Prazo para submissão de trabalho na Feira de Matemática é adiado

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

A Feira reúne vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores alunos matriculados na Educação Básica e Ensino Superior, das redes públicas e privadas. A feira acontece durante a 5ª Semana da Matemática do Ifes (http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/5), entre os dias 18 a 21 de maio de 2016.

Na primeira edição da Feira de Matemática, em 2015, dez trabalhos de professores e alunos de quatro campi do Ifes foram expostos: três do Campus Vitória, três do Campus Linhares, três do Campus Venda Nova do Imigrante e um do Campus Nova Venécia. A expectativa do coordenador da feira, prof. Lauro Sá (campus Linhares) é que nesta edição mais professores se sintam motivados a participar e levar seus alunos para apresentarem trabalhos desenvolvidos dento e fora de sala de aula.

A professora Mariana dos Santos Cezar, campus Nova Venécia, adianta que os alunos dos terceiros anos do integrado em Mineração e em Edificações apresentarão jogos relacionados a Geometria Espacial. "Pretendemos participar com uma média de 40 alunos e 4 professores de Matemática. Os alunos estão na expectativa para participação nesse evento, pois para eles essa participação representa uma grande oportunidade de interação e aprendizagem", destaca.

Apesar de receber o nome de Feira de Matemática, as submissões não precisam ser feitas apenas por professores dessa disciplina. A modalidade permite apresentação de trabalhos orientados também por docentes do Núcleo Profissional. A professora Janaína Carneiro Marques, por exemplo, leciona no curso de eletrotécnica do campus Vitória e orienta um projeto sobre proporção no Desenho Técnico. No resumo que já foi submetido a feira, a professora e os alunos concluem que a partir da realização do projeto, foi possível relacionar matérias como Matemática, Arte, História, Desenho Técnico e Arquitetura.

O professor Lauro, coordenador da Feira de Matemática do Ifes e representante do Espírito Santo na organização da Feira Nacional de Matemática, destaca ainda que esta é uma importante preparação para os alunos que participação outros eventos. Cita que dois trabalhos do campus Linhares, que foram expostos na feira de matemática do ano passado, receberam prêmio de destaque na IV Feira Nacional de Matemática, em Jaraguá do Sul - SC. Outro projeto, do campus Vitória, foi selecionado para a Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da União das Nações Sul-americanas (UNASUL) e para o 34th Youth Science Meeting, em Portugal.

Para submeter uma proposta para a Feira de Matemática, a equipe deve produzir um resumo com 350 a 450 palavras. O texto deverá ter uma pequena introdução, objetivo claro, material e métodos bem concisos, resultados e discussão breves e conclusão, sem repetir os resultados. Os trabalhos devem ser submetidos pelo professor responsável e deve conter o nome de todos os alunos que participarão da exposição. Outras orientações sobre formato e conteúdo do texto podem ser obtidas no Boletim Informativo n. 01/2016 (http://educimat.vi.ifes.edu.br/gepem-es/wp-content/uploads/2016/03/BOLETIM-INFORMATIVO_01.pdf).



Apoio Realização
Capes Programa Educimat Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional ES Ifes