As Jornadas de Iniciação à Docência (JID) configuram-se como importantes momentos de encontro e partilha das experiências, das intervenções e das pesquisas pedagógicas e acadêmicas desenvolvidas nos diferentes subprojetos do Pibid no Ifes. Além de potencializar a formação docente, situando a licenciatura e a formação de professores no panorama de ações Institucional do Ifes, as JID contam com uma programação sensível às realidades dos bolsistas de iniciação à docência, supervisores, coordenadores de área, coordenadores de gestão, coordenadora institucional e os gestores das esferas municipal, estadual e federal.
Nesta sétima edição, o tema da JID é “Avaliação do processo ensino e aprendizagem” que tratará das experiências e reflexões da práxis avaliativa, compreendendo os seguintes eixos: elaboração e validação de instrumentos avaliativos; propostas inovadoras de avaliação; práticas avaliativas em espaços de educação não formais; e, reflexões docentes sobre práticas avaliativas.
Neste contexto, a VII Jornada de Iniciação à Docência do Ifes potencializa a socialização e reflexão de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes que busquem a superação de problemas identificados durante o processo de avaliação de ensino e aprendizagem. Sendo assim, corrobora na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da instituição e proporciona a integração entre educação superior e educação básica.