Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NA CAPES

GIACOMINA POSSATTI LEPAUS, JANAINA APARECIDA CALEFI ZANETTE, CARMELITA IRIA NUNES, ELEN AMARAL SIQUEIRA RAVARA

Última alteração: 2016-08-15

Resumo


O objetivo do estudo é analisar os principais temas das publicações que trabalham o tutor na Educação a Distância na base de dados da CAPES nos anos de 2014 e 2015. O estudo de revisão de literatura ocorreu no período de 08/06/2016 a 17/06/2016 nas oito referências analisadas. Destacam-se os temas: a atividade de tutoria on-line, o papel do professor no processo de orientação em trabalhos de conclusão de curso, a natureza docente do trabalho de tutoria, o perfil dos candidatos a tutores, o papel do docente tutor presencial, as principais dificuldades encontradas para a atuação como tutor, a capacitação, as competências socioafetivas aceitação e honradez na prática pedagógica. A partir das literaturas revistas durante o período estudado, destacou-se uma diversidade de abordagens sobre o tutor na Educação a Distância.