Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MAPEAMENTO DO PERFIL DE ALUNO DE DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL EM CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Fabricia Delfino Rembiski, José Ricardo de Lima

Última alteração: 2016-08-16

Resumo


As disciplinas semipresenciais são inseridas nas matrizes curriculares dos cursos superiores na modalidade presencial, em Instituições de Ensino Superior, a partir do reconhecimento do curso. Na medida em que as disciplinas são ofertadas, faz-se necessária a avaliação da metodologia de ensino, do ambiente virtual de aprendizagem, do material didático utilizado e do desempenho docente e discente. Assim, essa pesquisa objetiva caracterizar e analisar o perfil de discentes de um curso de graduação presencial de uma Instituição de Ensino Superior do município de Vitória, que realizaram a disciplina semipresencial Metodologia de Pesquisa entre 2014 e 2016. Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento. Os resultados indicam que o perfil do discente, em parte, assemelha-se ao descrito na pesquisa bibliográfica. Entretanto, algumas diferenças como a média de idade de 24 anos, o pequeno número de discentes empregados (21,9%) e a residência como principal local de acesso (88,6%), apontam características importantes para o planejamento assertivo da disciplina.


Texto completo: PDF