Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DESCOBRINDO O BARRO: UM APRENDIZADO ATRELADO À CULTURA CAPIXABA

Therezinha de Jesus Chanca Lovat, Antonio Donizetti Sgarbi, Maria das Graças Ferreira Lobino

Última alteração: 2016-07-12

Resumo


O artigo em tela apresenta reflexões resultantes de uma visita ao Galpão das Paneleiras de Goiabeiras realizada durante a pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFES intitulado Alfabetização Científica no Ciclo de Alfabetização a partir de um Elemento da Cultura Local - a panela de barro. Tal atividade atendeu a uma turma do terceiro ano do ensino fundamental da EMEF Experimental de Vitória – UFES no turno vespertino. A prática fundamenta-se nos princípios da pedagogia histórico-crítica proposta por Saviani e na concepção de cultura proposta por Gramsci, em um contexto de pesquisa-ação participante objetivando a alfabetização científica a partir de elementos da cultura local. Relataremos as atividades empreendidas durante uma visita ao galpão das Paneleiras de Goiabeiras na qual estudantes do ciclo de alfabetização, em interação com o ambiente e a cultura, realizaram uma oficina de produção da panela de barro e, por fim, a análise dos resultados destas atividades dentro da perspectiva da pedagogia histórico crítica.


Texto completo: PDF