Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS AO CONCEITO DE VARIÁVEIS NA LICENCIATURA

Rayara Barroca Silva, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Alexandre Krüger Zocolotti

Última alteração: 2016-07-12

Resumo


O presente artigo faz parte de uma pesquisa de Iniciação Científica ainda em andamento que tem por objetivo verificar que significados sobre variáveis são (re)construídos por alunos de Licenciatura em Matemática, a partir de intervenções em uma disciplina. Tomamos por base que estudantes de todos os níveis de ensino, inclusive de graduação, apresentam dificuldades em compreender os conteúdos algébricos. Muitas dessas dificuldades apresentadas pelos alunos estão relacionadas com as abordagens metodológicas utilizadas pelo professor na sala de aula, na qual não favorece a produção de significados dos conceitos trabalhados. Dessa forma, aplicamos um questionário para licenciandos do primeiro período visando identificar as noções preliminares que esses possuem em relação aos diferentes usos da variável. Verificamos a partir das respostas fornecidas, que de fato os alunos não têm os conceitos bem definidos, de modo que não conseguiram atribuir significado a variável presente em algumas situações apresentadas, com exceção de alguns discentes que já conseguem perceber a variável como incógnita. Dessa forma, este estudo tem por objetivo ressaltar a importância de se trabalhar, em turmas de Licenciatura em Matemática, a atribuição de significados aos diversos papeis das variáveis, visando uma descontinuidade de ensino equivocado do conteúdo algébrico. 


Texto completo: PDF