Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Formação e Educação a Distância e VII Encontro de Capacitação Continuada - UAB

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UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

Renata Priscila Cupertino de Souza, Marize Lyra Silva Passos, Isaura Alcina Martins Nobre

Última alteração: 2015-12-01

Resumo


Diante da possibilidade de inserção da informática no ensino de Química através da alusão de conteúdos da disciplina por meio do uso de softwares educacionais, o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar a utilização desses softwares educacionais no ensino de química em escolas estaduais, com maior quantitativo de alunos matriculados, totalizando mais de dois mil alunos, da área urbana do Município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Também foi possível verificar, no que se refere ao ensino de Química em escolas estaduais, a utilização de laboratórios de informática nas aulas, identificar a percepção dos docentes diante da utilização de softwares educacionais para o ensino dos conteúdos, além de identificar as dificuldades para a utilização destes softwares educacionais neste contexto de ensino. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa aplicada, descritiva, de levantamento, quali-quantitativa, com utilização de questionário estruturado aplicado aos docentes nas escolas. Os dados obtidos demonstram que a utilização de softwares educativos, bem como de ferramentas computacionais utilizando os laboratórios de informática, não é uma prática comum, pois em sua maioria os docentes não os utilizam no ensino de Química, o que indica a necessidade de um reforço das aprendizagens docentes em relação aos meios computacionais. Destaca-se, também, a necessidade de melhor organização dos laboratórios de informática, de forma a possibilitar aos docentes utilizá-los para aplicação dos softwares educacionais no ensino de Química.