Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE TRANSLAÇÃO

Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2016-07-13

Resumo


Esse trabalho analisa definições e soluções sobre translação realizadas durante a disciplina de Geometria I do curso de Licenciatura em Matemática em uma instituição federal. A experiência desenvolvida em novembro de 2015, contou com a participação de trinta licenciandos matriculados no 2º período do curso. Em um total de quatro aulas abordamos as isometrias utilizando o geoplano como material suporte. Essas ações em um curso de formação inicial são importantes, pois auxilia os licenciandos a vislumbrarem outras formas de construírem os conceitos matemáticos em turmas de ensino básico. Nesse texto, evidenciamos o antes e o depois da construção do conceito de translação. Acreditamos que após as sistematizações desenvolvidas durante a aula, os licenciandos superaram as dúvidas em relação ao conceito de translação.


Texto completo: PDF