Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e V Encontro de Informática na Educação

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Coreografias didáticas on-line: o modelo base de aprendizagem do discente

Cristiane Lucia da Silva, Maria Auxiliadora Soares Padilha

Última alteração: 2016-02-18

Resumo


Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado que investigou as coreografias e as estratégias didáticas online e suas relações com os estilos e enfoques de aprendizagem docentes e discentes (SILVA, 2012). Logicamente, fizemos neste artigo científico um recorte e focamos somente em como compreender como as operações mentais/modelo base de aprendizagem dos educandos são influenciadas pelas ações do professor. Para a metodologia selecionamos a pesquisa qualitativa e como técnica para analisar, escolhemos a Análise Textual Discursiva. Em relação ao instrumento, aplicamos, uma entrevista semiestruturada on-line por meio de chat no Messenger (MSN) do Hotmail. Como resultados principais tivemos a falta de mediação por parte da tutoria e do professor da disciplina on-line - ofertada na Graduação de uma Universidade Federal – que impactou direta e negativamente na aprendizagem dos estudantes.


Texto completo: PDF