Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, I Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e IV Encontro de Informática na Educação

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Uso do Facebook como ferramenta pedagógica

Emanuel Vieira de Assis

Última alteração: 2014-05-18

Resumo


Este trabalho consiste numa avaliação de possibilidades e desafios do uso da rede social Facebook como recurso pedagógico. Para isso, realizou-se um levantamento teórico a respeito do uso das redes sociais na educação, de forma a debater ideias sobre a utilização da ferramenta Facebook no campo do ensino e da aprendizagem, buscando responder se tal recurso contribui efetivamente como meio de complemento às atividades pedagógicas presenciais. Para o desenvolvimento da pesquisa, tomou-se como situação real o uso do Facebook, que permite a criação de grupos em modo de privacidade aberto, fechado ou secreto, adotando-se neste trabalho a configuração de grupo fechado para o desenvolvimento de uma atividade sobre Indústria Cultural, relacionada a disciplina Sociologia. Neste trabalho, os membros participantes deveriam fazer postagens e comentários de propagandas em forma de vídeos ou imagens e gerar um debate a respeito do tema trabalhado, de forma a relacionar com a teoria de Adorno e Horkheimer a respeito da temática. A referida atividade foi realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado do IFES de Cariacica, sendo que após sua realização estes mesmos alunos responderam a um questionário aberto e fechado. A intenção era analisar as representações que eles possuem acerca do uso do Facebook como método pedagógico, assim como o uso das redes sociais na educação. Os resultados revelam que existe um risco de dispersão no desenvolvimento de trabalhos por meio de redes sociais, visto que elas oferecem meios de entretenimento enquanto são utilizadas. Porém, cabe aos envolvidos no processo uma orientação adequada quanto ao seu uso de maneira que se construa um conhecimento mais reflexivo e criativo. De todo modo, verificou-se que a ferramenta Facebook é significativa como meio de propiciar um ensino e aprendizagem mais efetivo como complementação dos trabalhos desenvolvidos pelo professor, pois trata-se não de uma substituição do docente ou de recursos em sala de aula, porém de um instrumento a mais no desenvolvimento de conteúdos curriculares.


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