Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, I Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e IV Encontro de Informática na Educação

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Redes Sociais na Educação: Promovendo a Formação de Sujeitos Autônomos nas Aulas de Filosofia através do Facebook

Humberto Rocha da Cunha, Henrique Monteiro Cristovão

Última alteração: 2014-05-18

Resumo


Apresenta a possibilidade de uso das redes sociais em sala de aula, mais especificamente o Facebook, entendendo que este espaço esta bastante presente  na vida dos alunos e oferece recursos que podem promover o incentivo dos discentes além da oportunidade de despertar a autonomia e organização nos estudos fora do espaço escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio da disciplina de Filosofia, através do conteúdo de política moderna, no qual os alunos envolvidos nesta experiência foram discentes que cursam o Segundo ano do Ensino Médio Integrado em Informática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Prof.ª Aldy Soares Merçon Vargas”, em Conceição do Castelo – Espírito Santo. Dessa forma, a proposta de inserir o Facebook nas aulas de filosofia, é promover um espaço que ultrapasse o ambiente escolar e que possa possibilitar uma maior interação e participação dos sujeitos que estão inseridos no estudo desta ciência, acreditando também que por meio desta pesquisa, os mesmos estarão conhecendo e praticando conceitos de informática presentes no curso integrado. Portanto, este trabalho demonstrou possibilidades que podem ser agregadas ao saber fazer do professor, para que este possa dinamizar o processo de ensino buscando despertar no aluno a autonomia e participação frente aos estudos, e possibilitar a este a compreensão das possibilidades que as novas tecnologias e as “redes sociais”, como o facebook, pode oferecer para dinamizar e enriquecer a sua formação escolar.


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