Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM E SOFTWARESM EDUCACIONAIS

Graziani Mondoni Silva, Vanessa Battestin Nunes

Última alteração: 2016-08-15

Resumo


O presente estudo, faz parte da pesquisa de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, em andamento, que tem por objetivo investigar o uso de tecnologias digitais no ensino de geografia, como recurso didático nas práticas docentes, na educação básica capixaba. Neste artigo, buscou-se analisar quais tipos de mídia são utilizados nos objetos de aprendizagem (OA's) e softwares educacionais (SE) para o ensino da geografia. Para tanto, optou-se por fazer uma revisão sistemática, na qual vem identificar no evento Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), edição de 2014, quais são os tipos de mídias utilizadas no OA's e SE. Observou-se que há poucos objetos de aprendizagem sendo utilizados no ensino da geografia escolar, no entanto, há uma forte concentração de uso de softwares educacionais. Além disso, muitos dos artigos discutem questões conceituais, sem demonstrarem na prática o uso de alguma tecnologia digital.