O Concefor é um evento científico de abrangência regional promovido pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Em 2021, ocorrerá, de forma online, o VI Concefor, que pretende, além de reforçar seu caráter regional, ampliar o seu alcance buscando contribuições da comunidade científica para os temas relacionados às práticas educativas inovadoras, às tecnologias digitais e à formação de profissionais da educação.
O VI Concefor ocorrerá nos dias 04 e 05 de novembro de 2021 e terá como tema “Do caos à inovação: as transformações educacionais durante a pandemia”. Esse tema foi concebido tendo em vista a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre novas estratégias e, também, novos mecanismos educacionais relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem que contemplem a introdução de tecnologias e metodologias em uma perspectiva inclusiva no contexto da Pandemia de Covid-19.
Nesse contexto pandêmico, o uso de recursos tecnológicos tornou-se fundamental para os processos de ensino e de aprendizagem à medida que as aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas. Dessa forma, há uma necessidade maior que as tecnologias digitais e as metodologias de ensino sejam mais difundidas no âmbito educacional, criando espaços de debate, reflexão e troca de experiências para abordagem dessa temática. A execução deste evento justifica-se, portanto, especialmente pela estratégia de divulgação, reflexão, discussão e construção de conhecimentos sobre o uso de Tecnologias na Educação considerando as transformações sociais impulsionadas pela Pandemia de Covid-19.
As submissões de artigos para as comunicações científicas deverão ser realizadas com base nos eixos temáticos a seguir.
Eixo 1 – Políticas educacionais, Currículo e Formação de Educadores
Engloba ações, estudos e pesquisas que abordem políticas públicas, currículo e/ou formação inicial e continuada de educadores, nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido, em espaços formais e não formais. Incluem-se, ainda, estudos sobre projetos de extensão, Pibid, Proeja, Parfor, ensaios, revisões sistemáticas e outros.
Eixo 2 – Metodologias e Práticas Pedagógicas Inovadoras
Engloba trabalhos de investigação que abordem metodologias e práticas pedagógicas inovadoras nos contextos da educação básica, profissional, tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido, nas diversas áreas do conhecimento. Incluem-se, ainda, estudos realizados no contexto da pandemia.
Eixo 3 – Educação não formal, Sustentabilidade, Diversidades e Inclusão Social
Engloba trabalhos de investigação que abordem experiências em educação não formal, sustentabilidade, diversidades e inclusão social nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido. Incluem-se estudos relacionados às temáticas indígena, afrodescendente, educação inclusiva, de gênero e outras.
Eixo 4 – Tecnologias Digitais na Educação
Engloba estudos e pesquisas que abordem o uso ou desenvolvimento de tecnologias digitais nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido. Incluem-se estudos sobre design educacional, softwares educacionais, objetos de aprendizagem, Moocs, ambientes virtuais, jogos digitais, mídias e outras tecnologias educacionais. Incluem-se, ainda, estudos realizados no contexto da pandemia.
CRONOGRAMA
- Período de submissão de trabalhos: 18 de agosto a 20 de setembro de 2021.
- Resultado final: 01 de outubro de 2021.
- Envio da versão final formatada pelos autores: 13 de outubro de 2021.
- Divulgação da agenda de apresentação dos trabalhos aprovados: (a definir).
*Observação: os autores dos trabalhos aprovados deverão fazer nova submissão até o dia 13/10/2021 com os ajustes solicitados pelos avaliadores e que constam no email que receberam com a notificação de aceite.