Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII Jornada de Iniciação à Docência

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O USO DO JOGO MATIX PARA TRABALHAR NÚMEROS INTEIROS

Michele Nalli Venturim, Verônica Ster Martins, Samara Conceição Rocha, Jocimar Lima do Rozario, Pollyana dos Santos

Última alteração: 2017-10-14

Resumo


Usar jogos para trabalhar conteúdos matemáticos é uma metodologia que está sendo cada vez mais utilizada, visto que possibilita um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo para o estudante. Este artigo apresenta uma prática realizada em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental, de uma escola estadual no município de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, onde atuamos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Durantes as atividades propostas pelo professor regente observamos que os alunos tinham dificuldades em realizar as operações com números inteiros. Mediante a essa dificuldade propusemos ao professor regente uma intervenção com o jogo Matix para atendê-los em suas dificuldades. O jogo Matix faz com que o jogador realize operações com números inteiros e desenvolva estratégias para ganhá-lo, propusemos que os alunos jogassem duplas contra duplas. É um jogo muito estimulante e educativo. No decorrer da prática, notamos a interação das duplas, os alunos se comunicavam antes de realizarem as jogadas e na hora da contagem dos pontos. Ao término da intervenção, foi possível observar que os alunos estavam contentes por terem tido uma aula diferente, se sentiam motivados a continuar jogando e a melhora das dificuldades com relação as operações com números inteiros.

Texto completo: PDF