Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 6ª Semana da Matemática do Ifes

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ATIVIDADES COM PADRÕES MATEMÁTICOS E GENERALIZAÇÕES UMA FORMA DE DESENVOLVER O PENSAMENTO ALGÉBRICO

Tatiana Bonomo Sousa, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Última alteração: 2017-04-30

Resumo


O presente relato de experiência trata da descrição de atividades de resolução de problemas envolvendo padrões matemáticos e generalizações como forma de desenvolver o pensamento algébrico. Essa ação didática foi aplicada a licenciandos, mestrandos e pesquisadores que participam do Grupo de Pesquisa de Educação Matemática (GEPEM) e teve como objetivo verificar os raciocínios e significados matemáticos que esse grupo mobiliza ao trabalhar padrões matemáticos. Esta sequência de atividades faz parte do projeto piloto da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Educimat-Cefor/Ifes que busca analisar saberes que os professores (re)constroem ao trabalhar atividades de generalizações de padrões matemáticos, em um curso de extensão que enfoca o ensino e aprendizagem da Álgebra. A fundamentação teórica é embasada nas reflexões de Lee Shulman (1986) sobre a base do conhecimento para o exercício de sua prática docente; Fiorentini, Miorim e Miguel (2005) que utilizam as potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas na mobilização do desenvolvimento do pensamento algébrico; Delvin (2002),Vale e Pimentel (2011), embasam discussões sobre generalizações de padrões matemáticos no ensino e aprendizagem da Álgebra. Para esta ação didática realizamos uma sequência de atividades que foram aplicadas em duas etapas. A primeira etapa três atividades foram aplicadas com intuito de conhecer as percepções, as formas de resoluções, a linguagem algébrica e aspectos que caracterizam o desenvolvimento do pensamento algébrico. A segunda etapa teve como objetivo conhecer a opinião dos participantes sobre as possibilidades, desafios e potencialidades pedagógicas das atividades envolvendo padrões matemáticos e generalizações. Verifica-se o envolvimento dos participantes do grupo de pesquisa com a temática de forma satisfatória em todas as etapas. Constatou-se que os participantes perceberam as regularidades nas questões, desenvolveram a capacidade de abstração e outras capacidades matemáticas que caracterizam aspectos do pensamento algébrico. Percebemos por meio de observação dos questionamentos e das discussões realizadas durante a ação didática que esta contribuiu no desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos, principalmente os relacionados à Álgebra. Concluímos que a utilização de atividades com padrões matemáticos e generalizações propicia o desenvolvimento do pensamento algébrico, na apropriação da linguagem algébrica e, também, na construção de conceitos da aritmética.