O USO DE JOGOS PARA TRABALHAR A TABUADA COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Michele Nalli Venturim, Verônica Ster Martins, Samara Conceição Rocha, Jocimar Lima do Rozario, Pollyana dos Santos
Última alteração: 2017-10-14
Resumo
O uso de jogos para trabalhar conteúdos em sala de aula vem aumentando cada vez mais, visto que é algo lúdico que permite aprender de uma maneira mais divertida e desperta o interesse dos alunos. Este artigo apresenta uma prática realizada em uma escola estadual no município de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, onde atuamos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental, percebemos que os alunos sentiam grande dificuldade em lembrar da tabuada, alguns faziam riscos para responder o que lhes eram questionado e outros nem tentavam responder. Em vista da dificuldade dos alunos de lembrarem da tabuada e da importância e utilidade desta no decorrer dos estudos, propusemos ao professor regente uma intervenção com jogos para atendê-los em suas dificuldades. Apresentamos aos alunos truques para achar as respostas da tabuada e para montá-la de uma maneira que eles pudessem usar posteriormente sem grandes dificuldades. Em seguida propusemos os jogos Multiplicando e o Bingo de Tabuada. De maneira geral, os jogos exploraram a construção de multiplicações da tabuada, a resolução das multiplicações, estratégias, trabalho em equipe e respeito às regras. Ao final da intervenção foi possível observar a melhora dos alunos quanto as suas dificuldades com a tabuada e a melhora da turma com relação ao trabalho em equipe.
Texto completo: PDF