Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO ACERCA DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Fernanda Aurelino Inocêncio

Última alteração: 2016-07-12

Resumo


 

Este artigo pretende analisar as expectativas construídas pelos alunos do sexto ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio, observando a forma como recebem a disciplina de língua inglesa, o que esperam aprender dela e os planos de aplicabilidade sustentados pelas suas perspectivas para o futuro. A pesquisa se justifica ao mostrar o aluno como protagonista do próprio processo de ensino-aprendizagem. É importante voltar os olhos para a forma como tem se dado o processo e desenvolver melhorias, afinal, é o aluno quem colhe os resultados. Para os pesquisadores, é importante analisar a particularidade demonstrada por cada um para, então, possibilitar o entendimento do sucesso ou insucesso da captação do assunto ensinado. No desenvolvimento deste trabalho, foram aplicados dois questionários aos alunos: um a dezesseis alunos do sexto ano do ensino fundamental e outro a doze estudantes do primeiro ano do ensino médio, considerando o contexto da escola, a relação do aluno com o idioma e se planejam utilizar a língua inglesa futuramente. Após análise dos dados e discussão embasada em referencial teórico, os resultados obtidos sugerem que o contexto escolar, bem como realidade social contribuem para eficácia do ensino de língua inglesa no país, atraindo um olhar para o principal participante desse processo: o aprendiz.

 

Palavras-chave: Expectativas; Perspectivas; Língua Inglesa. 


Texto completo: PDF