Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e V Encontro de Informática na Educação

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O papel da Linguagem e da Interação no processo de Tutoria a Distância

Marcelo Mendonça Vieira, Renato Pereira Aurélio

Última alteração: 2016-02-17

Resumo


Neste estudo, procura-se refletir sobre alguns aspectos da Educação a Distância (EAD), com o objetivo de compreender o papel da interação e da linguagem no Componente Curricular Leitura e Produção de Textos, ofertado no I Semestre do Curso de Licenciatura em Letras Português - EAD (IFES/ CEFOR). O processo de transposição de dispositivos relacionados às Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC) é cada vez mais dinâmico. O que abre espaço para novas incursões, frente à demanda por metodologias, ferramentas de interação, formas de avaliação etc. A discussão sobre interação é realizada a partir dos postulados teóricos de Vygotsky (1998), Benveniste (1963) e Bakhtin (1995). Com base em Geraldi (2004) e Leite (2004), é apresentado o conceito de linguagem. Sobre EAD e novas tecnologias, são utilizados os pressupostos de Belloni (2003), Fiorentini (2003) e outros. Quanto ao aspecto metodológico, utiliza-se a perspectiva qualitativa e quantitativa de Lakatos e Marconi (2003). Os dados foram coletados a partir do Fórum de Dúvidas, no AVA do referido curso e componente curricular. A análise demonstrou que houve interação entre os pares, através de uma linguagem clara e objetiva, concretizada nos comentários dos fóruns, especialmente no tópico “Wiki 1 - Dificuldades no ato de escrever”.


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