Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, I Jornada Científica de Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS PARA DEBATER O TEMA SOLO E HORTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL

Patrícia Bastos Leonor de Assis, Sidnei Quezada Meireles Leite

Última alteração: 2012-09-01

Resumo


A proposta metodológica de abordagem temática na forma de sequência didática constitui-se numa importante ferramenta de ensino que se opõe ao ensino memorístico e conteudista tradicional. Um tema clássico como “O solo” associado à construção de uma Horta Educativa, que permite discussões em sustentabilidade e estabelecer relações com outros eixos temáticos como água e seres vivos, promove significativas contribuições na aprendizagem não só de conteúdos conceituais, mas também procedimentais e atitudinais. Estamos desta forma fazendo referências ao protagonismo e ao desenvolvimento da afetividade, além da promoção da alfabetização científica. O objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades e os resultados  da execução de uma sequência didática sobre o referido conteúdo em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.