Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e V Encontro de Informática na Educação

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Análise Estatística da Utilização de Ferramentas Computacionais em Ambiente Acadêmico

Sergio Nicolau Serafim Martins

Última alteração: 2016-03-18

Resumo


O estudo aborda o impacto da utilização de tecnologias virtuais educacionais, dentre eles ambientes digitais de ensino, objetos de aprendizagem e demais recursos tecnológicos, no ambiente educacional, além do processo de adaptação de novas tecnologias na escola. Este trabalho propõe a analise e comparação estatística entre resultados obtidos no emprego do ambiente virtual de aprendizagem, incluindo suas outras ferramentas computacionais, no contexto acadêmico e em quais graus de dificuldade eles influenciam com maior êxito no processo de ensino/aprendizagem. Alunos foram divididos em grupos para construção de salas de aula virtuais, respeitando padrões e normas de criação, onde puderam utilizar recursos computacionais diversos, aplicá-los a outros estudantes e coletar dados referentes ao aprendizado para confrontar com os dados do ensino presencial sem a utilização dessas ferramentas. O resultado foi obtido por meio da comparação entre as provas aplicadas e também por questionários passados aos estudantes das salas virtuais. Para verificar a eficiência das ferramentas tecnológicas, os alunos foram submetidos às mesmas avaliações, sendo que estas apresentaram questões estratificadas de acordo com o nível de dificuldade. Os resultados do estudo apontam que a utilização das ferramentas computacionais mostraram maior índice de eficiência especialmente em determinados momentos do processo de aprendizagem.


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