Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII Jornada de Iniciação à Docência

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O uso de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem

Thais Almeida do Nascimento, Ranielle Schultais, André Berti Neves, João Carlos Binda, Maria Tereza Ferreira de Morais

Última alteração: 2017-10-14

Resumo


Resumo: Dentre as diversas técnicas utilizadas para aprendizagem, pode se destacar os mapas conceituais, sendo este uma ferramenta que possibilita o ensino-aprendizagem dos discentes, no entanto é uma técnica pouco utilizada. A proposta do trabalho foi a utilização de mapas conceituais como ferramenta didática no aprendizado de alunos do ensino médio. Tendo como alternativa apresentar recursos metodológicos de ensino, que promovam os alunos a contextualizarem seu conhecimento efetivamente, promovendo assim uma aprendizagem mais significativa. Sendo assim objetivo deste trabalho foi avaliar se o método de mapas conceituais alcança o mesmo resultado quando comparado com o método tradicional. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubéns Rangel localizado na cidade de Colatina ES, sendo selecionadas duas tumas de ensino médio onde que uma turma a aula foi por meio de mapas conceituais e na outra pelo método tradicional, em seguida foi aplicado um questionário com perguntas objetivas para os alunos referentes aos conteúdos ministrados a fim de avaliar a aprendizagem adquirida. Os dados coletados de comparação de notas foram analisados pelo teste Wilcoxon-Mann-Whitney ao nível de 5% de probabilidade. Os métodos de mapas conceituais apresentam a mesma eficiência quando comprado ao método tradicional, podendo ser uma alternativa de ferramenta didática a ser usada no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

 Palavras-chave: Mapas Conceituais. Ferramentas Didáticas. Aprendizagem significativa. 


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