I Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Programa de Pós-graduação em Educ. em Ciências e Matemática

dezembro 15, 2011 – dezembro 16, 2011


APRESENTAÇÃO

O I Seminário da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática é resultado de seis meses de intensos estudos realizados pelos alunos do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. Ao ingressarem no Programa EDUCIMAT, os alunos apresentaram um anteprojeto com ideias ainda em fase de amadurecimento, demonstrando capacidade de escrita, coerência nos pensamentos e perspectiva de pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemática.

Os meses iniciais foram dedicados à construção do projeto de mestrado juntamente com  um orientador, professor devidamente credenciado neste programa de pós-graduação. Além disso, esses alunos cursaram disciplinas formativas do núcleo geral e específico, tais como Gestão da Sala de Aula, Metodologia da Pesquisa, Currículo, Conceitos Fundamentais em Educação em Ciências e Matemática, Ciência-Tecnologia-Sociedade, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos. Durante esse período, foram realizadas visitas em espaços não formais, promovendo debates e reflexões acerca de outros caminhos para educação científica. Essas disciplinas e os Seminários de Pesquisa nortearam a produção de conhecimento aqui apresentada.

A turma de alunos ingressantes de 2011 é formada por 25 alunos, cuja maioria possui formação em curso de licenciatura e atua na Educação Básica. A formação desses alunos de mestrado é bastante diversificada, abrangendo o campo do saber da matemática, biologia, física, química, geografia, história, filosofia, pedagogia, informática, engenharia e biblioteconomia. Vale ressaltar que essa turma é formada por professores que atuam em diversos municípios, desde o sul até o noroeste do Estado do Espírito Santo. Esse fato implicou em uma riqueza de cultura e experiências pedagógicas, dando um caráter multidisciplinar nas aulas do mestrado, mas sem perder o foco das pesquisas em educação científica.

Como produto deste vasto trabalho coletivo, apresentamos o Caderno de Resumos contendo uma pequena visão das pesquisas, sementes dos produtos finais, que estão sendo desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Acreditamos que, ao final do mestrado, os frutos virão e farão diferença. Sentimo-nos honrados pela participação de todos neste processo de construção da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Espírito Santo e da pós-graduação no Instituto Federal do Espírito Santo. Parabéns a todos por essa etapa vencida.

 

 

 

 


APRESENTAÇÃO

O Seminário da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática é resultado de seis meses de intenso estudo realizado no Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. O aluno ao ingressar no Programa EDUCIMAT, apresenta um anteprojeto com ideias ainda em fase de amadurecimento, com alguma coerência nos pensamentos e perspectivas de pesquisa na área do Ensino de Ciências e Matemática.

Os meses iniciais são dedicados à construção do projeto de mestrado juntamente com um orientador. Além disso, o aluno cursa disciplinas que abordam aspectos pedagógicos e epistemológicos da educação científica, tais como Metodologia de Ensino, Teorias da Aprendizagem, História e Filosofia da Ciência, Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, entre outras disciplinas. Durante esse período, quando é possível, realizamos visitas em espaços de educação não formal, promovendo debates e reflexões acerca de outros caminhos para educação científica. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e os Seminários de Pesquisa orientam a construção dos projetos de mestrados a serem desenvolvidos em 2 anos de curso. Acreditamos que, ao final do mestrado, os frutos virão e farão diferença. Sentimo-nos honrados pela participação de todos neste processo de construção da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Espírito Santo e da pós-graduação sticto sensu no Instituto Federal do Espírito Santo. Parabéns a todos por essa etapa vencida.



Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Instituto Federal do Espírito Santo