Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII Jornada de Iniciação à Docência

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Mapas mentais, em busca do aprender: confecção de material didático diversificado

Mateus Dias Cruz, Melina do Espírito Santo Lemos, Carla Cristina Mendes Roberto, Cristiane Pereira Zdradek

Última alteração: 2017-10-18

Resumo


Resumo:

Tendo em vista o sistema educacional atual no qual o aluno precisa provar seu aprendizado por meio de avaliações, deixa-se de lado a questão do aprendizado como papel fundamental na formação discente. Com isso, a utilização de materiais didáticos diversificados vem como um suporte a fim de redirecionar o objetivo do espaço escolar, demonstrando ao aluno seu real sentido. Portanto, este projeto consiste em um reforço estequiométrico e revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017, utilizando-se da elaboração de mapas mentais como material didático diversificado com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão da organização dos pensamentos que os levarão ao resultado esperado pelo problema. Esse foi elaborado pelos estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) juntamente a professora supervisora do programa, tendo sua aplicação na Escola Estadual de Ensino Médio Ormanda Gonçalves para discentes da segunda e terceira série do ensino médio regular. A avaliação da metodologia empregada foi através da análise superficial dos resultados dos alunos da segunda série do ensino médio na avaliação quantitativa, pois esses utilizaram a apresentação do material como forma de estudo para recuperação trimestral da instituição. Como resultado obteve-se melhora significativa nas notas dos alunos da segunda série do ensino médio em que muitos conseguiram a recuperação da nota.

Palavras-chaves: Material didático. Mapas mentais. Revisão.


Texto completo: PDF