Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Formação e Educação a Distância e VII Encontro de Capacitação Continuada - UAB

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA SERVQUAL: visão discente do Curso Técnico em Informática a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no polo de Viana/Es

MARCELO CALDERARI MIGUEL

Última alteração: 2015-12-01

Resumo


Este trabalho objetiva avaliar a qualidade dos serviços prestados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do curso Técnico em Informática, do Programa Federal Rede e-Tec Brasil, no Polo Viana/ES, utilizando a abordagem teórico-metodológica SERVQUAL, de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), cujo método afirma existir uma lacuna entre as expectativas dos discentes e a percepção destes em relação à qualidade do serviço recebido. Este método propõe um exame da matriz importância e satisfação como ferramenta para análise dos dados em relação às cinco dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Tangibilidade. Com base no modelo proposto, a metodologia deste estudo possui caráter descritivo de natureza quantitativa com estudo de caso para avaliar o serviço oferecido. Seu delineamento é do tipo levantamento com a utilização de questionário online semiestruturado. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciam que os alunos consideram a dimensão Tangibilidade importante, no entanto destacam insatisfação no resultado obtido em relação a esse quesito. Outro diagnóstico demonstra que os usuários do processo de aprendizagem em formato EaD no referido Polo consideram importante e estão satisfeitos com a dimensão Garantia. Com base nos resultados obtidos na pesquisa feita, recomenda-se o método SERVQUAL para avaliação da qualidade no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) reconhecendo-o como ferramenta útil para a gestão e a tomada de decisões, visto que destaca pontos fortes e fracos das instituições gerando informações sob a ótica da clientela. Por ser este um estudo de caso, seus resultados são limitados a este estudo; contudo, outras reflexões podem ser propostas.  Sugerimos também explorar mais a parte qualitativa da abordagem teórico-metodológica SERVQUAL promovendo um diagnóstico minucioso da ambiência, além da aplicação da pesquisa em outros cursos, e que este estudo seja expandido em duas direções: que a amostra seja ampliada para uma nova pesquisa e nessa direção ofertando voz aos usuários; e agregar mais questões qualitativas, reunindo informações explícitas que propiciem o monitoramento e a melhoria contínua. Portanto, possíveis desdobramentos podem fundamentar uma continuidade nesta linha de pesquisa.