Uma Abordagem Alternativa com o Uso de Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem de Integral Definida
Última alteração: 2016-02-29
Resumo
Uma prática relativamente comum no Ensino de Matemática é a aplicação de vários exercícios numéricos para fixação procedimental de cálculo, o que em muitas situações é necessário, porém não suficiente, para a compreensão do significado conceitual do tema.
Considerando a limitação dessa abordagem, utilizou-se uma alternativa metodológica com o objetivo de valorizar o aprendizado de determinados conceitos matemáticos.
Este artigo apresenta uma sequência didática proposta e executada na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral nos cursos de Engenharias oferecidos no Ifes - campus Cariacica e na FAESA. A sequência didática adotada teve como objetivo principal a facilitação do entendimento do conceito de integral definida usando soma de Riemann.
A metodologia envolve a identificação e escolha de um sólido de revolução, a determinação e modelagem matemática de região geradora usando um software matemático, o fatiamento da região geradora, a geração de discos cilíndricos correspondentes a estas fatias, o cálculo dos volumes das inúmeras fatias usando uma planilha eletrônica, a modelagem matemática do volume total usando somatório e o uso de integrais definidas para a obtenção do volume. Durante o desenvolvimento do trabalho ficou evidente, que esse recurso didático favorece as interações entre os alunos, o diálogo e o espaço para discussões, mostrando-se como facilitador da aprendizagem conceitual.
Texto completo: PDF