Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e V Encontro de Informática na Educação

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O FACEBOOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: ASCONTRIBUIÇÕES DA REDE SOCIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

Cleiton Santana de Souza, Hiran Pinel, Marciane Cosmo

Última alteração: 2016-02-18

Resumo


O presente artigo foi elaborado a partir da criação, implementação e execução de um curso de extensão à distância intitulado de Pedagogia Social Hospitalar. O curso, foi realizado pelo ambiente virtual Facebook e ofertado aos alunos (as) de licenciatura de Pedagogia, Letras (Português) e Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo nos meses maio, junho e julho do corrente ano. Tivemos como inquietações disparadoras: o uso do Facebook pode ser utilizado como cunho formativo e  pedagógico na formação de professores? Quais suas facilidades e dificuldades operacionais? O Facebook (originalmente, thefacebook) é uma plataforma de rede social que foi lançada em fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg e três colegas de classe - Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes- que estudavam na Universidade de Harvard (EUA). Optou-se por esta plataforma – Faceboook - pelo fato da mesma apresentar características vantajosas em relação a outras plataformas analisadas (Moodle, Udemy, Stoodos), ganhando ênfase a gratuidade e a grande adesão dos envolvidos. A rede social digital é concebida como um ambiente virtual em que acontecem conexões e interações entre diferentes pessoas nos seus múltiplos tempos e espaços interligados pela conectividade (internet). Quanto à utilização do Facebook, vale frisar que para fazer parte dessa rede social, basta que o usuário crie uma conta que tem por pré-requisito a existência de um e-mail válido. Nessa conta criada no Facebook a pessoa pode adicionar fotografias, vídeos, links para sites, textos na íntegra ou partes e ainda comentar materiais disponibilizados pela sua rede, criar e participar de páginas, grupos e outras ferramentas. Ao considerarmos a investigação das redes sociais no contexto dos processos educacionais, acreditamos na ampliação de possibilidades formativas dos sujeitos dentro e fora do ambiente acadêmico/escolar, sejam eles alunos e/ou professores.


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