VI Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan
Imagem de cabeçalho da página inicial da Conferencia

O Concefor

O Concefor é um evento científico de abrangência regional promovido pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Em 2021, ocorrerá, de forma online, o VI Concefor, que pretende, além de reforçar seu caráter regional, ampliar o seu alcance buscando contribuições da comunidade científica para os temas relacionados às práticas educativas inovadoras, às tecnologias digitais e à formação de profissionais da educação. 

VI Concefor ocorrerá nos dias 04 e 05 de novembro de 2021 e terá como tema “Do caos à inovação: as transformações educacionais durante a pandemia”. Esse tema foi concebido tendo em vista a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre novas estratégias e, também, novos mecanismos educacionais relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem que contemplem a introdução de tecnologias e metodologias em uma perspectiva inclusiva no contexto da Pandemia de Covid-19. 

Nesse contexto pandêmico, o uso de recursos tecnológicos tornou-se fundamental para os processos de ensino e de aprendizagem à medida que as aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas. Dessa forma, há uma necessidade maior que as tecnologias digitais e as metodologias de ensino sejam mais difundidas no âmbito educacional, criando espaços de debate, reflexão e troca de experiências para abordagem dessa temática. A execução deste evento justifica-se, portanto, especialmente pela estratégia de divulgação, reflexão, discussão e construção de conhecimentos sobre o uso de Tecnologias na Educação considerando as transformações sociais impulsionadas pela Pandemia de Covid-19.

As submissões de artigos para as comunicações científicas deverão ser realizadas com base nos eixos temáticos a seguir.

Eixo 1 – Políticas educacionais, Currículo e Formação de Educadores

Engloba ações, estudos e pesquisas que abordem políticas públicas, currículo e/ou formação inicial e continuada de educadores, nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido, em espaços formais e não formais. Incluem-se, ainda, estudos sobre projetos de extensão, Pibid, Proeja, Parfor, ensaios, revisões sistemáticas e outros.

Eixo 2 – Metodologias e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Engloba trabalhos de investigação que abordem metodologias e práticas pedagógicas inovadoras nos contextos da educação básica, profissional, tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido, nas diversas áreas do conhecimento. Incluem-se, ainda, estudos realizados no contexto da pandemia.

Eixo 3 – Educação não formal, Sustentabilidade, Diversidades e Inclusão Social

Engloba trabalhos de investigação que abordem experiências em educação não formal, sustentabilidade, diversidades e inclusão social nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido. Incluem-se estudos relacionados às temáticas indígena, afrodescendente, educação inclusiva, de gênero e outras. 

Eixo 4 – Tecnologias Digitais na Educação

Engloba estudos e pesquisas que abordem o uso ou desenvolvimento de tecnologias digitais nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido. Incluem-se estudos sobre design educacional, softwares educacionais, objetos de aprendizagem, Moocs, ambientes virtuais, jogos digitais, mídias e outras tecnologias educacionais. Incluem-se, ainda, estudos realizados no contexto da pandemia.

CRONOGRAMA

  • Período de submissão de trabalhos: 18 de agosto a 20 de setembro de 2021.
  • Resultado final: 01 de outubro de 2021.
  • Envio da versão final formatada pelos autores: 13 de outubro de 2021.
  • Divulgação da agenda de apresentação dos trabalhos aprovados: (a definir).

 

*Observação: os autores dos trabalhos aprovados deverão fazer nova submissão até o dia 13/10/2021 com os ajustes solicitados pelos avaliadores e que constam no email que receberam com a notificação de aceite.

Conferências disponíveis

Não há conferências em andamento. Veja os arquivos para edições anteriores das conferências.
Creative Commons License
Este trabalho está sob a licença Licença Creative Commons Attribution 3.0.