Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA POLÍTICA IMPORTANTE E NECESSÁRIA NA CONSOLIDAÇÃO DA EJA

Glória Medici Oliveira, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Renata Casoli

Última alteração: 2016-08-16

Resumo


Nossa pesquisa investigou a importância da formação continuada para os profissionais que trabalham na Educação de Jovens e Adultos e para tanto, delimitamos como problema de pesquisa: Quais orientações esses profissionais recebem na formação inicial ou continuada, para que consigam efetivamente trabalhar na EJA?  e apontamos como objetivo geral: Analisar a importância da formação continuada para superar as dificuldades apontadas por profissionais da modalidade. A metodologia adotada  de natureza qualitativa  teve como  campo de pesquisa uma escola estadual, de Ensino Fundamental e Médio, no bairro Ilha das Caieiras-Vitória/Es, com dois professores e uma pedagoga da instituição como sujeitos da mesma. Optamos pelo uso de  questionário, entrevistas e observação de aulas. Nosso  estudo apoiou-se  em teóricos como FREIRE, DI PIERRO e GATTI dentre outros de igual importância. Encontramos na EJA profissionais que não se sentem preparados para lidar com a subjetividade dessa modalidade, portanto se fez necessário investigarmos quais dificuldades esses profissionais encontram e como a formação continuada pode auxiliá-los nesse caminho, contribuindo de forma eficaz para a sociedade atual. Ao final,  ficou claro que a formação que os sujeitos pesquisados receberam na licenciatura não colaborou com sua preparação para atuarem em salas de aula de EJA, demandando uma continua formação. 


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