Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DE FILMES COMERCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Raíza Carla Mattos Santana, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite

Última alteração: 2016-08-16

Resumo


Não se pode restringir o ensino de ciências ao uso de quadro e livro didático enquanto o mundo globalizado que nos cerca, cativa a atenção dos estudantes por meio de recursos audiovisuais. Nesse sentido, os filmes podem auxiliar no processo educativo, pois tem a capacidade de estimular a curiosidade dos alunos, visto que o acesso a tal recurso está cada vez mais disseminado, além do fascínio que a sociedade em geral sempre manifestou pelas obras cinematográficas. Desta forma, esse trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades pedagógicas do uso de filmes comerciais para a promoção da alfabetização científica no ensino de ciências. Tratou-se de uma revisão de literatura, descritiva e qualitativa, realizada através de pesquisa em diferentes fontes de consulta nos bancos de dados on-line. Pode-se concluir que a utilização de filmes comerciais em sala de aula, quando planejado de forma adequada, auxilia na promoção da alfabetização científica bem como na formação da cidadania.


Texto completo: PDF