Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII Jornada de Iniciação à Docência

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Lucinete das Graças Darós, Robson dos Santos, Marcelo Esteves de Andrade, Marconi Frank Barros

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


A História da Ciência, mais especificamente da Física e da Astronomia é pouco abordada no Ensino Médio muitas vezes devido a falta de capacitação dos professores ou até mesmo pelo conteúdo extenso de Física que faz com que o professor não apresente este assunto. O presente trabalho é resultado da aplicação de uma atividade lúdica realizada com cerca de 133 alunos do terceiro ano do ensino médio na EEEFM João Crisóstomo Belesa localizada no município de Cariacica e tem por objetivo expor a aplicação de um Jogo de tabuleiro desenvolvido com base nas teorias de David Ausubel de aprendizagem significativa com o objetivo de trabalhar o mencionado conteúdo como forma de despertar o interesse dos estudantes pela ciência atribuindo-os um conhecimento significativo adquirido de forma lúdica. Ao analisar os resultados obtidos por meio do questionário avaliativo e pelo mapa conceitual que os estudantes tiveram que construir, constatamos que a atividade foi aprovada pelos alunos, indicando contribuições no aprendizado do conteúdo podendo então inferir que o Jogo cumpriu seu papel colaborando de forma significativa na aprendizagem dos sujeitos da pesquisa.



Texto completo: PDF