Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, I Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e IV Encontro de Informática na Educação

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Modelo "Sala de Aula Invertida" Aplicado em uma Disciplina do Curso Técnico em Informática com o Auxílio da Ferramenta Wink

Cristiano da Silveira Colombo, Nilson Sergio Peres Stahl, Camila Peixoto Fagundes Ramos Duncan, Sandra Maria Schröetter

Última alteração: 2014-05-12

Resumo


Este trabalho procura demonstrar como a utilização de novas metodologias de ensino, apoiadas por ferramentas computacionais, podem contribuir para a melhoria do aprendizado dos alunos do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro. Com o intuito de tornar as aulas atraentes, objetivas e com o foco no aluno, pretende-se aplicar o modelo Flipped Classroom (sala de aula invertida). Este modelo promove uma organização curricular diferenciada, que permita ao aluno o papel de sujeito de sua própria aprendizagem e mantém o papel do professor como mediador entre o conhecimento elaborado e o aluno. Foram produzidos objetos de aprendizagem com a ferramenta Wink, que contemplam a ementa da disciplina Técnicas de Programação, no intuito de permitir ao aluno o estudo do conteúdo fora do horário da aula. Espera-se com este trabalho, comprovar que a implementação do modelo do Flipped Classroom, com base na utilização de OAs, demonstre que o processo de ensino-aprendizado dos alunos foi melhor que o processo tradicional, centralizado no professor.

Texto completo: PDF