Comunicação Científica
PAVIMENTAÇÃO E MOSAICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lívia Oliveira Silva Oliveira Santos, Sandra Fraga Aparecida Fraga da Silva |
"Eu me remexo muito": a criança, seu corpo e o senso espacial | |
Simone Damm Zogaib, Dayane de Souza Gomes, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA SOBRE RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM ATIVIDADES NO LEM | |
Emerson Clayton do Nascimento Miranda, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ESTUDO DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: O QUE DIZEM PESQUISAS DA ÁREA | |
Yolanda Pinto dos Santos Cerqueira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
FRAÇÕES E O SIGNIFICADO QUOCIENTE-QUOTITIVO POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM FORMAÇÃO DOCENTE: QUAL O VOLUME? | |
Aparecida Ferreira Lopes, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
O DESENVOLVIMENTO DO EMPOWERMENT POR MEIO DA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DO CRESCIMENTO URBANO DE COLATINA | |
Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni |
CONHECIMENTO DE PROFESSORES EM COMBINATÓRIA | |
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
ESTUDOS SOBRE MOSAICOS E PAVIMENTAÇÃO COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA | |
Lívia Oliveira Silva Oliveira Santos, Sandra Fraga Aparecida Fraga da Silva |
REFLEXOS DA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DO AUTOCONCEITO | |
Juliana Salvador, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
GRAFOS E LEIS DE KIRCHHOFF: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
Joice Souza Soares, Lauro Chagas e Sá |
RELACIONANDO MATEMÁTICA E FÍSICA A PARTIR DA HISTÓRIA E DA ASTRONOMIA | |
Cleidiane Rodrigues de Freitas, Lauro Chagas e Sá |
DA CONCEPÇÃO DO DESCONHECIDO A ESTRUTURA ALGÉBRICA: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
CARLOS ALEXANDRE ORNELAS SANTOS |
Relato de Experiência
A INFLUÊNCIA DA INFLAÇÃO E DO PROCESSO LOGÍSTICO NO PREÇO DE ÓCULOS E LENTES | |
Lara Sossai Corrêa da Costa, Rhayson Bernardo Simão, Francier Paranha Gomes, Lauro Chagas e Sá |
GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES DE AÇÕES DO LEM | |
Ariel Wesley Soares, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Extrapolando o ensino de poliedros para além dos livros didáticos | |
Thaciane Jähring Schunk, Rodrigo Sena Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Experiencias de estagio IV por meio de atividades na turma de eja integrado com o curso de tecnico de segurança do trabalho | |
Solange Taranto Reis, Marcela Santana Santos, Ana Ligia Oliveria Teixeira |
O USO DE MATERIAL LÚDICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES | |
jose alves de paula, Yasmin Giles, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
CAMINHADA ORIENTADA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NA EJA | |
Fernando Campos Alves, Philipe Tiago Nunes dos Reis, Clailton Barcellos Santanna |
MATEMÁTICA E SABERES TRADICIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA GUARANI EM ARACRUZ-ES | |
Bárbara Carolina Ferreira dos Santos, Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni |
PROPRIEDADES DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Kayodê David de Melo Souza, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
ATIVIDADES COM PADRÕES MATEMÁTICOS E GENERALIZAÇÕES UMA FORMA DE DESENVOLVER O PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
Tatiana Bonomo Sousa, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS ENVOLVENDO FRAÇÕES E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
Fabiola Barcelos Risso, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E OPERAÇÕES COM MATRIZES EM OBRAS DE DIONÍSIO DEL SANTO E RUBEM VALENTIM | |
Lauro Chagas e Sá, Cátia Aparecida Palmeira, Elcio Pasolini Milli |
PROJETO ALIMENTACAO SAUDAVEL E O CALCULO DO IMC | |
Solange Taranto Reis, Ana Ligia Oliveira Teixeira, Marcela Santana Santos, Rosemere Athayde Santos de Castro |
A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU | |
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Eliana Ferreira Reis de Mello |
O JOGO AWALÉ COMO FERRAMENTA AUXILIAR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antônio Henrique Pinto |
REFORMANDO MINHA ESCOLA: UMA OFICINA ORIENTADA Á APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA | |
Fred Augusto Pulz, Erika Isabel Flores, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
OBSERVAÇÕES E ESTUDO SOBRE UMA AULA DE MATEMÁTICA FORA DA SALA | |
Caroline da Silva Soares, Jéssica Schultz Kuster |
JOGO DE TABULEIRO: POSSIBILIDADES NA SOMA ALGÉBRICA DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS | |
Gilson Abdala Prata Filho, Ligia Arantes Sad |
CÁLCULO DE ÁREAS DE POLÍGONOS: CONSTRUÇÕES E ANÁLISES UTILIZANDO O GEOPLANO | |
Monica Tavares Galdino Silva, Leandra Gonçalves dos Santos |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TRIGONOMÉTRICOS COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA TEODOLITO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Girlane Lima Cricco Manguinhos, Leandra Gonçalves dos Santos |
ESCALA E RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: RELATO SOBRE UMA OFICINA NUMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
João Vitor Cardozo, Gilberto Guerra, Adriana Coelho de Sousa Pereira, Ariel Wesley Soares |
O JOGO DOMINÓ COMO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGEM EM RADIAÇÃO E POTÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria das Dores Soares Damaceno Jardim, Eucilene Souza Carvalho, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
O JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO PARA UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
ADRIANI LUIZA DA SILVA, Leandra Gonçalves dos Santos, FERNANDA MONTEL SCHAUSSE LEAL |
A MATEMÁTICA PRÁTICA: MULTIPLICAÇÃO COM FEIJÕES | |
Laira Lamburghini Ribeiro, Thaciane Jähring Schunck, Alexsandra Senna, Dilza Coco |
Feira de Matemática
EXPLORANDO PERSPECTIVA COM AUXÍLIO DE FOTOGRAFIA | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Aline Leite Lazaro, Apoliana Carriço Travizani, Debora Assunção Oliveira, Gabriel Donatel Marin, Giovana Monte Caldonho, Giovana Nunes Justi, Izadora Leonídia de Barros Cristino, Lara Bernardi Salarini, Miriane Tavora Adami, Paulo Emílio Marchete Rohor, Rafaelly Binadiman Vieira, Roberta Sinande de Souza, Samuel Leite Pena, Suzana Lorencini Peixoto, Vanessa Paganini Caprini, Victor Augusto Cavalcante Miranda, Renata Conceição Pinto Andreata |
Superficies regradas por meio da visualização de parabolóides hiperbólico e hiperbolóide de fios | |
Mara Jennifer Rodrigues Goes, Filipe Luis Schmidt Moreno Ramos, Bruno Fernandes Vieira |
SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO: CONCEITOS E MATERIAIS | |
Bárbara Carolina Ferreira dos Santos, Katherine Santos, Marcio Victor de Paula Moreira |
TEOREMA DE PITÁGORAS: HISTÓRIA E JOGO | |
Bárbara Carolina Ferreira dos Santos, Flávia Gavinho Ferreira de Araújo, Gabriel Henrique Rodrigues da Silva, Helandro Martins Batista, Marcella Correia Faustini |
Protótipo do elevador de Dante e suas possibilidades matemáticas | |
Giseli Lipaus Santos de Paula, Regiane Ferreira da Silva, Jaqueline Magalhães Brum |
O TAPETE NÚMERICO INTEIRO: UMA ADAPTAÇÃO DO JOGO “SOBE E DESCE” PARA O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Juliana Salvador, Silvana Cocco Dalvi, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Resende |
REVELANDO TRUQUES MÁGICOS DE BARALHOS COM AUXÍLIO DA MATEMÁTICA | |
Ariel Wesley Soares, Alex Müller Amorim, Alexandre Krüger Zocolotti, Lourenço Gonçalves Junior |
“CASMATHE” O JOGO HUMANO | |
Mariana dos Santos Cezar, Isayanni Marciano dos Santos, Jonas Alves da Silva Neto, Maria karolyne Almeida Rodrigues, Yasmin de Almeida Fornaciari, Enzo Livramento Martins |
CAIXA MONGEANA: UMA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA GEOMETRIA DESCRITIVA POR MEIO DE PROJEÇÕES ORTOGONAIS DE SÓLIDOS | |
Gilberto Guerra, Fabiano Barbosa Santos, Deiverson Rodrigues |
Cubo Transformer | |
Grasielly Dias Quirino, Paulo Henrique Krohling, Lucas dos Santos Reis, Laysa Alvarenga Nascimento, Vinicius Barreto Silva, Bruna Gomes da Silva |
Aventura Matemática | |
Walber Antonio Ramos Beltrame, Kenia Dutra Savergnini Baeta, Marcos Romanholi de Souza, Daniel Francisco Schimith Dam Piassi, Gabriel da Silva Reboli, Samuel Lucas Moura Sezini, Thaysa Souza Favatto |
CUBO-SOMA E HABILIDADE DE VISUALIZAÇÃO EM GEOMETRIA ESPACIAL | |
Bruno Siqueira Perini, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Fabricio Fernandes Alledi |
Apoio | Realização | ||