclusão social apenas.