Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

GAMIFICAÇÃO E USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO EM CRIANÇAS

Débora Alice Marinho, Vinícius Vidigal Junior, Anna Paula Silva, Isaura Nobre, Rutinelli Fávero

Última alteração: 2016-07-13

Resumo


Neste trabalho descreve-se o uso de um jogo e de estratégias de gamificação no processo de ensino-aprendizagem dos aspectos iniciais de programação para uma turma de educação infantil. As atividades foram realizadas com o apoio dos professores, em uma escola de educação infantil e como resultados se pode observar a motivação, o entusiasmo e a facilidade das crianças na realização das tarefas. Além disso, pudemos observar as dificuldades de infraestrutura no centro educacional, pois não há incentivo por parte da prefeitura na instalação de laboratório de informática neste nível de ensino. Na continuidade desta pesquisa, indica-se o acompanhamento de atividades similares, organizadas em projetos ou temas, sistematizadas e incluídas no currículo.

Texto completo: PDF