Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII Jornada de Iniciação à Docência

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Química Empreendedora: O despertar da inovação e criatividade

Bruna Marine Damm, Rebeca Alves Rios Dias, Sara Oliveira de Souza, Cristiane Pereira Zdradek, Cristiane Costa da Silva

Última alteração: 2017-10-19

Resumo


Este trabalho pretende relatar e refletir sobre experiências vivenciadas e promovidas em uma escola pública de ensino médio da cidade de Vila Velha- ES fundamentado à luz do projeto “Química empreendedora” junto ao PIBIB/CAPES/IFES, sob orientação e supervisão da professora Cristiane Costa Silva. O projeto já foi realizado e desenvolvido na escola com os estudantes e com a comunidade escolar, por isso o artigo traz as discussões e reflexões acerca dos resultados foram alcançados. A análise dos efeitos desse trabalho partiu das apresentações das criações dos estudantes diante da temática sugerida, que buscou incluir os conteúdos da disciplina de química, tais como: organização dos elementos químicos na tabela periódica, distribuição eletrônica e ligações químicas. Além disso, a questão de maior ênfase foi a contextualização da química com o empreendedorismo, já que a proposta instigava os estudantes para criação de um produto fictício cuja a composição tivesse o elemento químico sugerido. A partir desse passo então, o recomendado aos alunos foi a produção de cartazes com a descrição das propriedades químicas do elemento e informações como massa molecular, o número atômico, o símbolo ou fórmula, o número de oxidação, a abundância da natureza, a localização do elemento na tabela periódica e o tipo de ligação química. Além de inserir conteúdos específicos de química, o discente foi provocado a apresentar um produto que fosse criado com recursos sustentáveis e sem gastos.