Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e V Encontro de Informática na Educação

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O Uso de Softwares Educativos na Alfabetização de Alunos com Deficiência Intelectual no Atendimento Educacional Especializado

Náysa Taboada, Wagner Kirmse Caldas

Última alteração: 2016-03-18

Resumo


O uso de recursos tecnológicos no contexto educacional tem sido tema de várias discussões e pesquisas não somente para possibilitar o seu acesso, mas principalmente na questão de como utilizar tais equipamentos como objetos de aprendizagem. Com a inclusão de alunos com deficiência no âmbito escolar, a busca por tecnologias foi crescendo a cada ano, seja para facilitar a independência deste aluno ou para auxiliar o seu desenvolvimento cognitivo-sócio-cultural. Entretanto, a inserção das pessoas com deficiência e dos equipamentos tecnológicos por si só nas escolas, não garantem uma educação eficaz. Neste artigo apresenta-se uma experiência docente com o uso de softwares educacionais voltados a alfabetização e desenvolvimento escolar dos alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado realizado através de uma metodologia pesquisa-ação nos pequenos grupos da sala de recurso multifuncional. O que aponta a possibilidade de construção de uma práxis em que predomine o caráter eminentemente pedagógico das tecnologias que estão disponibilizadas para tais alunos e que pontua a importância do professor como facilitador e mediador deste processo de aprendizagem.


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