Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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TABLETS NA PEDAGOGIA HOSPITALAR: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE USO NUMA PERSPECTIVA ESCOLAR E NÃO ESCOLAR

Cleyton Santana de Sousa, Hiran Pinel, Marciane Cosmo Louzada

Última alteração: 2016-07-12

Resumo


O presente artigo foi elaborado a partir de leituras e discussões que os autores realizaram no decorrer da disciplina “Processos afetivos e aprendizagem” ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação - UFES. Como objetivo orientador desta escrita, buscamos no decorrer da produção desvelar à luz da inspiração fenomenológica que as tecnologias da informação trazem consigo instrumentos potencializadores que contribuem no processo de ensino e aprendizagem aprendizado. Exemplo disso é o uso dos tablets como ferramenta pedagógica para educadores que trabalham em classes hospitalares. O uso das Tecnologias da Informação (doravante TICs) estão presentes no cotidiano, nas organizações e na vida das pessoas. Ao longo da história encontramos inúmeros registros de movimentos e de transformação das relações utilizando tais ferramentas como mediadores das relações, como instrumento de trabalho, de lazer, divertimento e no campo educacional. Para sustentar nossos argumentos nos apropriamos das contribuições de Vigosty (1996), Rosini (2007), Colodete (2015), Sant'Ana (2014), Pinel (2006), Freire(2001) e Trugilho (2013). A pedagogia hospitalar atrelada às classes hospitalares é a área de conhecimento que trabalha a questão educacional num ambiente de tratamento de saúde objetivando o reestabelecimento da saúde da criança ou mesmo sendo um espaço/ambiente em que a educação também atuará na questão do alívio da dor, no bem-estar e na socialização da criança hospitalizada. 


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