Visão Geral

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan
Iniciamos no ano passado a realização da Semana da Matemática do Ifes no Campus Vitória no mês de maio, foi produtiva, porém, fizemos um evento interno. Este ano resolvemos abranger dois eventos da Educação Matemática do nosso estado.

O primeiro é o III Seminário de Educação Matemática e Educação Tecnológica do Ifes, um evento da instituição que está promovendo o evento e que tem mostrado o quanto produtivo vem sendo a troca de experiências nessas áreas.

Outro evento que já se consolidou no nosso estado é o IX Encontro Capixaba de Educação Matemática, um evento realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Espírito Santo.

Nas últimas décadas do século XX a Educação Matemática brasileira passou a se constituir em relevante campo de pesquisa congregando professores de matemática em todos os níveis de ensino, numa perspectiva de ampliação da concepção de formação humana, pela superação da visão fragmentária e descontextualizada do conhecimento matemático. Conforme salienta D’Ambrósio, a concepção predominante nas práticas pedagógicas ao longo do século XX apoiou-se numa visão de matemática caracterizada unicamente pelo formalismo dessa ciência, levando a pouca aplicabilidade e quase nenhuma relação com a dimensão histórico-cultural desse conhecimento milenar e que se acha presente em todos os povos e culturas. Tal fato contribuiu para tornar o conhecimento matemático em fator de exclusão educacional, aspecto prejudicial ao desenvolvimento humano, visto que a ciência matemática representa relevante papel na sociedade contemporânea.

Nessa perspectiva, a proposição deste evento com o tema “Indissociabilidade entre educação matemática, educação profissional e inclusão social” integra o conjunto de ações implementadas pelos professores pesquisadores do Ifes, com a colaboração de alunos do curso de licenciatura em matemática e professores pesquisadores de outras instituições no sentido de possibilitar a socialização do conhecimento construído em educação matemática por meio das experiências e pesquisas de professores, alunos e comunidade científica, em especial, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem de matemática, tendo como referência a cultura e a diversidade do Estado do Espírito Santo e do Brasil. 


Apoio Realização
Capes Programa Educimat Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional ES Ifes