Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 6ª Semana da Matemática do Ifes

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ESTUDO DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: O QUE DIZEM PESQUISAS DA ÁREA

Yolanda Pinto dos Santos Cerqueira, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2017-04-30

Resumo


Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de uma pesquisa de mestrado profissional em educação, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, no qual é explorado o conceito de multiplicação e divisão e também a aplicação da perspectiva histórico-cultural em momentos de formação continuada de professores dos anos iniciais. Diante do objetivo central de analisar o processo de apropriações de conhecimentos de multiplicação e divisão por professores de anos iniciais em formação continuada, realizamos um levantamento bibliográfico de trabalhos que se inseriam nas variáveis deste projeto, que foram subdivididas em Formação Continuada para professores dos anos iniciais; Multiplicação e Divisão nos anos iniciais; Ensino de Matemática na perspectiva Histórico-Cultural. As produções científicas provenientes do levantamento de dados bibliográficos nos expressa algumas discussões no cenário brasileiro nessas temáticas e suas contribuições para fomentar ideias compatíveis ao nosso objetivo. A investigação reuniu alguns textos que foram considerados relevantes para a presente pesquisa, e constatamos que a mesma adquiriu mais qualidade e direcionamento após o enquadramento com coerência na realidade acadêmica. Na primeira temática apresentada (formação de professores nos anos iniciais), encontramos vários trabalhos no cenário capixaba (IFES e UFES) que promoveram discussões sobre diferentes perspectivas e conceitos para se trabalhar a formação dos docentes de 1º ao 5º ano, em sua maioria realizada em grupos de estudo (SILVA, 2009). Na segunda temática (Multiplicação e Divisão nos anos iniciais) encontramos diferentes termos como “Estruturas Multiplicativas” e “Campo Multiplicativo”, e em alguns trabalhos o foco era na formação inicial dos professores da educação básica nesses conceitos. Na terceira (Ensino da Matemática na perspectiva Histórico-Cultural), utilizamos trabalhos de pesquisadores que compõe o grupo de estudo GEPAPe, que possuem ampla leitura acerca dos princípios da perspectiva Histórico-Cultural e sua aplicação em Atividades de Ensino (MOURA, 2005). Observamos que a perspectiva de Vigotski (2010) busca promover uma educação valorizando vida social do aluno, suas relações interpessoais e o cotidiano de sua comunidade, considerando esses aspectos essenciais para a elaboração de um saber científico e de sua transformação como cidadão. Assim, o professor tem na sua função, de acordo com essas teorias, o ofício de promover conhecimento formativo e significativo para a formação global e humanizada dos estudantes. E inserindo na realidade de uma Formação Continuada encontramos a real necessidade de o docente estar em formação contínua, construindo em grupo novas práxis e compartilhando experiências, desenvolvendo e encaminhando a formação seguindo esta proposta com atividade de ensino, discussão e proposta de ação.