O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, ex-Cefetes e antiga Escola Técnica, possui tradição na educação básica integrada à educação tecnológica e formação profissional. Nessa nova institucionalidade, a formação de professores ao nível da graduação e pós-graduação constitui-se numa função que, articulada ao ensino básico, profissional e tecnológico, corresponde à visão contemporânea de ciência, numa perspectiva holística e inclusiva. Nesse sentido, torna-se imprescindível a promoção de encontros acadêmico-científicos que promovam a colaboração e troca de experiências entre os pesquisadores em educação matemática e matemática aplicada, professores da educação básica na área de Matemática e estudantes de graduação e pós graduação em Educação e Educação Matemática.
Na perspectiva de socializar e ampliar debates relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de matemática em suas diferentes nuance, a Coordenadoria de Matemática do Ifes, o curso de Licenciatura em Matemática do Ifes e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Espírito Santo (SBEM-ES) promovem a Semana da matemática do Ifes.
Este evento tem como tema “O fazer matemática em sala de aula da Educação Básica” que visa possibilitar a socialização do conhecimento construído em educação matemática por meio das experiências de sala de aula e pesquisas de professores, alunos e comunidade científica, em especial, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica Brasileira.
Os trabalhos submetidos na 4ª Semana da Matemática do Ifes devem estar inserido em um dos seguintes eixos temáticos:
- O fazer matemática na Educação Infantil;
- O fazer matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
- O fazer matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);
- O fazer matemática no Ensino Médio;
Destacamos que os trabalhos realizados no âmbito da Formação de Professores, da Educação Inclusiva e da Educação Profissional, entre outros, devem ser submetidos de acordo com os níveis informados acima,desde que estejam em consonância com o tema do evento.