Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 6ª Semana da Matemática do Ifes

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A MATEMÁTICA PRÁTICA: MULTIPLICAÇÃO COM FEIJÕES

Laira Lamburghini Ribeiro, Thaciane Jähring Schunck, Alexsandra Senna, Dilza Coco

Última alteração: 2017-05-03

Resumo


Este texto apresenta um relato sobre a aplicação de uma atividade e sobre sua importância nos conteúdos posteriores. Esta atividade foi aplicada numa turma de 3º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede municipal de Vitória. Tem por objetivo explicitar a importância de atividades com material concreto, o desenvolvimento cognitivo dos discentes e discussão da ferramenta de estudo que se criou, tabuada de feijões. Esta atividade foi desenvolvida em parceria com o programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid) e de atividades de iniciação científica. Para isso, é apresentado o planejamento da atividade, a fundamentação teórica, o relato da experiência e dados observados posteriormente, quando os alunos agora estão no 4º ano do ensino fundamental. Esta atividade tinha como objetivo inicial trabalhar os fatores da multiplicação de maneira concreta, utilizando a contagem um a um e, possivelmente, evidenciar a multiplicação retangular.  Esta metodologia revelou-se como uma estratégia eficaz de ensino a levar os alunos a identificar um dos conceitos de adição que é a soma de parcelas iguais e a desenvolver habilidades de cálculo dos fatos fundamentais da multiplicação. Utilizando o recurso da tabuada de feijões, foi realizado o jogo de bingo da multiplicação, onde foi disponibilizado para os educandos as tabelas do bingo e da multiplicação de feijões. As operações de multiplicação eram ditas pela docente, e os educandos tinham que efetuar a operação e com o resultado marcar na sua tabela do bingo. Em especial, um aluno com muita dificuldade de aprendizagem, teve interesse e participou ativamente de toda a atividade. Com estes educandos que possuem muita dificuldade, pode-se destacar a importância que dão ao material que eles mesmos produziram e que possuem acesso a qualquer momento. Eles se sentem independentes e com este material, ao longo do tempo, descobrem por si mesmos padrões que os auxiliam nas contas. Observou-se que o material concreto contribuiu e continua contribuindo para fomentar o conceito de multiplicação, e para estes que possuem mais dificuldades, o material tem permitindo-lhes acompanhar o ritmo dos demais alunos.  Os dados foram registrados por meio de fotografias e observações escritas em diário de campo. Conclui-se que essas experiências contribuem para a formação acadêmica do próprio aluno por meio da investigação, visto que a atividade tem continuidade. E o auxílio do material didático com o decorrer do tempo pode implicar na sua autonomia, visto que há discentes que não necessitam mais dele.