Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ANÁLISE PEDAGÓGICA DE UM FÓRUM INTERDISCIPLINAR REALIZADO POR UM CURSO TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Agda da Silva Gera, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt

Última alteração: 2016-07-12

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições pedagógicas de um fórum interdisciplinar realizado pelo IFES campus Vila Velha para o curso técnico em Biotecnologia. A Alfabetização Científica foi analisada no que diz respeito à visita técnica realizada pelos alunos, assim como a apresentação do resultado dessa visita durante a apresentação do fórum. Os dados do estudo foram coletados através da gravação em vídeo da apresentação no fórum interdisciplinar e a aplicação de um questionário semiestruturado a um grupo de sete alunos do 1º período do curso técnico em Biotecnologia que fez a visita técnica ao Laboratório de Plastinação na UFES. Utilizamos os indicadores da Alfabetização Científica proposto por Sasseron (2008). Os resultados analisados apontam que o fórum interdisciplinar consegue atingir uma Alfabetização Científica não só nos alunos envolvidos, mas em um público muito maior através das relações estabelecidas por eles.

Texto completo: PDF