Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e V Encontro de Informática na Educação

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O SOFTWARE GEOGEBRA: Recurso didático para o ensino-aprendizagem de matemática no ensino médio integrado do IFES Campus Piúma

Thiago Marques Zanon Jacomino, Humberto Silveira Gonçalves Filho

Última alteração: 2016-03-18

Resumo


O presente trabalho apresenta o uso da tecnologia da informação, mais precisamente o Geogebra, como uma ferramenta poderosa para o ensino-aprendizagem de Matemática. Através do uso de softwares matemáticos gratuitos, como o Geogebra, a informática pode apresentar-se como uma metodologia que aproximará a matemática de situações reais, tornando-a mais concreta, motivadora e fazendo com que passe a ser mais acessível aos alunos. Nas atividades desenvolvidas, foi proposto o levantamento de dados como: a idade, o peso e a altura dos alunos de determinada turma, pré-estabelecida, através de uma pesquisa de campo na escola, com o intuito de estudar conceitos estatísticos. Os discentes utilizaram o Geogebra para realizar simulações e fazer as análises dos resultados dos dados obtidos. Observamos que o empenho, participação e rendimento dos educandos foi diferenciado nesta atividade, facilitando a compreensão dos conceitos envolvidos.


Texto completo: PDF