Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, I Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e IV Encontro de Informática na Educação

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Plataforma de Internet com Vídeos: Estratégia no Processo de Ensino Aprendizagem dos Alunos da Disciplina Contabilidade Geral I, do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ilhéus (Bahia-Brasil)

José Alexandre de Souza Gadioli, Almir Milanesi, André Ricardo Vieira de CARVALHO

Última alteração: 2014-05-17

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem é hoje, sem dúvida alguma, umas das facetas que gera uma intriga grande entre estudiosos e pesquisadores, na área da educação, preocupados em estabelecer ações e direcionamentos que atendam às carências do educandos no que se refere ao fortalecimento do respectivo processo. Diante disso, a problemática acaba sempre por questionar as formas e metodologias abordadas pelos educadores, assim, como também, as contribuições pedagógicas e técnicas da instituição quanto a relação desse processo. Acredita-se ser possível avançar nessa área de interação ensino-aprendizagem, utilizando-se dos recursos tecnológicos propícios para o processo de interatividade: educando/educador, sem necessariamente estabelecer limites de tempo e espaço. A plataforma de vídeos com gravação/reprodução de aulas ministradas, articuladas com a elaboração de estudos dirigidos e apostilas de exercícios, através da Internet, surge, nesta pesquisa, como uma proposta de avanço e apoio aos alunos da disciplina Contabilidade Geral I, especificamente do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Ilhéus, que proporcionará um ambiente propício para assimilação, superação e atenuação das dificuldades dos respectivos alunos. Para tanto, se faz necessário aliar conteúdo e ambiente especial (layout agradável), no sentido de proporcionar aos usuários maior interatividade. Para fundamentar os pressupostos teóricos, que serviram de base para reflexão sobre o assunto, foram propostos vários autores renomados da área de educação, comunicação, tecnologia e linguagem audiovisual, como Paulo Freire (1987), José Moran (1995), Ismar Soares (2006), Lévy (2010), entre outros.


Texto completo: PDF